Whisky

Whisky

quarta-feira, 4 de março de 2015

Desvendando Nº 17: Glenfarclas 12 Anos


Domingo passado, 01/03, fui até Campinas-SP, a convite de Maurício Salvi, dono da página no Youtube e Facebook Whisky em Casa, para fazer um vídeo review do whisky Glenfarclas 12 Anos.

Confesso que ficar à frente de câmeras não é a minha praia, prefiro escrever a falar. Mas na equação que tira o nervosismo, falta de jeito e a timidez, minhas, e soma o talento do Maurício em suas apresentações, o vídeo ficou bom. Melhor ainda foi o whisky.


A Destilaria Glenfarclas originou-se em 1836 e pertence à família Grant desde 1865. É a destilaria mais antiga nas mãos da mesma família da Escócia. E isto por si só é fenomenal, considerando que os proprietários que dominam este meio são, em geral, grandes corporações. E não são os mesmos Grant da Wiliam Grant & Sons, da Glenfiddich e nem os da Glen Grant. Estes são J & G Grant, pai e filho, John e George Grant.

A Glenfarclas, que significa em gaélico escocês “vale da grama verde”, foi a primeira destilaria a oferecer uma expressão cask strength, o Glenfarclas 105, com 60% de teor alcoólico. Possui os maiores alambiques de Speyside. Apesar disso, seu malte é pesado, em consequência do fogo direto utilizado na destilação.


O que pude perceber:
Aroma: nota-se nitidamente a influência do xerez, com notas de especiarias. Também canela e um pouco de frutas secas. Apesar do teor alcoólico de 43%, o álcool não é sentido.
Paladar: confirma as notas de especiarias. Também um pouco de cereais. Bastante encorpado.


Um whisky muito bom, agradável e que vale a pena ter em casa. Confira no vídeo os comentários.


Obrigado Maurício pelo convite, espero participar de outros vídeos pela frente, só que da próxima vez, creio eu, um pouco mais desenvolto. 
Seguem os links da Whisky em Casa:
Youtube: Whisky em Casa
Facebook: Whisky em Casa

7 comentários:

  1. Parabens pelo blog e o video ficou otimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Michel,

    resenha bem legal e diferente!

    fiz o pedido do Glenfarclas 12 no Single Malt Brasil e estou ancioso em experimentá-lo para saber a influência do Xerez! Sou fã do Highland Park 12 e 18 mas o Glenmorangie Lasanta 12 e o Macallan Fine Oak 12 não me impressionaram muito.

    Espero que este Glenfarclas 12 me surpreenda!


    Abraços,

    Keizo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Keizo. Gostei muito deste whisky. Encorpado, pesado e redondo, com o aroma e o sabor do malte com as especiarias se sobressaindo. Muito bom. Espero que ele te agrade. Um abraço.

      Excluir
  3. Boa tarde Michel, sou fã, não, fanático por single malt... Este Glenfarclas 12 Anos é a melhor relação preço/qualidade nos single malts não turfados, repito, não turfados. A pior relação P/Q é o Macallan. Por outro lado, já que perfeição não existe, nos Glenfarclas o rótulo é feio, a caixa mal desenhada e falta criatividade para criar outros produtos. Outro "defeito" : é clássico demais, se beber só dele vai acabar enjoando. Um abraço, Patrick Meyer

    ResponderExcluir
  4. Olá novamente Patrick. O Glenfarclas 12 anos é um whisky bem honesto e não decepciona. Realmente um excelente custo x benefício, trazendo um ótima bebida e de qualidade por um preço bacana. Os Macallan, por vezes decepcionam. Ainda mais se você levar em consideração o preço que se paga por cada garrafa. Voltando a Glenfarclas, tudo é feito para a redução de custos, daí seu preço ser bastante competitivo: não tem garrafa elaborada, rótulo, nem embalagem. E na destilação, varia-se os anos e os barris. Ainda bem que temos várias outras opções de whiskies para não enjoar os Glenfarclas. Se bem que, de vez em quando, é sempre bom revisitá-los. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, Mestre Cão e sem falar do "majestuoso" Glenfarclas 105, com não menos de 60% de teor alcoólico, o primeiro whisky "Cask Strength" / "Barrel Proof" a ser lançado no mercado em 1968 e que até hoje não perdeu de sua imponência nem de sua opulência.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: