Whisky

Whisky

domingo, 15 de novembro de 2015

Desvendando Nº 31 - Bell's Extra Special

“Vários whiskies bons misturados entre si agradam aos palatos de um número maior de pessoas do que um whisky puro”, disse Arthur Bell.


Assim como vários outros blends escoceses, o Bell's inicia sua história numa pequena loja da cidade de Perth. A loja foi aberta em 1825 e comercializava chá e whisky.

Arthur Bell se tornou sócio da empresa em 1850 e passou a se interessar pelos whiskies misturados, que cresciam em popularidade. Por isso, começou a comprar estoques de bons whiskies para seus clientes e também para o blend da empresa, que ganhava mercado. O crescimento do sistema ferroviário da Escócia significava maior capacidade de escoamento da produção aos novos mercados que se abriam na Inglaterra, o que o levou a nomear logo um representante em Londres, em 1863.


Arthur morreu em 1900 e deixou a empresa para os filhos. Quatro anos depois o nome Arthur Bell & Sons já estampava o rótulo da bebida, que mostrava uma pedra sendo arremessada por um jogador de curling (esporte tradicional escocês jogado em uma pista de gelo, que lembra o boliche e é bastante popular nos Estados Unidos, no Canadá e em países nórdicos).

Em 1933, a Bell's adquiriu as destilarias Blair Athol e Dufftown e, três anos depois, a Inchgower. Em 1985, a companhia perdeu sua independência e foi comprada pela Guinness e, em seguida, pela United Distillers.


Hoje em dia a empresa pertence à Diageo, que tomou uma série de medidas para consolidar a posição da Bell's. As instalações destinadas aos visitantes da destilaria Blair Athol (a fonte do single malt da essência do blend) foram melhoradas e o blend em si passa por transformações e evoluções contínuas, Depois de 14 anos sendo vendido como um 8 anos, o Bell's não apresenta indicação de idade desde 2008. Porém, mantendo o espírito do próprio Arthur Bell, grande ênfase é depositada na qualidade dos blenders, e a empresa afirma que os consumidores experientes preferem a nova versão.

Os decanters famosos da Bell's são lançamentos com edições limitadas. Foram produzidos pela primeira vez na década de 1930 e um decanter decorado com imagens festivas e alegres é lançado a cada Natal desde 1988.


O que pude perceber:
Cor: ouro claro. Médio corpo.
Aroma: cereais, lembrando pão, malte, caramelo, baunilha, álcool não muito pronunciado e grãos. É bem seco. Com um pouco de água, os aromas foram suavizados, pronunciaram-se os de cereais e deu para perceber algo frutado, cítrico. Com uma pedra de gelo, desta vez senti um cheiro azedo, assim como o cheiro de grãos bem pronunciado. Um pouco de frutado. A baunilha sumiu.
Paladar: primeiro nota-se um sabor azedo, adstringente, depois, o álcool, que não é muito sentido no aroma, vem queimando tudo, deixando uma ardência na boca. Por fim, o sabor dos grãos toma conta. Com água, o azedo do início enfraqueceu, começou mais leve, passou para o gosto de cereais e então, o álcool voltou a preencher a boca, descendo queimando. Com gelo, o whisky ficou meio licoroso e seus sabores se enfraqueceram. Ficou cremoso, permanecendo ainda o azedo, porém a queimação do álcool diminuiu bastante. A finalização ficou bem curta.

Depois que você o prova, consegue sentir os cheiros de ervas e temperos, algo picante. Na segunda prova, já esperando o que vinha pela frente, deu para perceber outros sabores, mas o álcool sempre toma conta, assim como o sabor picante e de ervas. Dos blends que experimentei até agora, na minha opinião, este foi o pior.

Quem acompanha meu blog sabe que não tenho preconceito com a bebida e experimento todos, sem distinção. Mas este eu confesso que não gostei. Um sabor azedo, algo como produto de limpeza toma conta de tudo, mesmo com água e gelo. Cabe ressaltar, porém, que não é o mesmo Bell's vendido aqui no Brasil. Este é o Bell's Extra Special, engarrafado na Escócia e com 43% ABV. O que é vendido no Brasil é engarrafado aqui e com 40% ABV. Talvez esta diferença de 3% no teor alcoólico tenha feito com que o whisky ficasse “ardido”. Acho que em misturas, ele ficará bom.




Bell's Extra Special

Blend Teor Alc 43%


Assim como o Blair Athol, o Dufftown e o Inchgower são componentes importantes deste whisky, juntamente com o Glenkinchie e o Caol Ila. Um blend moderadamente encorpado, com aroma de nozes e leve sabor de especiarias.

13 comentários:

  1. Olá gostei da análise. Você teria uma observação do Bells vendido no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, o Bell's vendido no Brasil é o Original, com 40% de teor alcoólico e sem sombra de dúvidas, na minha opinião, é mais agradável do que esta versão apresentada no review. Um abraço.

      Excluir
  2. Apesar de eu gostar de whisky puro sem gelo, só compro aqueles que já conheço, que são o Red o Black e o Jack Daniels. Mas esses dias tomei esse Bells daqui e gostei muito.
    Por acaso tu posta esses textos em alguma rede social para eu seguir?? Quero experimentar outros. Acho que to perdendo tempo comprando Red Label. KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, tem muita vida além do Red, Black, Balla.... Você pode seguir a página do blog no Facebook para não perder nenhum review e notícias. Também pode ler os reviews já feitos aqui para escolher seu próximo whisky. Um abraço.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da sua página e gostaria de tirar uma dúvida. Esse bells vendido no Brasil com o rótulo da bandeira do Reino Unido por 30 reais é realmente o bells? Pois achei muito barato para um whisky com uma história imponente.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado por acompanhar o blog, espero ajudar sempre. O Bell's com este novo rótulo é realmente o Bell's escocês. A diferença deste para as versões anteriores do Bell's vendido aqui no Brasil, é que ele voltou a ser totalmente produzido na Escócia. Antes ele era produzido na Escócia e enviado para ser engarrafado no Brasil. Agora já vem pronto. Não experimentei ainda mas pode ser que sob controle de qualidade escocês ele seja melhor que o engarrafado por aqui. Um abraço.

      Excluir
  4. Utilizo o Bells vendido no Brasil para misturar com água gaseificada, ou club soda. Fica muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que nunca experimentei com água gaseificada. Taí uma boa pedida, irei testar. Um abraço.

      Excluir
  5. Tomei essa nova versão do Bells de 700ml com o rótulo da bandeira do Reino Unido. Um blended modesto, mas pelo preço nao pode lhe entregar nada surpreendente. Gostei, dia seguinte tranquilo. Tomo ele com UMA pedra de gelo grande e água de coco natural (nao industrializada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há coisas que são lógicas e não dá para fugir, não dá para esperar muito de algo muito barato, mas se colocarmos dentro de sua categoria e esperar o retorno de acordo, ele cumpre sua finalidade. nunca experimentei com água de coco ou mesmo gelo de água de coco. Um dia irei tentar. Abraço.

      Excluir
  6. Ola Hansen

    tenho alguns Whiskies e gostaria de saber mais sobre ele e seus valores , poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franklin, enviei um email para você. De qualquer forma, mande um email para michel.edu.hansen@gmail.com com as fotos dos whiskies e se possível alguma história sobre eles, de como estão guardados, por quanto tempo, etc...

      Excluir
  7. Fala ae meu amigo queria saber se você sabe quanto custa uma garrafa de whisky Bell's extra especial aqui no Brasil?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: