Whisky

Whisky

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Desvendando Nº 2: Hankey Bannister Regency 12 anos

Hankey Bannister chegou a pouco no mercado brasileiro e comprei, logo de cara, duas garrafas para experimentar, a versão standard “Original” e a versão premium “Regency 12 anos”. Hoje vou falar sobre o Regency e numa outra oportunidade, falarei sobre o Original. Mas, antes, um pouco de história.

Hankey Bannister é um blended scotch whisky produzido pela Inver House Distillers. Hankey Bannister & Co. foi criada em 1757 e traz, em sua história, admiradores e personalidades mundialmente conhecidas que se tornaram ícones apreciadores deste whisky, tais como o Primeiro-Ministro Britânico Sir Winston Churchill, os Duques de Norfolk e Queensberry, dentre outros da Realeza Britânica. Por isso este slogan ganhou o mundo:"Take a sip of Hankey Bannister and you'll be in good company". (Saboreie um Hankey Bannister e estará em boa companhia.)

O Hankey Bannister nasceu de duas grandes cabeças, com uma única ambição. Estamos falando dos Ingleses Mr. Hankey e Mr. Bannister, que juntos criaram a marca, sempre com o foco num consumidor mais exigente ao paladar. Seu desejo era o de simplesmente criar o melhor Scotch whisky.

Mr Hankey era um homem dedicado em busca do prazer. Com seus próprios contatos aristocráticos, estava ciente dos padrões elevados de qualidade esperados pelas senhoras e cavalheiros na escolha de destilados. Quando chegou o momento de gerenciar o lado prático do negócio, teve a sorte de encontrar um tal Sr. Hugh Bannister, um homem com tino comercial perspicaz, aliado a uma natureza diligente e muita experiência.

E foi assim que partiram em busca de uma única meta: fornecer os melhores vinhos e destilados à sociedade de Londres.

Bons tempos

A Hankey Bannister & Co. logo ficou famosa em Londres, e sua reputação espalhou-se pelo mundo na década de 1800.

Um pouquinho de sorte também ajudou. Quando Hankey Bannister foi desenvolvido, tudo que vinha da Escócia estava começando a virar moda, com a Rainha Victoria encantada com os primos do norte da Grã-Bretanha e estabelecendo a tendência do tecido xadrez e do whisky.

Outra grande vantagem foi a liberação da produção de whisky pela Lei do Imposto sobre o Consumo, em 1823. As restrições sobre a produção foram eliminadas e os impostos, reduzidos. Isso representou o fim da destilação ilegal e contrabando e definiu a base da indústria de whisky atual. Enquanto a indústria do whisky se expandia, a Hankey Bannister também prosperava.

Outro evento fortuito foi a redução da disponibilidade do Porto da França, que sempre fora a bebida favorita nos círculos da alta sociedade. Quando o whisky passou a ser o destilado da preferência deles, o Hankey Bannister já estava se estabelecendo como o blend aromático de alta qualidade preferido.

Legado

Hoje, o blend leve, suave e perfeitamente equilibrado da Hankey Bannister permanece uma opção popular para os exigentes consumidores de whisky em todo o mundo. Este blend continuou a agradar os paladares da realeza ao longo das gerações e recebeu uma Garantia Real no reinado de George V.

No século XX, a Hankey Bannister tornou-se o favorito inabalável do Primeiro-Ministro da época da guerra, Sir Winston Churchill, e da escritora britânica, Evelyn Waugh. Desde então, continuou a encantar um número cada vez maior de consumidores com seu blend de alta qualidade e fácil de beber, preparado com Scotch whiskies destilados em algumas das melhores destilarias da Escócia, entre elas Balblair, Knockdhu, Balmenach, Pulteney e Speyburn.

Processo

O lema da família Bannister é: “se vale a pena fazer alguma coisa, vale a pena fazê-la corretamente”. Por isso, quando Hankey e Bannister se propuseram a criar um whisky de alta qualidade que pudesse ser desfrutado universalmente, decidiram ir pessoalmente à Escócia para obter os ingredientes perfeitos. Escolheram apenas os melhores whiskies com malte Highland e grãos Lowland, para criar uma mistura à qual se orgulhariam de imprimir seus nomes.

Por meio da seleção e preparo cuidadosos, finalmente desenvolveram esse blend suave, leve e perfeitamente equilibrado que sabiam que certamente agradaria a todos. Além disso, criaram algo diferente, um novo sabor, especialmente para a clientela exigente.

Prêmios recentes

O whisky escocês "blended" Hankey Bannister agrada ao paladar da realeza britânica há muitas gerações e recebeu o distinto Selo Real britânico do rei George V. Arrematou 28 medalhas e prêmios nos últimos anos.

Hankey Bannister Regency 12 Year Old

2012 International Spirits Challenge – Prata
2012 International Wine and Spirits Competition - 
Bronze
2011 International Wine and Spirits Competition - Prata
2010 International Wine and Spirits Competition – 
Bronze
2010 International Spirits Challenge – 
Bronze
2007 International Wine and Spirits Competition – Prata

O que pude perceber:
Aroma: na primeira vez que experimentei, senti um pouco de defumado, apimentado, suave. Quando se adiciona água, o aroma fica mais agradável, ainda mais suave e percebi um pouco de amendoim. Quando experimentei após adicionar uma pedra de gelo, a primeira coisa que veio à mente foi um leve aroma de farinha de trigo.
Sabor: Senti um pouco do sabor de caramelo e um pouco do apimentado. Há uma sensação de formigamento na língua. É um pouco seco. Não desce tão redondo quanto outros blends da mesma faixa etária. Quando se adiciona água, a sensação de formigamento continua, porém fica mais suave, mais saboroso. Não agride tanto quanto ele puro. O gosto permanece por um bom tempo. Acrescentando uma pedra de gelo, some o formigamento, mas aí achei que o whisky perdeu a identidade, ficou mais macio, demais até, e o final ficou muito curto.

Na minha opinião, para o meu paladar, o jeito certo de beber este whisky é puro com um pouco de água. É um whisky que já está aparecendo nos grandes supermercados e em lojas virtuais girando na casa dos R$ 110,00. É um preço relativamente caro, se levar em consideração que está um nível abaixo daqueles mais conhecidos, como Chivas, Ballantines e Black Label, todos da mesma idade, claro que dentro da minha percepção. Por sorte, comprei o meu em promoção num atacadista da região por R$ 67,00.


Hankey Bannister Regency 12 anos

Aroma: levemente doce, com toque de baunilha e carvalho

Cor: Âmbar dourado, com nuances avermelhadas

Sabor: Encorpado médio, bem equilibrado, com baunilha doce suave e final levemente defumado





Saúde.



Fontes: Wikipedia, hankeybannister.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: