Whisky

Whisky

sábado, 3 de outubro de 2015

Whiskey Irlandês

A Irlanda é para muitos o local de nascimento do whisky. Porém, se a destilação da bebida tem suas origens naquele país ou na Escócia, é algo que provavelmente nunca saberemos.


Com seu whiskey singular e autêntico, a Irlanda oferece uma bebida de gosto inconfundível, marcado pela tradição. O tempo não o alterou significativamente, em parte por conta da tridestilação em alambique, em parte pelo uso de cevada não maltada, finalmente pela ausência do defumado.

Grande parte dos whiskeys irlandeses é tridestilada, tradicionalmente com o uso do alambique e modernamente em destiladores contínuos para a obtenção do Grain Whiskey para os blends. A secagem do malt nas destilarias irlandesas é feita sem recurso à turfa. O Irish deve ser maturado, por três anos no mínimo, em barris de madeira.


Assim como o Scotch Whisky, o Irish Whiskey deve sua denominação ao país onde é destilado e envelhecido. Considera-se Irish somente o whiskey destilado e envelhecido na ilha da Irlanda.

A elaboração apresenta duas diferenças em relação ao Scotch: o Irish é destilado três vezes, contra duas, em geral, no Scotch, e entra na sua composição cerca de um terço de cevada não maltada. Alterando a porcentagem de cada ingrediente, chega-se a diferentes resultados, desde o whiskey leve até o pesado. Esta inserção de cevada não maltada se deu no início do século XIX. Um imposto sobre o malte levou os destiladores a empregar grandes proporções de cevada não maltada, e isso permaneceu um elemento definidor do sabor atual dos whiskeys irlandeses.

Além disso, na elaboração de Irish Whiskey utiliza-se carvão para aquecimento, material que não exerce influência significativa no sabor da bebida. A ausência do aroma e do gosto defumado, característicos de muitos whiskies escoceses, contribui para a diferença. Embora a geografia da Irlanda seja bastante turfosa, talvez a turfa não tenha sido usada porque a indústria ficou importante muito antes de o corte da turfa ter sido mecanizado, e portanto as destilarias preferiam usar madeira ou carvão para secar seu malte.


Devido à sua tripla destilação, o Irish apresenta-se com maior teor alcoólico na saída do alambique do que o scotch. Como na comercialização ambos tem de possuir um mínimo de 40%, a necessidade de água de diluição é maior no irlandês.

A maturação se dá em barris de carvalho utilizados anteriormente para rum, brandy, bourbon ou jerez. Outra particularidade irlandesa diz respeito ao toque condimentado que a cevada crua confere à bebida.


A Irlanda produz quatro tipos de whiskey. O whiskey do tipo pure pot still é difícil encontrar em outros lugares. O whiskey pot still é feito de cevada maltada e não maltada misturadas em um alambique tradicional. Hoje em dia, ele só é produzido pela Midleton e só existem duas versões do whiskey pure pot still, o Redbreast e o Green Spot. No entanto, ele pode ser encontrado como matéria-prima dos whiskeys irlandeses mais populares, incluindo o Jameson, Paddy e principalmente o Powers Gold Label.

O whiskey do tipo single malt é feito somente de cevada maltada. É um estilo popular, produzido em toda parte, da Escócia ao Japão. Na Irlanda é fabricado pela Bushmills e pela Cooley, em diversas idades. Em sua maior parte, os single malts irlandeses não são turfados, mas a Connemara quebra essa tendência com um clássico malt irlandês turfado.



Produzido em um alambique de coluna, o whiskey de grão é normalmente feito de milho na Irlanda. Tem um sabor mais suave que o whiskey de malte ou que o pure pot still. Midleton e Cooley fazem whiskeys de grão. A primeira usa grão nos whiskeys Jameson e Paddy, por exemplo. Cooley usa seus grãos para blends, apesar de também engarrafar um single grain de 8 anos chamado Greenore. As marcas de whiskey irlandês tais como Jameson, Powers, Paddy, Black Bush e Kilbeggan são blends. Na Irlanda, isso significa que é feita uma mistura de whiskey de grão com pot still e single malt, podendo-se usar um dos dois ou os dois.

6 comentários:

  1. Oi Michel, não sei se te interessa, mas FYI:
    http://www.belgaleria.com.br/catalogo.asp?PgI=0&p=&Dia=&Num=2979&Vig=0&Fav=0&Tipo=&Srt=0&Pesquisa=
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Não sei, mas talvez seja interessante para colecionador, o que não é o meu caso. Sou apenas um reles apreciador que de vez em quando toma uns 'drams'. Recentemente sugeri que vc tentasse elaborar uma tabela de blendeds classificando-os de acordo com as suas características (frutados, defumados etc.). Talvez seja interessante não uma mas duas tabelas, uma com blendeds premium e outra com standards.
    Abs. e parabéns pelo blog.
    PS. escrevi este comentário 2 vezes. Não sei o que aconteceu da primeira vez, que apagou. E eu ainda não bebi nada hj.

    ResponderExcluir
  3. a.v. lombardi, entrei no site de leilões e vi muita coisa boa lá. Também sou apenas um apreciador e minha coleção é de miniaturas e encontrei algumas por lá. Quanto às tabelas, estão na minha lista de tarefas. Fica tranquilo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa,alguém sabe se existe algum site para compra uísque irlandês ou lojas tipo as americanas ???
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As próprias Americanas já estão vendendo o Jameson. Abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: