Whisky

Whisky

sábado, 26 de maio de 2018

Desvendando Nº 77: Glencadam Oloroso Sherry Cask Finish 14 Anos



A destilaria Glencadam foi fundada nos arredores de Brechin, em 1825, um ano depois que a lei de 1824 legalizou a destilação em larga escala. Com o fim da Lochside, em 2005, a Glencadam passou a ser a única destilaria de Angus. A casa fundada por George Cooper permaneceu independente até 1954, quando passou a fazer parte da Hiram Walker e, mais tarde, da Allied Distillers.

Apesar de provavelmente ser mais seguro fazer parte de um grupo, a Glencadam parecia cada vez mais isolada. Acabou por ser fechada em 2000, vítima da superprodução na indústria mas, voltou a funcionar de forma independente em 2003, quando foi comprada pela Angus Dundee.


Ela opera dois pequenos alambiques "pot still" cujos pescoços de cisne inclinam-se de maneira incomum, 15 graus para cima, o que incentiva o refluxo. O whisky excelente, cremoso e sem turfa, é maturado em armazéns ao lado da destilaria em pipas reutilizadas, barris previamente usados para bourbon e alguns tonéis de carvalho europeus de xerez e a maior parte da produção é usada em blends como o Ballantine's.

O que pude perceber:
Características: dourado, encorpado.
Aroma: baunilha, amadeirado, amendoado, chocolate ao leite, caramelo, mel, cereais, frutado, frutas cristalizadas, fresco. Nada de álcool apesar dos 46% ABV. Com um pouco de água aparecem notas de malte, baunilha, caramelo, frutas secas, ameixa, amadeirado suave, uvas e abacaxi.
Paladar: mel, baunilha, cereais, certa picância, chocolate ao leite, frutas cristalizadas, uma finalização que lembra levemente um bourbon misturado com especiarias. Final quente, herbal, com frutas brancas como maçã e pera. Com a adição de água, frutado, aveludado, frutas amarelas em conjunto com frutas vermelhas como amoras e framboesas. Especiarias, baunilha, cereais. Finaliza com frutas secas e uma pitada de pimenta.


Whisky que passa os últimos 16 meses de maturação em cascos de carvalho europeu ex-sherry oloroso, o que enriquece a bebida com as características distintas do xerez. Além disso, não é filtrado a frio e nem possui adição de caramelo.

Muito interessante e poderoso. Uma bebida bastante complexa, com várias nuances de aromas e sabores, chamando a atenção para a influência do xerez oloroso. Whisky doce, bastante aveludado mas que irá trazer uma pancada para quem não está muito acostumado ao sherry ou à força dos 46% ABV. A água dá uma arredondada, tanto para abaixar o teor alcoólico quanto para harmonizar os aromas.

Não é um whisky suave, para o dia a dia. Mas irá agradar quem procura complexidade e algo diferente para saborear fugindo do trivial. Agradeço ao amigo Alexandre Tito que me presenteou com esta garrafa quando de sua visita em minha casa.




Glencadam Oloroso Sherry Cask Finish 14 Anos

Single Malt: Terras Altas Teor Alc 46%

Pimenta e baunilha se juntam numa elegante doçura. Floral e apimentado no palato, com uma sofisticada mistura de baunilha e doçura do xerez. Finaliza com pimenta e especiarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: