Whisky

Whisky

sábado, 8 de abril de 2017

Desvendando Nº 54: Dalmore Valour


A destilaria Dalmore foi tratada aqui no blog quando do review do Dalmore 12 Anos. Quem quiser conhecer a história da destilaria que produz excelentes whiskies, basta clicar aqui.

O Dalmore Valour foi feito inicialmente como uma exclusividade do varejo de viagem. Quem tivesse a oportunidade de viajar e passasse pelo Dutty Free, poderia encontrá-lo. Hoje, algumas lojas já o oferecem. Maturado inicialmente em barris de carvalho branco americano ex-bourbon, o spirit é então transferido para barris que anteriormente continham o vinho xerez oloroso Matusalem de 30 anos. Todos barris de primeiro preenchimento. Finalmente, passa por um processo de refinamento em barris de vinho do Porto, da região do Douro em Portugal. Então, é um whisky com um processo de maturação em três madeiras diferentes, o que podemos traduzir em aromas, sabores e bastante complexidade.


O que pude perceber:
Características: cor âmbar, encorpado.
Aroma: amadeirado, adocicado, picante, com especiarias. Frutas cristalizadas como passas e ameixas secas. Baunilha juntamente com um caramelo cremoso. Frutas cítricas também aparecem, como laranjas e abacaxis. O frutado realmente é bastante presente, também com notas de figo. Indo além, pode-se sentir biscoito, amêndoas e chocolate amargo. Com um pouco de água, evidencia a baunilha e o amadeirado. Notas de maçã aparecem. As frutas cristalizadas continuam presentes, assim como as notas de chocolate e nozes. Caramelo e especiarias também se fazem sentir.
Paladar: amêndoas, chocolate e biscoito se confirmam. Frutado, cítrico, com laranjas doces e abacaxi. Depois aparece uma certa picância de especiarias e um amadeirado. Tem uma finalização um tanto quanto longa, puxando para baunilha e nozes. Se no olfato o caramelo e as especiarias são evidenciadas com a adição de água, no paladar estes sabores são um pouco camuflados, prevalecendo o chocolate, a baunilha, as amêndoas e o amadeirado. A finalização continua longa, mas menos picante.

Novamente achei que o whisky não merecia a adição de gelo para apreciá-lo, uma vez que ele se sai muito bem puro e também com a adição de um pouco de água. É uma bebida suculenta, oleosa, que preenche a boca, bem agradável.

É um whisky bastante aromático e saboroso. Apesar de não ter idade definida (é um NAS), dá um banho em muitos single malts com declaração de idade. Um exemplar que eu gostaria de ter sempre em minha coleção.






Todo o processo que envolve a sua criação, com o uso de três madeiras diferentes, entrega grande valor e complexidade ao whisky. Será que daí surgiu o seu nome?  

11 comentários:

  1. Michel,

    Adoro suas análises. Como está para "próximo review", achei o Balla 17 por R$ 199.

    http://www.americanas.com.br/produto/18560099/whisky-escoces-17-anos-garrafa-750ml-ballantines?condition=NEW&oferta=58d2d39b6a5b96816f2c7986

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente preço. Se tiver a oportunidade, compre. Um dos melhores blends no mercado na minha opinião. Um abraço e obrigado pela dica.

      Excluir
    2. Comprei. Aguardo, ansiosamente, a chegada !!!

      Ficarei no aguardo do review dele.

      Abraço

      Excluir
    3. Farei o review assim que possível mas, independente dele, aguardo as suas impressões. Um abraço.

      Excluir
  2. Oi Michel tudo bem??
    Tenho uma dúvida, o que significa o whisky não ter idade definida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael. Quando dizemos que o whisky não tem idade definida quer dizer que sua idade não vem estampada no rótulo. Daí não podemos afirmar o quanto este whisky ficou envelhecendo em barris. Tome como exemplo o Black Label. No seu rótulo vem estampado claramente 12 anos. Quer dizer que o whisky mais novo em sua mistura possui, no mínimo, 12 anos. Quando não vem nada escrito no rótulo, não podemos afirmar a idade correta da bebida, apesar de sabermos que ela possui, por lei, no mínimo 3 anos. Por isso chamamos estas bebidas, que não declaram a idade, de NAS, sigla em inglês para No Age Statement, ou seja, sem idade definida. Espero ter sido claro. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  3. Raphael boa tarde, quando você comenta que ele é envelhecido em barris de vinho sabe informar se são barris que utilizam somente a mesma madeira dos vinhos ou realmente são barris que armazenam vinhos e o Dalmoro Valour acaba pegando o gosto do vinho? Agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Michel, me confundi e coloquei Raphael.

      Excluir
    2. Fábio, os barris que são utilizados para maturar o whisky já foram usados antes para maturar outra bebida. Então quando falamos barris de bourbon, quer dizer que eles já foram utilizados antes para maturar bourbon, que são os mais comumente usados hoje. Quando se fala em barris de vinho, neste caso em particular do Valour são dois tipos, Oloroso e Porto, quer dizer que utliliza barris que antes continham realmente estes vinhos, de onde o whisky irá tirar algum sabor. Apenas recentemente a indústria do whisky vem fazendo experiências de finalização em barris virgens, que nunca foram utilizado para nada, mas são poucos. A regra é os barris já terem sido utilizados para armazenar algum tipo de bebida antes. Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
    3. Fábio, para saber mais, clique nos links ao lado: Barris e Maturação. Lá você encontrará tudo isto bem explicado. Abraço.

      Excluir
  4. Já tomo a muito tempo, ê um Whisky diferenciado que só devemos beber puro sem gelo. 💥

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: