Whisky

Whisky

sábado, 28 de abril de 2018

Desvendando Nº 73: Bowmore Mariner 15 Anos



A destilaria de Islay que resiste há mais tempo foi fundada em 1779 por John Simpson, um misto de fazendeiro, alambiqueiro, construtor, proprietário de pedreira e encarregado de correio. Talvez por isso mesmo a Bowmore permaneceu pequena durante anos. Quando foi comprada por uma empresa de Glasgow, a W. & J. Mutter, em 1837, produzia apenas 3.640 litros por ano. Depois de 50 anos, a produção anual aumentou para 900 mil litros, que eram embarrilados e transportados por navio para o depósito da Mutter, na alfândega embaixo da estação central de Glasgow.

Depois de várias mudanças de proprietários, a destilaria foi comprada pela Stanley P. Morrison e, desde então, tem sido o carro-chefe da Morrison Bowmore, que agora faz parte do grupo japonês de bebidas Suntory. Nas novas mãos, a produção aumentou para cerca de 4 milhões de litros anuais.

A brisa salgada do mar na costa do Indaal, onde se localiza, sopra bem nos depósitos e é provável que um pouco dela penetre nos barris. A água da Bowmore vem do rio Laggan por um aqueduto de 11 Km e é usada para a produção do mosto, esfriar os alambiques e encharcar a cevada. É das poucas destilarias a ter chãos de maltagem próprios. A maioria da cevada chega pré-maltada, mas, em parte, o que torna a Bowmore diferente é que uma proporção da cevada é maltada lá, em chão de pedra, revolvida à mão e secada sobre fogo de turfa. Esta proporção corresponde a 20%, o restante é adquirida de Port Ellen, em Islay.


Grande parte da bebida é transportada em tanques para fora da ilha de Islay, para maturar no continente. Isso se deve a falta de espaço, que diminuiu ainda mais em 1991, quando o depósito nº 3 foi convertido na única piscina pública de Islay, com água aquecida pela reciclagem do calor da destilaria.

Seria difícil comprovar que o fato de a destilaria usar o próprio malte, que possui uma concentração de cerca de 25 ppm, melhora o sabor do whisky. Porém, observar o processo completo, desde a cevada recém mergulhada na água à estufagem com brasas de turfas e sua fumaça densa e azulada, certamente, torna uma visita à destilaria Bowmore muito especial.

O que pude perceber:
Características: cor dourado claro, encorpado.
Aroma: fumaça, salgado, amêndoas, passas. Turfa não muito pronunciada. Nada de álcool. Um pouco de mel e caramelo são sentidos, juntamente com bala toffee. Um frutado também aparece, bem como um amadeirado suave. Com um pouco de água, acentuam-se as frutas secas, ameixas, amadeirado, água do mar, malte e acentua também o adocicado. A fumaça diminui um pouco.
Paladar: caramelo, frutado, amadeirado, amêndoas, um pouco salgado e um fundinho de turfa, também leve. Passas, frutas vermelhas, finalizando com fumaça, sal e frutas secas. Com água, evidencia o malte, o frutado, o amadeirado, surge uma certa picância e finaliza de uma forma quente com um fundinho de fumaça.


Whisky somente encontrado nas lojas Dutty Free. Este exemplar foi um presente do amigo e leitor assíduo César, durante um evento de degustação em São Paulo e que me surpreendeu positivamente.

Não é pesadamente turfado, embora seja de Islay. Há a turfa, mas na medida certa para os que gostam de uma bebida medianamente turfada. É maturado em cascos ex-bourbon e ex-sherry, o que acaba dando um balanço muito bom ao whisky, combinando muito bem suas notas, com picância e um certo adocicado.

Menção também deve ser feita ao seu caráter salgado, daí ser proveniente seu nome, Mariner. Não é um sal de água do mar, mas aquela brisa salgada que sentimos quando estamos à beira-mar.

É uma bebida feita tanto para os apreciadores de turfa como para aqueles que querem experimentá-la pela primeira vez, mas não querem partir para algo mais pesado. Irá agradar bastante.




Bowmore Mariner 15 Anos

Single Malt Islay Teor Alc 43%

Possui aromas de cacau e toffee, com um fundo de fumaça de turfa. No palato, maçã cozida e ruibarbo, com chocolate amargo e carvalho. Finalização prolongada, com gengibre, chocolate amargo e uma pitada de sal.

2 comentários:

  1. Que surpresa boa, obrigado. Excelente resenha. O Mariner é muito bom mesmo! Abraço!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: