Whisky

Whisky

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Desvendando Nº 61: Ballantine's Finest


Hoje e nos próximos reviews estarei atendendo a uma série de pedidos realizados aqui no blog. São whiskies standard, acessíveis nos nossos supermercados, de ótimo custo e, para a grande maioria, a porta de entrada para este fascinante mundo.

Começarei falando sobre o Ballatine's Finest que, hoje, deve ter a mais extensa gama de blended whiskies do mundo. Isso inclui o Ballantine's Finest e uma série de blends com várias declarações de idade, entre elas as versões de 12, 17, 21 e 30 anos.

O Ballantine's foi pioneiro em blends envelhecidos e produziu pela primeira vez o carro-chefe 30 anos no final da década de 20, a partir de estoques especiais de whisky de malte e grão que tinham sido separados anos antes com a ideia, já em mente, de criar um produto superpremium.

Essa antevisão permitiu ao blend estabelecer uma posição forte e competitiva no topo do mercado, posição esta que, apesar de várias mudanças de propriedade, sempre manteve, desde então, a empresa em boa situação.


Relativamente difícil de encontrar no mercado do Reino Unido, o Ballantine's Finest a bastante tempo é popular em outros lugares da Europa, e as demais expressões premium gozam de enorme sucesso no extremo oriente, especialmente na China, Japão, Coréia do Sul e mercados asiáticos livres de impostos.

A série agora vende cerca de 5,5 milhões de caixas de 9L por ano, o que o torna o terceiro whisky escocês mais vendido do mundo em volume.

O blend destaca-se por sua complexidade, com mais de 40 whiskies de malte e grão diferentes na mistura. Os dois single malts de Speyside, Glenburgie e Miltonduff formam a base do blend, mas maltes de todas as partes da Escócia também são empregados. Para a maturação, Ballantine's dá preferência principalmente ao uso de barris que foram de bourbon, pelo efeito de baunilha e pelas notas doces e cremosas.

O que pude perceber:
Características: cor de pallha escura, pouco corpo.
Aroma: floral e frutado, amadeirado e com um pouco de cereais. Sensação de algo crocante. Whiskies de grãos ao fundo. Bastante baunilha. Pouca evidência de álcool, apesar de poder ser notado. Doce, lembra barra de cereal. Fresco. Um pouco de ameixas e um pouco amendoado. Cravo sutil. Nenhuma fumaça. A adição de um pouco de água o deixa mais suave, mais doce, evidencia mais os cereais. Maçã e chocolate agora dão o tom. Aromas de frutas cítricas aparecem. O amadeirado e a baunilha também se fazem presentes e, desta vez, aparece uma nota mentolada. Mais uma vez nada de fumaça e nada de álcool. Acrescentando uma pedra de gelo, a impressão que tive no olfato foi a de um chá gelado. Cereais e baunilha roubam a cena, dividindo o espaço com um pouco de chocolate ao leite. Outros aromas se fecham quase que completamente.
Paladar: baunilha, cereais, uma certa picância, bastante presença dos whiskies de grãos, finalização quente e picante. Notas frutadas, algo de maçã e um finalzinho de chocolate. O álcool também não se mostrou muito presente. Na segunda vez que experimentei já aparece um fundinho de malte na finalização. Com um pouco de água ficou sedoso, doce, baunilha, amadeirado e frutado. A picância sentida desde o início agora ficou mais na finalização. As notas dos whiskies de grãos diminuíram, dando um pouco mais de destaque para o malte. Especiarias dão um tom condimentado. A adição de uma pedra de gelo confirma o sentido no aroma, um “chá” gelado alcoólico. Evidencia agora um herbal, algo mentolado, como folhas de hortelã. Cereais, baunilha, chocolate e um amadeirado sutil também estão presentes. Desta vez a sensação de picância diminuiu consideravelmente, quase que sumiu, ficando um resquício apenas na finalização.


Depois de algum tempo voltei a experimentar este whisky que, junto com seu irmão mais velho, foi por onde comecei a trilhar o caminho desta espetacular bebida. Um dos whiskies mais vendidos no mundo e campeão de vendas também aqui no Brasil, onde seu preço é bastante competitivo, o que o deixa como sendo um excelente custo x benefício.

Whisky doce, onde predominam as notas de baunilha e chocolate, além de um frutado característico dos maltes de Speyside. Os whiskies de grãos são notados claramente, mas isto é uma marca registrada dos whiskies standards menos envelhecidos.

Para mim, ficou melhor equilibrado acrescentando apenas um pouco de água. O gelo mascara muito seus aromas e sabores, mas cai muito bem se ele for bebido em uma balada, pois o gelo o deixou bem refrescante, com as características citadas de chá gelado. Aliás, a própria marca aconselha que ele deve ser bebido em drinks, com bastante gelo. É uma alternativa para ser experimentado para aqueles que não gostarem de apreciá-lo puro.

Chegou a ser citado por várias vezes por Jim Murray em sua Whisky Bible como o melhor do mundo em sua categoria. Lobby? Deixo esta pergunta no ar e a resposta é com vocês, leitores.

Deixando estas questões e intrigas de lado, é um whisky de qualidade a um preço competitivo na sua categoria e muito fácil de ser encontrado, presente em quase todas as prateleiras de supermercado.




Ballantine's Finest

Blend Teor Alc 40%


Um blend doce, de textura macia, com notas de chocolate, baunilha e maçã, provenientes dos maltes de Speyside.

41 comentários:

  1. Muito bom review. Na sua opinião, o Ballantine's Finest é melhor que o Johnnie Walker Red Label e o White Horse? Sempre encontro eles em quase todos os supermercados que vou, e geralmente seus preços são parecidos (entre 75-105 reais).

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Na minha preferência estão em ordem o White Horse, Ballantine's e Red.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso, o White Horse aqui é pouca coisa mais barata que os outros dois citados. Vou comprar uma garrafa do cavalinho pra mim então. Recomenda ele com algum aperitivo? Geralmente bebo uma dosezinha de whisky sem nada acompanhando. Abraços e sucesso!

      Excluir
    2. Aproveite a garrafa então, espero que goste também. Geralmente eu costumo apreciar uma dose comendo amendoim. Abraço.

      Excluir
    3. Tmj, vou experimentar assim. Abração.

      Excluir
    4. Abraço. Depois conte a experiência com o WH.

      Excluir
  3. Este foi meu segundo whisky que comprei quando entrei nesse mundo, o primeiro foi o Grant's.

    Ele é do tipo 8 ou 80, ou você gosta ou detesta, até por que quando bebi este whisky a primeira vez, me passou um ar de simplicidade, frutas, açúcar e nada de turfa. Já um colega meu simplesmente odiou por conta dele ser "muito doce" e que preferia o Grant's invés dele por ser mais neutro.

    Já ouvi nego dizendo que esse era melhor que o 12 anos, experimentei os dois e são whiskies totalmente diferentes sem sombra de dúvidas. Finest é mais jovem, mais áspero, já o 12 anos é mais suave, macio, te entrega um pouco mais de sabores na boca e ao mesmo tempo falta força, falta sabor pra ele.

    Gosto deste finest, é fácil de encontrar em qualquer supermercado e tem preços não tão absurdos (média de 65-70 reais por aqui em SP)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, excelente suas descrições. É exatamente isto, dois whiskies bem diferentes mas que entregam bastante pelo valor cobrado, bem justo e honesto. Quanto ao Grant's, eu também sou fã. Abraço.

      Excluir
  4. Boa noite amigo...
    Sou novo no mundo do whisky.
    Moro proximo ao Paraguai e la e muito acessivel marcas como old par. Jean bean a familia label... entre outros..
    Compfei um willian peel sem conhecer ainda... vc pode me falar sobre? Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alicio, seja bem vindo ao mundo do whisky. Mora em posição privilegiada para aquisição de whiskies a bons preços. Com relação ao William Peel, infelizmente não o conheço também, mas agora, fiquei curioso. Pelo visto você ficará sabendo em primeira mão, então, aguardo suas impressões. Abraço.

      Excluir
  5. Salve, Michel!
    Primeiramente, parabéns pelo teu trabalho. São ótimos textos. Muito educativos, e de fácil leitura. Com o devido tempo, espero poder ler todos.
    Buenas! Sou um enófilo, um apreciador de bons vinhos, mas já há algum tempo tem me chamado a atenção as garrafas de whiskys nas prateleiras dos supermercados. Vez ou outra leio também alguma coisa na internet, mas nem sempre são leituras fáceis.
    Como quando iniciei no mundo do vinho, a grande dúvida é, por onde começar? Quais rótulos são próprios para um iniciante, e qual o caminho a evoluir a partir disso? Quais posso, ou devo, misturar com gelo e/ou água, e quais é mais indicado tomar puro? E também, existe boas marcas de nacionais (ou engarrafadas no país), aos quais vale a pena dedicar um tempo, e dinheiro, para apreciar?
    Aguardo pelo teu retorno.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson, obrigado pelas palavras. Espero que ao acompanhar o blog, consiga elucidar algumas dúvidas. Caso contrário, fique à vontade para perguntar.
      Buenas (pela expressão, deve ser gaúcho também, rs), a grande dúvida sempre é por onde começar. Visto que há no mercado inúmeros rótulos, fica realmente difícil saber por onde. Na aba à direita, "O Whisky", recomendo a leitura do artigo "Tipos de whisky". Lá você irá conhecer a diferença entre blend, single malt, bourbon, etc.
      No tocante aos whiskies escoceses, recomendo iniciar pelos blends, que tem um sabor mais direcionado para iniciantes. Dentro desta categoria há os blends standard (os mais simples) e os blends premium (acima de 12 anos). Entre os standards destaco para iniciar o Grant's, o Famous Grouse, Teacher's e White Horse.
      Já na categoria Premium, destaco o Dewar's 12 anos, Chivas 12, Ballantine's 12, Grand Old Parr 12 e Black Label.
      Aí, se quiser se aventurar pelo mundo dos single malts, com um sabor mais apurado e marcante, poderá iniciar com um Glenfiddich 12 anos, Glenlivet Founder's Reserve, Glenmorangie 10 anos ou Jura 10 anos.
      Os blends em geral você pode acrescentar gelo para apreciá-los. Já os single malts, o aconselhável é apreciá-los puros ou com um pouco de água, que ajuda a liberar aromas e sabores.
      Estão surgindo agora no mercado algumas marcas nacionais, como os single malts da Union Club de veranópolis e 3 Lobos de MG, mas não experimentei nenhum deles ainda. Dos que possuem engarrafamento aqui no Brasil e similares totalmente produzidos na Escócia, prefira sempre este último.
      Espero ter batido suas principais questões. Qualquer dúvida, estou sempre à disposição.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Boa, Michel!
      Me ajudou muito. Hoje mesmo comprei uma garrafa de Ballantine's, o qual estou saboreando neste momento. Meu paladar precisa desenvolver e se adaptar muito ainda nesse sentido, mas está ótimo.
      Vou continuar me dedicando aos teus textos, e espero aprender ainda mais. Acredito que o grande barato de uma bebida, seja ela um vinho, um whisky, ou até uma cerveja, além do prazer ao saborear, está na possibilidade do aprendizado de sua história, características e detalhes. Isso tudo agrega muito valor ao momento.
      Ah! E com certeza, aproveitando a tua experiência e conhecimento, devo te perguntar muito ainda. kkk
      Um grande abraço!

      Excluir
    3. Realmente a questão do paladar é algo a ser treinado, principalmente um paladar acostumado à vinhos, como é o seu caso. No caso da apreciação do whisky, sempre me interessei pela história por trás de cada garrafa, e sempre há histórias bem interessantes. Isso agrega bastante , tanto no prazer da degustação quanto na construção de conhecimento. E é justamente este conhecimento que procuro compartilhar através do blog. Espero que ele continue ajudando. E pode perguntar à vontade. Um abraço.

      Excluir
  6. Adorei as informações. Amei o whisky... estou iniciando neste mundo. Mas ele é suave de paladar doce, agradável... muito bom seus comentários, ajudou muito no entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e bem vindo ao mundo do whisky. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  7. Olá Michel. Estou iniciando no mundo do whisky. Descobri recentemente seu blog, gostei muito dos seus textos, da sobriedade que você passa e com certeza irei acompanhar. O Ballantine's Finest foi meu primeiro contato e, confesso, não gostei muito e pensei em desistir. Ainda bem que insisti, fui para o Ballantine's 12 anos e, desta vez sim, tudo mudou. Pensei que foi um erro ter começado em um whisky standard pois o álcool ficou muito evidente para meu paladar e daí a minha decepção em não conseguir perceber os sabores do Finest. Mas estou desenvolvendo isso aos poucos e espero aprender mais. Numa ida no mercado encontrei o Bulleit em oferta, comprei e acertei sem saber rsrs. Como gostei bastante dele, comprei mais dois bourbons para experimentar e comparar: o Woodford Reserve (que li seu texto tbm) e Wild Turkey 101 (que aguado para ler). Mas não experimentei eles ainda. Gostaria de no futuro fazer algum curso de degustação, porém, acredito ser difícil de encontrar (pelo menos na região de Curitiba onde moro). Se tiver alguma dica quanto a isso, agradeço. Até breve. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joáris, que bom que tenha gostado do blog. Para você que está iniciando, há muita informação disponível nele. Há medida que for estudando e descobrindo novas marcas, diferentes aromas e sabores, ficará mais fácil determinar que tipo de whisky mais de adequa ao seu paladar. O Bulleit é um excelente bourbon, começou bem. Os outros dois bourbons também são muito bons, quase que na mesma linha um do outro. E, casualmente, o review do 101 será o próximo a ser publicado, ainda esta semana. Quanto aos cursos de degustação, é sempre mais fácil encontrar algo no eixo Rio-São Paulo. Dificilmente ouvi falar de algum curso fora disso, a não ser Brasília ou Recife. Mas vou me informar melhor. Continue acompanhando e não exite em perguntar se houver dúvidas. Um abraço.

      Excluir
  8. Boa noite!
    Estou comprando whishy para uma festa de casamento e estou em duvida ente red label e ballantines finest.O que vc sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Por questão de paladar eu escolheria o Ballantine's. Já, por questão de marketing, o Red. Agora é com você. Boa escolha. Um abraço e excelente casamento.

      Excluir
  9. Boa tarde, pelo meu paladar eu já classificaria os standard assim:
    Black White, Red, White Horse, Cutty Sark, Finest.
    Bem isso explicaria porque meu 12 anos favorito é Buchanan's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa classificação. E gosto bastante do Buchanan's também. Um abraço.

      Excluir
  10. Olá Michel, você está de parabéns, fez desse espaço algo extremamente agradável. Não conheço whisky, não tenho essa sensibilidade apreciável, mas gosto dos comuns (que é os que conheço). Mas me surgiu uma dúvida: vi em um mercado outro dia um whisky irlandês. Não lembro da marca, mas a Irlanda tem tradição nesta área? Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Washington, obrigado pelas palavras. A ideia é justamente interagir e abrir as portas deste interessante mundo. Quanto ao whiskey irlandês a que você se refere, muito provavelmente deve ser o Jameson, bastante encontrado por aqui. E sim, a Irlanda, tanto quanto a Escócia tem bastante tradição em whiskeys. Aliás, dê uma lida no tópico sobre a origem do whisky na aba à direita e verá que tudo começou por lá. Grande abraço.

      Excluir
  11. boa noite tudo bem conheci hoje seu blog sempre gostei muito de saber sobre uisque eu prefiro cavalo Branco do que Red Label agora Teacher eu gosto saber agradavel um uisque que me nao gostei foi passport um que me chamou atencao foi o Black white muito bom parece cavalo Branco e bom paladavel o Ballatines gostei apesar que meu preferido e cavalo Branco mais Ballatines sem duvida e um bom uisque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, espero que esteja gostando do blog, O White Horse realmente é diferenciado entre os whiskies standard. Também gosto bastante dele. Continue acompanhando e não exite em perguntar se houver alguma dúvida. Um abraço.

      Excluir
  12. boa noite obrigado por responder hoje recebi o decimo fui no supermecado e aproveitei a promocao Ballantines esta por 64.99 aqui em Garanhuns Pernambuco otimo preco comprei 2 pra o fim de ano ja Red Label e Cavalo branco estao na faixa dos 90.00 ai vou de Ballantines seu blog tem boas dicas estou gostando das suas postagem forte abraco fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, excelente preço, tem que aproveitar mesmo. Que bom que esteja gostando do blog, espero que continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  13. Boa tarde Michel, tudo tranquilo?
    Primeiramente parabéns pelo blog e um Feliz Natal a você.

    Comprei um Famous Grouse para presentear meu sogro, o que voce acha dele?

    Att. Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que voce deu de presente para seu sogro esse ano? Whisky "Olden Blend" (aquele que vem com um copo de brinde).

      Excluir
  14. Olá Ricardo. Obrigado pelas palavras e um Feliz Natal e Ano Novo para você. Acho o Famous Grouse um bom whisky. Dê uma olhada no review dele na aba à direita. Seu sogro ganhará um ótimo presente. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! Todos os Ballantines começam com 12 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, este do review por exemplo, não possui idade declarada. Um abraço.

      Excluir
  16. O white horse e o Red Label são muitos ruins. Eu aprecio sempre cowboy, não recomendaria nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai muito do paladar. Mas realmente estes whiskies não foram feitos para serem apreciados puros. Um gelinho sempre ajuda. Um abraço.

      Excluir
  17. Boa noite, desvendando uísque. Comprei recentemente o Ballantine's Finest e me surpreendi com o gosto de álcool. Como era minha primeira vez experimentando algum tipo de uísque, fiquei com receio de havia algo errado. Desejaria saber se é normal que uma bebida com 40% de teor alcoólico tenha este gosto tão forte de álcool?

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente, e principalmente para quem não está acostumado a um teor alcoólico mais elevado, a primeira percepção realmente é de álcool. Tente colocar um gelo para amenizar. Em geral os whiskies standard passam essa percepção mais acentuada de álcool, o que já não acontece com whiskies mais bem acabados e elaborados, ou mesmo os com idade declarada, como os 12 anos. se você experimentar o Ballantines 12 anos, verá que, apesar de ainda sentir o álcool presente, será bem menos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Gostando muito do Ballantines, acho melhor que Johnny Walker e White Horse...

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela a avaliação. Estou querendo iniciar o consumo de whisky e este blog foi bem esclarecedor - e este post, determinante pela minha escolha por Ballantine's Finest.

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto de whisky irish ou scotch, fortes. Só tomo puro e sem gelo, "cowboy". Posso intercalar as doses com copos de água mineral. Aprecio Black & White (bom e barato) e Ballantines Finest. Também gosto de cachaça artesanal, daquelas que tem um gambá no alambique.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o espaço e as dicas, li quase todos e com meus 27 anos me considero um grande admirador de whisky, ainda aprendendo bastante e com pouca experiência (apesar de já ter tomado diversos rótulos). Hoje por exemplo comprei um Red e dei uma lida na página para conhecer mais sobre os rótulos que podemos dizer whisky iniciais. Dos citados na minha opinião vem na ordem com Ballantines fineshd, Red Label e White Hourse (acrescentaria o Bells, do meu gosto pelo menos). Ultimamente tenho notado alguns rótulos novos nas pratelereiras dos mercados principalmente nos quais não conhecia, logo irei provar e postarei aqui. Tratando agora com rótulos mais consagrados e de maior trato, Jack Daniels(tradicional) e old par, são dos que eu já provei os melhores, já tomei Black label tbm, mas considero um pouco abaixo dos 2, porém como pouco conhecedor não sei dizer se enquadram na mesma prateleira. Próximos a serem adquiridos e provados serão sem dúvidas Ballantines Bourbon e o 12 anos.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: