Whisky

Whisky

sábado, 6 de setembro de 2014

Desvendando Nº 11: Dewar's 12 Anos

Dewar's é um whisky encorpado e suave. O envelhecimento por 12 anos em barris de carvalho garante a finalização redonda e balanceada desta bebida.


Hoje não terá história para contar, tudo que havia para falar sobre Dewar’s já foi dito em Aberfeldy e Dewar’s White Label, de modo que vamos direto para as impressões sobre o Dewar’s 12 Anos, um blended bem interessante

O que pude perceber:
Aroma: floral, esfumaçado, percebe-se bem o malte e caramelo. Dá para sentir também notas de maçã, baunilha e carvalho. Com água, revela um aroma mais doce e agora um pouco frutado. Com uma pedra de gelo fica mais perfumado.
Paladar: no início sente-se um pouco, mas muito pouco, de álcool. O álcool logo some e dá lugar a um gosto bem floral e seco. É quente, picante. A boca formiga um pouco mas não é ardido. Possui um retro gosto de médio para longo. Adicionando um pouco de água fica mais suave e predomina um sabor de açúcar queimado com frutas. Com gelo, ficou mais fresco e mais suave. Continuam as notas de mel e de carvalho.

A cor lembra mel. Com o gelo, revelou a mesma cor de ouro do Cardhu. Possui uma textura de médio para encorpado. Enquanto degustava, ficava observando as gotas escorrerem pela lateral do copo. Estas gotas que escorrem são chamadas de pernas do whisky. Se escorrem devagar, indicam um whisky encorpado, caso contrário, se escorrem rápido, indicam um whisky não encorpado. É um whisky complexo, bom de ser apreciado e descobrir suas nuances.


Uma curiosidade deste whisky, e que contribui para sua compexidade, é que ele é maturado duas vezes. Este processo é chamado de Double Aged. Como funciona: após ser composto por whiskies de malte e de grãos envelhecidos por no mínimo 12 anos, a mistura é colocada em barris de carvalho para maturar por mais seis meses, de modo a realizar um casamento perfeito dos sabores. Talvez até mesmo por isso as notas de carvalho sejam bem acentuadas, sobressaindo um pouco. Realmente é um blended bem interessante, muito bom. Recomendo.

Quando fiz as degustações dos Hankey Bannister (Original e Regency) havia falado que a versão mais jovem, Original, sobrepujava a mais velha, Regency. No caso dos Dewar’s isto não acontece. A versão 12 anos dá uma surra no seu irmão mais novo, o White Label. Para não deixar a tradição de lado, vamos ao preço: no Duty Free paguei incríveis U$ 18,95 pela garrafa, ou seja, cerca de R$ 43,50. Nunca no mercado brasileiro encontraremos este preço. Por aqui está na faixa de R$ 105,00. Até a próxima.

Slainte!!!


Dewar’s 12 Anos

Blend Teor Alc 40%

Adocicado e floral. Um blend completo e rico, com mel, caramelo e notas de alcaçuz no final longo.













Posts relacionados: Aberfeldy
                                Dewar's White Label

14 comentários:

  1. Ganhei uma dessas há tempos e graças ao seu site resolvi abrir e provar. Encorpado! Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente este whisky surpreende. É um dos meus blended premium favoritos. E é um ótimo custoXbenefício, já que entrega complexidade e sabor excepcionais numa faixa de preço inferior aos blendeds de mesmo tempo de envelhecimento.

      Excluir
  2. Amigo, você saberia me dizer se a versão vendida aqui no Brasil vem com ou sem o conta-gota?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vinícius Nunes. A versão vendida no Brasil vem com o conta-gotas. Um abraço.

      Excluir
    2. Hoje adquiri e ele veio com rolha.

      Excluir
    3. gomidebb, os novos engarrafamentos estão vindo sem mesmo. Os antigos ainda possuem. Um abraço.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A versão vendida no Brasil atualmente é com a garrafa nova, mais escura e sofisticada e a melhor parte, é com rolha.

    Segue o link da garrafa nova:

    https://img.thewhiskyexchange.com/900/blend_dew32.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor Rubim, realmente a garrafa nova ficou bonita, deu um ar mais vintage. Obrigado por compartilhar. Abraço.

      Excluir
  5. Comprei aqui em Osasco-sp por 83,00 uma pechincha... Adorei o blend bem encorpado e com excelente finalização... Mesmo com gelo não ficou aguado da pra tomar bem devagar.. Por este motivo apresenta um excelente rendimento... Vale muito a pena... Amanhã vou passar lá e comprar outro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analista de Negócios, excelente preço, um achado. E realmente o whisky apresenta um excelente custo x benefício. Vale mesmo aproveitar o preço. Um abraço.

      Excluir
  6. Comprei na semana passada.
    Rolhado!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: