Whisky

Whisky

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Desvendando Nº 34: Black & White

Marca longeva e muito apreciada do grupo Buchanan's, a Black & White é hoje comercializada pela Diageo na França, no Brasil e na Venezuela, onde continua a desfrutar de uma popularidade há muito perdida em sua terra natal.


Há dois relatos de como a marca veio a receber este nome e a levar o símbolo característico de dois cachorros terrier, um preto e outro branco.

Uma versão conta que James Buchanan, dono da marca, era amante fervoroso de animais e teve a ideia de uma das mais famosas marcas do mundo nos anos 1890, ao voltar de uma exposição de cães. Pouco depois o Scottish Terrier preto e o West Highland Terrier branco foram adotados como parte figurativa da marca.

Há outra versão igualmente plausível. James Buchanan fornecia whisky para a Câmara dos Comuns do Reino Unido onde, numa garrafa muito escura de rótulo branco, ele era vendido com o nome de Buchanan Special. Supostamente incapazes de memorizar o verdadeiro nome do whisky, os parlamentares britânicos o chamavam de Black & White. O nome pegou e, comerciante instintivo que era, Buchanan adotou-o e em seguida adornou o rótulo com os dois cachorros.


Talvez ambos os relatos sejam verdadeiros. De qualquer modo, é uma memória agradável de uma época de mais gentileza, bem distante das discussões de grupo e estratégias de marca atuais.

O que pude perceber:
Cor: dourado claro, médio corpo.
Aroma: suave, doce, malte, baunilha, carvalho e então, vem os grãos. Aroma de cereais, álcool pouco pronunciado. Acrescentando um pouco de água, aparece um defumado no aroma, ficando um pouco pronunciado. A água o deixa mais suave e mais leve. Os cereais continuam e desta vez o álcool se torna quase imperceptível. Com uma pedra de gelo os aromas se contraem bastante, aparecendo um pouco do defumado no início seguido da presença dos whiskies de grãos.
Paladar: começa com cereais, baunilha, aí os grãos tomam conta e logo em seguida vem um pouco de queimação do álcool, mas logo termina, rápido. Dá para dizer também que possui um fundinho defumado. Com água, primeiro vem o malte, os cereais, o carvalho e novamente o álcool, só que desta vez, mais suave. Com gelo, ele ficou cremoso, suave, com o defumado tomando a dianteira seguido de perto pelos whiskies de grãos.

Whisky composto, entre outros single malts, por Glentauchers e Dalwhinnie. Bastante leve e suave, sem muita complexidade e que irá agradar a quem não gosta de whiskies fortes, com um caráter mais marcante. As mulheres, principalmente, irão adorar. Recomendo apreciá-lo com gelo, uma vez que ele demonstrou um caráter mais defumado e cremoso deste jeito. Em minha opinião, é a melhor maneira de apreciar este whisky. O final não possui o retrogosto de álcool, permanecendo apenas o defumado.




Black & White

Blend Teor Alc 40%


Um blend de alta classe e estilo tradicional. Camadas de toques defumados, turfas e carvalho.

166 comentários:

  1. Olá Michel, pode ser apenas uma percepção minha, mas o Black & White é o único whisky que eu conheço que me lembra aromas de cerveja, embora ele não seja tão amargo assim no sabor. A lembrança de cerveja vem só no olfato mesmo. Eu gosto, é um bom whisky, sem dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar. Os aromas e sabores que percebemos é assim mesmo, fruto de uma memória olfativa e/ou gustativa. Boa percepção. Um abraço.

      Excluir
    2. excelente custoxbenefício waldiogo. Continue acompanhando.

      Excluir
    3. Tenho uma garrafa lacrada de 4,5L para vender. R$ 2000

      Excluir
    4. Espero que obtenha êxito na venda. Abraço.

      Excluir
    5. Olá, alguém pode indentificar a idade? Obrigado

      Excluir
    6. Este whisky não possui idade definida, é um NAS, da categoria standard, ou whiskies de entrada. O que podemos afirmar, com certeza, é que ele possui no mínimo 3 anos. Um abraço.

      Excluir
    7. Na década de 90 eu já degustava esse whisky

      Excluir
  2. Parabéns Michel por mais uma análise que demonstra o conhecimento e a dedicação dos mestres...

    O meu acabou antes do carnaval e já estou com saudade...

    Um abraço pró amigo.

    Heliton.

    ResponderExcluir
  3. Porque ninguém responde minha indagação? Ou seja se o Whisk Black and White engarrafado no Brasil, tem o mesmo taste de um B & W escocês em Londres ou é batizado??

    Abcs Roberro Lacerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto Lacerda, o whisky Black & White não é engarrafado no Brasil, é totalmente produzido e engarrafado na Escócia. Os whiskies que são produzidos na Escócia e engarrafados no Brasil são Passport, Bell's e Teacher's. Quanto ao taste destes três, como falei no post do Passport, "teoricamente" deveriam ter os mesmos sabores em qualquer lugar do mundo, mas sabemos que há variações de sabores entre as produções, entre um lote e outro, e assim por diante. Quanto ao batismo, reitero que a indústria escocesa é tão ciosa de seus produtos que dificilmente teríamos um "batismo" deliberado por parte dos engarrafadores aqui no Brasil. Espero ter ajudado. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
    2. Boa noite Michel!
      Comprei uma garrafa recentemente e nela fala que está sendo comecializada e engarrafada pela Ypioca, empresa brasileira de cachaças. Isto deve ser novo então.

      Excluir
    3. Roberto Lacerda, após a observação do Filipe, fiz uma pesquisa mais aprofundada no assunto, uma vez que a Diageo não divulga muitos detalhes. Mas o certo é que o Black & White está sim sendo engarrafado no Brasil, no Ceará. Bom, dito isto, reafirmo que o "taste" deve ser o mesmo em qualquer lugar do mundo, uma vez que o blending e a maturação são feitos na Escócia e o corte, ou a adição de água para o engarrafamento, é feito no Brasil sob supervisão ferrenha da Diageo. A água é desmineralizada, ou seja, não irá alterar o sabor do destilado, fará somente a redução do teor alcoólico. Espero, desta vez, ter ajudado. Qualquer dúvida, continue participando. Um abraço.

      Excluir
    4. Filipe, obrigado pela contribuição. Eu não estava sabendo do engarrafamento aqui no Brasil, mas é uma nova estratégia da Diageo. Um abraço.

      Excluir
    5. Quero experimentar o BeW com Gelo de agua de coco e mel, me esforçar pra equilibrar na quantidade, e comento aqui no Blog

      Excluir
    6. Na expectativa para saber da experiência com gelo de água de coco e mel. Aguardando os comentários. Abraço.

      Excluir
  4. Srs,
    Assim como muitos brasileiros fui afetado pela crise e tive que procurar alternativas para saciar minha paixão pelo uísque. Eis que me deparo, num supermercado, com um Black & White engarrafado pela Ypioca, com um preço convidativo. Por que não levá-lo? Levei-o-o! Não me arrependi! Foi uma das melhores compras que fiz. Recomendo. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiba que tenho por obrigação paladar em concordar com o Sr.

      Excluir
    2. Realmente é uma excelente alternativa nestes tempos e crise.

      Excluir
    3. A Ypióca foi comprada pela Diageo, a mesma empresa que vende o Black and White.

      Excluir
    4. Na crise que está o Brasil, está sendo o melhor custo benefício para quem consome regularmente. Trocando o VAT 69 pelo Black & White ultimamente, até que estou gostando. Daqui a pouco nem 51 o brasileiro vai conseguir comprar mais.

      Excluir
  5. Obrigado pela contribuição Carlão. Realmente, nestes tempos de crise, se quisermos continuar mantendo nosso "hobby", é preciso alternativas. E o Black & White se mostra uma excelente alternativa de bom custo x benefício. Um abraço e continue acompanhando.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Fortaleza se encontra por 35 valor muito convidativo em tempos de crise!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente gostei mais dele que do Red label

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro ele ao Red. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
    2. Mais uma opinião na mesma direção. Abraço.

      Excluir
    3. Boa noite, sou juvenil no assunto, porém tenho 3 "ampolas" sendo Red, B&W e um W. Horse, desses 3 o B&W é o que mais me agrada seguido de perto pelo W. Horse, quanto ao red estou riscando da minha humilde lista.

      Excluir
    4. Dá para fazer uma boa comparação com estes três. Um abraço.

      Excluir
  8. Achei hoje no Bompreço por incríveis 34 reais. Não resisti e resolvi experimentar. Confesso que estava cético, mas fui pego de surpresa. Simples, consistente, gosto direto e agradável. Infinitamente melhor que os famigerados Red Label e Ballantines.

    Vim procurar opiniões na internet e esta foi a melhor critica do B&W. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Victor Quilici. 34 reais é uma pechincha, excelente preço, ainda mais se comparado aos whiskies citados. Um abraço.

      Excluir
    2. Então somos todos convictos da excelência deste kkkk

      Excluir
  9. Depois de ler esse post sobre o BW, tenho a certeza de que fiz uma excelente escolha. Preço convidativo de 40 reais. Comprei dois litros: um pro Natal e outro pro ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pedida para as festas. E por R$ 40, então, uma pechincha. Abraço.

      Excluir
  10. Whisky muito bom, se olharmos o custo-benefício. Achei superior ao Red Label(que por sinal, não desce muito bem, sinto um gosto de sal bastante forte nele).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Correia, Red Label é mais marketing que gosto, e melhor se usado em misturas. O B&W é melhor se comparado puro. Um abraço.

      Excluir
  11. Apreciando o B&W junto a uns amigos, nos pegamos no questionamento. A johnnie walker comprou a Ypioca, isso quer dizer que comprou também o B&W? Se sim, por que adquirir um concorrente direto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas Barreo, a Ypioca foi comprada não pela Johnnie Walker e sim pela Diageo, empresa que também é dona da JW. Entre outras marcas de whisky, a empresa possui, somente para citar alguns mais conhecidos, o Bell's, Dimple, Vat69, White Horse, Old Parr e, também, o Black&White. Então, a empresa não comprou o B&W, já era dela. O que ocorre é que antigamente, o B&W era totalmente produzido na Escócia. Hoje, para reduzir custos com impostos, a Diageo utiliza a estrutura da Ypioca para engarrafar e distribuir o B&W aqui no Brasil. Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
    2. Ajudou muito amigo. Muito obrigado por esclarecer tudo.

      Excluir
  12. Olá Michel Hansen, tenho uma garrafa Gigante do whisky Black e White vazia de 3,75 litros com um suporte de madeira e metal (na parte de baixo do suporte escrito 'made in England'), o rótulo esta meio gasto. Saberia me dizer se ela tem algum valor colecionismo? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, irei pesquisar sobre este tipo de garrafa. Já vi algumas delas mas confesso que nunca parei para saber sobre coleção deste tipo de item. Mas sei de quem estava interessado numa garrafa deste tipo, e vazia mesmo. Vou procurar o contato e dou o retorno aqui mesmo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Excelente análise, e ainda juntando as informações sobre o engarrafamento do B&W no Brasil e o avanço da Diageo no mundo do whisky. O B&W faz parte das minhas memórias da infância porque era um dos que meu Tio bebia (os outros eram o VAT 69 e o White Horse), o B&W fazia uns brindes e coisas de marketing, no escritório da fábrica do meu saudoso Tio ficavam dois cachorrinhos de plástico do B&W.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legster11, obrigado por compartilhar suas memórias. É muito legal quando conhecemos histórias deste tipo. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  15. Prezado Michel,

    Acompanho seu blog com apreço a algum tempo. Você possui uma opinião muito equilibrada e coerente. Parabéns! Sobre o B&W, confesso que eu fui surpreendido. Possuo alguns whiskys, mas sinto que faltava um para o dia a dia, reservando os mais especiais para momentos oportunos. Seguindo os seus reviews e vendo alguns comentários, resolvi dar uma chance ao B&W. Whisky que não complexo, mas honesto e com um bom custo-benefício. Comprei minha garrafa hoje por R$ 44,00, aqui perto de casa. Fui surpreendido.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João João Escapismo, que bom que curte o blog e bom também em saber que ele serve como referência. Principalmente quando elas dão certo, rsrs. Excelente preço pago pela garrafa. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  16. olá Michel , sobre o B&W tenho que dizer que senti pouca diferença entre ele e o white horse. achei ele bem mais suave e com uma evidencia de alcool muito grande. a maior parte da garrafa tive que tomar ora com um pouco de agua, ora com gelo. não consegui perceber muita diferença no taste entre os dois. a garrafa que abri era de uns 04 anos atras, em que ainda o B&W era engarrafado na Escócia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá cleverson augusto de almeida. Experimentou os dois juntos? O WH tem um defumado característico que você não irá perceber no BW. Estes whiskies foram feitos para serem bebidos com bastante gelo ou em misturas. Não experimentei o BW depois que ele passou a ser engarrafado no Brasil mas quem já experimentou as duas versões disse que caiu o padrão. Continue acompanhando e participando. Um abraço.

      Excluir
  17. Voltou a ser engarrafado na Escócia. Pode olhar as novas garrafas.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia sou nosso no assunto a garrafa após aberta tem um prazo pra ser consumida !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Magalhaes, se bem vedada, não há prazo para o consumo. Entretanto, alterações no aroma e sabor ocorrerão devido à oxidação, mas é muito pouco perceptível. O ideal é consumir a garrafa inteira no prazo de um ano após aberta. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  19. Boa analise, Whisky muito bom, comprei para experimentar e me surpreendi..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mayki Pires. Continue acompanhando e surpreenda-se com novos whiskies. Um abraço.

      Excluir
  20. É a primeira vez que acesso esse blog, muito legal! Uma dúvida, você degusta whisky com taça mesmo? Nunca utilizei taças para beber whisky Pq elas me remetem sempre vinho, espumantes e cervejas. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizo a taça padrão ISO de degustação de bebidas, ou copita, como é conhecida. Esta taça serve para todo tipo de bebidas. A parte arredondada permite mexer a bebida para liberação de aromas e a parte mais estreita da boca permite a sua concentração. Para o whisky, pode ser usado também o copo Glencairn, mas acho mais fácil de manusear a taça ISO. Um abraço.

      Excluir
  21. Para degustação de whisky o ideal são taças, para o dia a dia dai sim entram os famosos copos padrão "old fashioned"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo. Taça ISO para avaliação e no dia-a-dia, o copo que mais lhe agradar. Um abraço.

      Excluir
  22. Comprei no pão de açucar aqui no RJ em promoção por R$ 44,90 ,engarrafado na Escócia. Michel enquanto estava sendo engarrafado pela Ypioca eu o achava um pouco mais forte no alcool é possível que a adição de agua estivesse errada e por isso o retorno para o engarrafamento na Escócia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juccaz, não estou a par ainda destas mudanças na questão do local do engarrafamento ter mudado novamente. O certo é que há sim uma diferença entre os processos feitos aqui e lá, por isso a mudança de sabor. Isto acontece também entre um lote e outro, mesmo sendo engarrafado no mesmo lugar. Não era para ser assim tão perceptível, mas.... Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  23. Comecei a apreciar o B&W quando um amigo de meu filho me deu uma garrafa que estava guardada havia mais de dez anos com o pai. O sabor estava delicioso, e o gosto de fumaça era facilmente percebível. Continuo bebendo o produto.
    Recentemente comprei dois litros engarrafados no Ceará pela Ipioca. Hoje comprei um na Perini, mas engarrafado na Escócia. O que está havendo? Porque a garrafa mais velha estava tão deliciosa?
    Wilton Oliveira
    Salvador- Bahia
    wilton1000@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Viagens de um aquariano, antigamente o whisky era produzido de uma forma mais artesanal. Hoje, a escala é industrial. Embora o sabor teóricamente seja o mesmo, há sim diferenças que são perceptíveis ao longo do tempo, quer seja pelo método utilizado na destilação ou até mesmo por algum componente que deva ser trocado por não mais existir. Tudo isso influencia no sabor. Não há dúvidas que as garrafas mais velhas continham líquidos muito mais interessantes que os de hoje. Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Para mim oito anos o melhor é o Black e white, pelo preço e pelo sabor, ótimo blog parabéns ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Realmente um excelente custo x benefício em matéria de whiskies standards. Gostaria de fazer uma observação e aproveitar a oportunidade para desmistificar os chamados whiskies "8 anos". Na verdade eles não são 8 anos, são standards, uma vez que não trazem estampadas em seus rótulos a idade. Só podemos dizer que um determinado whisky possui determinada idade se ela vier explícita no rótulo. Caso contrário, os whiskies são considerados sem idade declarada, ou NAS, na sigla em inglês para No Age Statement. O que podemos afirmar, sem sombra de dúvidas é que ele tem no mínimo 3 anos, já que é o mínimo por lei para ser considerado whisky na Escócia. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
    2. Estava no Sonda Supermercado, não ia comprar bebida porem o preço do B e W, estava a 45,99 na oferta, e decidi experimentar. Assim que acordei domingo , experimentei puro, achei muito forte, depois com uma dose de 50 ml, uma colher de agua, e o mesmo, com gelo de agua de coco, gostei mais da terceira opção. Excelente blog, percebo que você Michel, é um verdadeiro especialista no assunto, e tem clareza na comunicação, tambem gostei mais do BeW do que o R L. Obrigado!

      Excluir
    3. A este preço não dava para perder mesmo. Confesso que nunca experimentei com gelo de água de coco. Irei fazer este experimento. E obrigado pelas belas palavras. Incentiva muito a continuar escrevendo. Um abraço.

      Excluir
  26. Black e white melhor do que o RED. o Nacionalizado nada deixa a desejar do que o engarrafado na Escócia. Isso é estratégia para eliminar o Teachers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Confesso, porém, que nunca bebi o engarrafado aqui. Um abraço.

      Excluir
    2. tenho percebido nos ultimos dois meses que o black white novamente voltou a ser engarrafado nas escócia.percebi em grandes comércios onde o estoque é novo, que o rotulo voltou a ser "destilled blended and bottled in scotland" posso estar enganado, mas vi esse detalhe em varios mercados aqui de curitiba.

      Excluir
    3. sera que não deu certo o engarrafamento aqui no Brasil? outro whisky que mudou foi o bells pois aquele de um litro engarrafado aqui, deu lugar aquele de 700ml produzido e engarrafado na escócia.

      Excluir
    4. Boa observação cleverson. Realmente o B&W voltou a ser engarrafado na Escócia e o Bell's também. São mudanças de estratégia que as grandes empresas realizam e nem sequer tomamos conhecimento. Por acaso descobrimos. Um abraço.

      Excluir
  27. amigo que belo texto consegui tirar boas conclusões tanto do post quanto dos comentários, estou procurando alguém para compartilhar a dúvida que tenho referente a uma garrafa que tenho aqui lacrada na caixa está escrito seagram’s blenders pride somente isso não consigo ver a garrafa pois também está coberta com um pano “meio que imitando “ aqueles saquinhos de poções mágicas sabe ? coisa medieval, se puder me passar seu e-mail ou um contato através do whatsapp para que eu possa te mandar foto ficarei grato.

    Whatsapp 11959142564
    e-mail douglasdazn@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Buenas,

    Havia comprado há mais ou menos um ano o B&W engarrafado no Brasil. Não gostei muito, achei muito ríspido e agressivo. Eis que estava no mercado e vi o mesmo whisky por míseros R$ 49,90. Olhei no rótulo e estava discriminado que era produzido e engarrafado na Escócia. Pensei comigo, por que não? Comprei e senti uma diferença considerável da versão engarrafada no Brasil. Mais redondo e cremoso. Gostei muito, tomara que continue assim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente há uma grande diferença entre o whisky engarrafado aqui no Brasil e o engarrafado na Escócia. E o de lá é, sem dúvida, bem melhor. Senti isso no Bell's, que agora também voltou a ser engarrafado lá. Espero que continue assim também. Um abraço.

      Excluir
  29. Quando experimentei ele a primeira vez uns 4 anos atrás me surpreendeu muito sua qualidade superando tranquilo Cavalo branco, red label, willams, e etc. Já no início desse ano senti uma baixa na qualidade muito perceptível e evidente, muito alcoólico e diferente. Não sabia que estava sendo engarrafado aqui no Brasil. Estou lendo agora a resenha e na fila do supermercado, peguei uma garrafa e observei que foi engarrafada na Escócia. Por R$ 39,00 darei nova chance para conferir se a qualidade anterior realmente voltou. Espero que sim pois sempre o encontro muito baratinho, o que o torna uma excelente opção pra o dia a dia, guardando os melhores para ocasiões especiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para perder a este preço. E engarrafado lá fora com certeza é muito melhor. Um abraço.

      Excluir
  30. Esse wiski é bom pra toma c gelo? Até 55 $ qual o melhor com gelo? To meio quebradss malz kkkkkj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral, os whiskies standards são feitos para serem bebidos com gelo ou em misturas. Nesta faixa de preço temos, além do B&W, Passport, Teacher's e Bell's. Um abraço.

      Excluir
  31. Estou pensando em adquirir este uisque, está 68 reais aqui. Recomenda ele com um pouco de água? É melhor que o Passport?

    ResponderExcluir
  32. Pode colocar um pouco de água sim que ele fica melhor equilibrado. Considero ele melhor que o Passport, mas tudo depende de gosto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  33. Eu gosto muito desse uísque. Claro q gosto e algo bastante subjetivo, mas pra mim, com certeza mais gostoso q o Ted ou o White Horas, por exemplo. E o preço com ele sendo engarrafado no Brasil está excelente pela qualidade.

    ResponderExcluir
  34. Olá

    Comprei duas garrafas do Black e White no Extra Delivery (Internet), na promoção do dia do consumidor. As duas garrafas vieram sem a caixa e sem o selo de IPI. É assim mesmo?

    ResponderExcluir
  35. Bonarfio, quanto à caixa dos whiskies, às vezes estas bebidas são compradas em grandes lotes, com caixas contendo várias garrafas, sem caixa. Quanto a isso não há problema. Agora, quanto ao selo do IPI, deveria conter sim, principalmente se for uma importação legal. Então, um pouco estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Gostaria da sua opinião e de outros.
      Numa classificação de Whiskys 08 anos qual seria sua classificação dos 05 primeiros. Obrigado

      Excluir
    2. Galo Doido, só experimentei exatamente 5 até agora e os classifico assim: 1. Blairmhor 8 Anos; 2. Islay Mist 8 Anos; 3. Glengarioch 8 Anos; 4. Grant's Elementary Oxygen 8 Anos; e 5. Jim Beam Black 8 Anos. E estou ansioso por experimentar o Glenfarclas 8 Anos. Não é comum aparecerem no mercado whiskies com 8 anos de idade. Geralmente, no caso de single malts, o idela de maturação se dá em torno dos 12 anos. Geralmente quando são mais novos que 10 anos, as destilarias preferem lançar os whiskies sem a menção da sua idade para não ser interpretado como de pouca qualidade por ser um whisky jovem, não muito envelhecido, abaixo daqueles 12 anos considerado ideal. Por outro lado, algumas destilarias são confiantes no seu trabalho e quando estampam a idade em seus rótulos estão assumindo que aquele whisky tem a qualidade necessária para aquela idade. Mas são poucas as que fazem isso com whiskies menos envelhecidos, por isso há poucos whiskies 8 anos no mercado. Espero ter ajudado, um abraço.

      Excluir
  36. Michael...realmente me surpreendi com o sabor do Black..e confesso q nao sabia q estava sendo engarrafado aqui.Acho que nao deixariam acontecer a perda da qualidade e sabor.Pesando custo e benefício ele supre meu preferido J&B, embora um pouco mais forte porém saborosíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade não deve ser perdida pelo envaze em outro lugar, deveria ser a mesma em qualquer lugar do mundo. É um excelente custo x benefício e um ótimo substituto para vários blends. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel, obrg pela sua avaliação.
      Comprei um dito cujo no último domingo e estava preocupado cm a qualidade. Realmente o preço é mt atraente e me fez duvidar da qualidade. Agr cm sua magnífica avaliação vou degustar o dito whisky cm mais segurança.
      Ah, tive que lebrar,falando da minha duvida sobre não haver qualidade pelo fato do preço ser baixo, que o vinho toro loco, que custa 25$, foi premiado em 2011 e 2014.

      Excluir
    2. Às vezes nos surpreendemos com produtos mais baratos. É muito bom quando vamos experimentar algo sem nenhuma expectativa e este algo nos surpreende positivamente. É sempre um bônus. Conte depois sua experiência na degustação. Um abraço.

      Excluir
  38. Estou pensando em usar este whisky na festa de 15 anos de minha filha.o que você acha? Eu passo vergonha em servi-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estará fugindo do manjado Red Label nas festas. Será diferenciado. Não será vergonha alguma. Se quiser manter a proposta de baixo custo, citaria ainda o The Famous Grouse ou White & Mackay. Subindo um pouco de preço, Chivas 12 ou Black Label. Mas não sei qual a sua margem de gasto. De qualquer maneira, o Black & White atende muito bem. Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
  39. Perfeito para quem acha whisky forte, esse foi agradavel na degustação, recomendo até sem gelo, desce suave. A propósito, muito bom o texto e a opinião.

    ResponderExcluir
  40. Há cerca de 15 anos atrás, um amigo de meu filho levou uma garrafa de Black&White que segundo ele estava com seu pai por uns 10 anos. Foi o whisky mais delicioso que já tinha provado, o sabor defumado era bem marcante; bebo-o até hoje, mas nunca mais bebi um com aquele sabor. Pergunto: fica saboroso ao longo do tempo?
    Wilton Oliveira - wilton1000@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilton, a verdade é que os whiskies que foram fabricados mais antigamente tinham uma melhor qualidade do que temos hoje, daí a percepção de ser melhor. Mas não é porque ficou muito tempo na garrafa, porque o whisky não modifica com o tempo na garrafa, somente nos barris, e sim porque eram melhor elaborados e utilizavam melhores barris que hoje em dia. Todos os whiskies que tive a oportunidade de comparar uma garrafa antiga com uma atual, até agora, sem exceção, as antigas foram melhores. Um abraço.

      Excluir
  41. Porq na garrafa diz produzido e engarrafado na Escócia se na vdd ele está sendo engarrafado no Ceará?

    ResponderExcluir
  42. Porque voltou a ser engarrafado na Escócia. Por um tempo esteve sendo engarrafado aqui no Brasil, mas, agora, só se encontrar garrafas mais antigas. As novas, já voltaram para a Escócia.

    ResponderExcluir
  43. Adorei seus comentários ! Ótimo para um apreciador iniciante como eu ! Parabéns

    ResponderExcluir
  44. Obrigado. Não exite em perguntar se houver qualquer dúvida. Abraço.

    ResponderExcluir
  45. Adorei o blog as sua representação do uísque, comprei hj e vim conhecê-lo pela Net. Estava em dúvida nele ou no White horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hingridy, depois poste as suas impressões sobre o whisky. O White Horse é um dos meus standards preferidos.

      Excluir
  46. Michel, qual o canal adequado para relatar ocorrencias "estranhas"ao bom black & with?

    ResponderExcluir
  47. Um verdadeiro custo benefício,muito saboroso e baixo teor alcoólico,na minha opinião muito mais saboroso que o red label.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente custo x benefício e sem dúvidas mais saboroso do que o Red.

      Excluir
  48. Respostas
    1. Fernando, apenas diferença de embalagem. As garrafas mais novas estão vindo com tampa branca, enquanto que as mais velhas eram com tampas pretas. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  49. Um bom uísque. Estou aprendendo a apreciar esse tipo de bebida e, sem dúvidas, o Black and White não deixou a desejar em nenhuma das vezes que o degustar. Gosto muito de cerveja e de vinho, mas conhecer e apreciar uísque tem me trazido um contentamento bom. E ler artigos simples e ponderados, como este, que não ficam depreciando as bebidas pelo fato de elas não serem caras, deixa-me tranquilo com relação a essa ponderação tão necessária nestes tempos. Abraco! Apreciemos o que é bom pois a vida é finita!

    ResponderExcluir
  50. Obrigado pelas palavras Del silva. Realmente devemos aproveitar as coisas boas da vida enquanto podemos. E nem só de coisas caras vive o homem. Há muitos bons whiskies e baratos, basta saber apreciar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  51. ótimo post, parabéns e obrigado! de fato, o b&w é nitidamente superior ao j. walker red label - e custa a metade do preço, por enquanto!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras de incentivo. Realmente, o custo x benefício deste whisky é muito bom. Abraço.

      Excluir
  52. Tomei pela primeira vez graças ao seu póst, muito bom e barato..comprei por 57,00 aquí na minha cidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o preço. Um ótimo custo x benefício. Tenho um amigo que não fica sem ele.

      Excluir
  53. Gosto muito do Black & White. Comprei 5 ampolas essa semana...todo dia tomo umas doses a noite pra relaxar. Acordo no dia seguinte sem problemas. Realmente um uisque leve para o dia a dia. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proença, certa vez perguntaram como fazer para não ter aquela angústia de ver a garrafa terminando. A resposta era comprar mais garrafas do que se consegue beber. Pelo jeito você está fazendo isso, rs. Nada como ter várias garrafas do whisky preferido à disposição. Ótima pedida. Abraço.

      Excluir
  54. Olá Michel.
    Creio que muitos, assim como eu, ainda consultam o blog para conferir sua opinião. A percepção sobre o B&W é muito coerente. Hoje tive o prazer de adquirir uma garrafa por apenas 32,00 no Atacadão em Rio Preto-SP e sem dúvida foi uma das melhores compras. Me surpreendi com o sabor e até mesmo o aroma. Recomendo para quem deseja ter o prazer de consumir qualidade por um ótimo preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que mais pessoas, assim como você, além de consultar o blog tenham ótimas experiências baseadas nele. Realmente a sua aquisição foi com um ótimo preço. E o whisky é mesmo surpreendente. Um abraço.

      Excluir
  55. Porquê as lojas vendem como 8 anos se nem o fabricante não especificou a idade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda há falta de informação no mundo do whisky. Há muito mais bebedores de whisky do que verdadeiros entusiastas que vão em busca de informação e aprofundamento no tema. Até mesmo as lojas não possuem este conhecimento e propagam uma inverdade como se fosse o certo. Até mesmo o marketing é responsável por esse destrabalho: melhor vender algo com "8 anos" do que algo sem nada declarado, não é verdade? Um abraço.

      Excluir
  56. Esse whisky é feito para quem não gosta de whisky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade há whiskies para todos os gostos e bolsos. Abraço.

      Excluir
  57. Ultimamente, tenho comprado o b&w nos atacarejos a bons precos (entre 40 e 50 R$) porém não estou gostando. Está muito forte. Picante.
    Era adocicado. Será q os atacarejos vendem falsificado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouço muitas histórias sobre isso mas, infelizmente, não há como provar. Estas lojas, supostamente, devem ter fornecedores confiáveis, então, não era para serem falsificados. O ideal seria uma comparação entre whiskies comprados em diferentes lugares para tirar uma conclusão. Um abraço.

      Excluir
  58. Boa tarde tenho uma garrafa de whisky Black White com mais de 35 anos guardada tenho interesse em vender só que eu não sei qual o estimado valor que ela merece poderia me ajudar com a questão do valor para esta garrafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, infelizmente estas garrafas antigas, por si só, não geram valor agregado. Mesmo guardada por este tempo todo, o líquido não envelhece. Então, teoricamente, o líquido que está lá, é o mesmo líquido vendido numa garrafa atual. Talvez para alguém que colecione garrafas antigas seja uma venda certa, mas é muito difícil, haja vista que o maior mercado de colecionadores é de single malts. Então, o melhor mesmo é abrir e apreciá-la. O preço dela será um pouquinho só mais cara que o preço atual. Um abraço.

      Excluir
  59. Ola michel to acompanhando seu blog belo trabalho parabéns por fazer revils de varias camadas de preço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. A intenção é mesmo a de incluir vários tipos de whisky e atender a várias demandas, principalmente de bolso, rs. Um abraço.

      Excluir
  60. Ainda tenho um importado exclusivo para o Brasil pela M.chandon-provifin Ltda.
    Produzido combinado e engarrafados na escocia

    ResponderExcluir
  61. Olá, estou gostando muito do seu blog, estou aprendendo bastante sobre o universo do whisky, principalmente porque sou um principiante, mas gosto muito de bebidas destiladas, falando especificamente do BW, achei um ótimo whisky, principalmente pelo preço de 40,00 reais, o que eu comprei é fabricado e envasado na Escócia, ele é muito melhor que o Bells, senti pouca presença de álcool e não senti aquele gosto acetinado, normalmente eu tomo com bastante gelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, que bom que tenha gostado do blog. Em breve voltarei a atualizá-lo. E este B&W engarrafado na Escócia está muito bom mesmo. Abraço.

      Excluir
  62. Michel, depois que descobri seu blog, virei fã e tenho aprendido muito com suas análises e comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado beto reis.. O blog está um pouco parado mas em breve retornarei com mais conteúdo. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  63. Alguém me dá dica do que servir com esse Wisky?
    Não sei o que combina de pratos
    E sobre a bebida fica legal servir com gelo de água de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode servi-lo com chocolate, frutas secas, nozes, carne grelhada. Sobre o gelo de água de coco, confesso que ainda não experimentei, mas tem bastante gente que testou e gostou. Vale a tentativa. Um abraço.

      Excluir
  64. Pq existe tampa branca e tampa preta? Algum é falso? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas diferença de embalagem. As garrafas mais novas estão vindo com tampa branca, enquanto que as mais velhas eram com tampas pretas. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  65. Como saber se é original antes de comprar e abrir a garrafa ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas medidas podem ser tomadas antes, como verificar o selo do IPI, o rótulo traseiro que deve trazer informações em português, comprar de loja confiável, verificar a tampa e o lacre, se não foram violados, de preferência não comprar em baladas. Fora isso, não tem como dizer se é original ou não se não provar. Um abraço.

      Excluir
  66. E quanto essa questão do corante de caramelo, citado no contra rótulo do B&W. Isso não é prejudicial à saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuri, este corante não muda o sabor da bebida e é liberado pelas agências de saúde como produto alimentício. Então, pode ficar tranquilo. A principal função do corante é homogeneizar a cor das garrafas para que fiquem todas iguais. Abraço.

      Excluir
  67. Olá. Parabéns pelo trabalho. Sabe dizer a diferença entre o Black and white importado e o nacional ??

    ResponderExcluir
  68. Respostas
    1. Muitos degustadores profissionais que trabalham na linha final de produção,alegam que o gelo tira todo o aroma natural do wisky,mais se for batida de frutas,entre outros,aí sim,o gelo cai bem.. :)

      Excluir
  69. Boa noite eu tenho uma garrafa que não tem os cachorrinho quanto anos ele tem

    ResponderExcluir
  70. Eu tenho uma garrafa que não tem os cachorrinho quanto anos ele tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas em 2013 os dois cachorrinhos foram incluídos no rótulo... então seu exemplar é anterior a essa data!

      Excluir
  71. Eu tenho duas garrafas do Black white ,porem, não descarto o tradicional passport; não sou exigente com marcas intermediárias como red label etc...Essas duas marcas que citei acima não mim deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  72. O sabor metalico, forte e acentuado, desclassifica essa bebida.

    ResponderExcluir
  73. que legal esse site! e o autor estimula o debate.

    ResponderExcluir
  74. Whisky Black And White Special Blend Of Buchanan's. Yem diferencia dos outros

    ResponderExcluir
  75. Estava procurando whisky para presentear um amigo que gosta de destilado e por tanto elogio a esse Black & Whait vai ser esse que vai ser o presente, obrigada por mim ajudar na escolha

    ResponderExcluir
  76. não sei o que acreditar de alguns comentários, alguns de anos atras, falando que é engarrafado no Ceará, comprei hoje, uma garrafa de 1 litro de Black&White, hoje 08/02/2022. esta escrito na garrafa "Produzido e engarrafado na Escócia", o que é mentira e o que é verdade ?

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: