Whisky

Whisky

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Desvendando Nº 46: Grant's Cask Editions Ale Cask Finish Nº 1


A William Grant & Sons prospera em Speyside desde 1887, quando William Grant e sua família inauguraram a destilaria Glenfiddich. Grant teve longo aprendizado em destilarias concorrentes e aplicou o conhecimento adquirido em seu próprio negócio. A empresa é renomada por voltar suas atenções ao whisky e pela determinação em passar isso de uma geração a outra. É famosa também pela destilaria Glenfiddich e pela fornecedora de single malt, Balvenie. Um terceiro malte é produzido, o Kininvie, reservado para blending.

A Grant's construiu uma destilaria de grãos em Girvan, em 1963. Escolhido pelo fácil acesso aos suprimentos de milho norte-americano, o local se expandiu e uma nova destilaria de malte, a Ailsa Bay, foi inaugurada pouco tempo atrás. Sua produção é reservada para blending, já que a empresa controla seus suprimentos de whisky de perto. Há uma boa razão para isso: o blend Grant's Family Reserve ultrapassou a barreira de 1 milhão de unidades em 1979 e continua crescendo em ritmo excepcional para atender à demanda de consumo de whisky escocês.


Hoje a Grant's vende cerca de 4 milhões de unidades por ano e é uma das cinco maiores marcas no mundo. O fato de a empresa estar em mãos privadas, e não se sujeitar a pressões de acionistas, possibilitou que os blenders da Grant's trabalhassem com um estoque impressionante, com algumas expressões de 40 anos atrás. A produção de blended whisky permanece fiel à garrafa triangular que caracteriza as bebidas da empresa.

O que pude perceber:
Características: cor palha claro, médio corpo.
Aroma: no início um pouco do álcool pronunciado. Driblado o álcool, o adocicado toma conta. Suave, baunilha, mel e, como não poderia deixar de ser, um certo toque de cerveja, aquelas em que o malte é bem pronunciado. O aroma é realmente bastante agradável. Os whiskies de grãos também são perceptíveis, mas não influenciam muito. Também dá para notar algo cremoso e frutado que deixa o aroma bem equilibrado. Com um pouco de água os cereais são mais evidenciados, assim como um aroma mais amargo. Aparece também um pouco de frutado, puxando para frutas cítricas, e por fim a baunilha e o mel aparecendo para dar o toque final adocicado. Com uma pedra de gelo o aroma é o de uma cerveja pilsen. Fica bem fresco, com um frutado pronunciado. A baunilha e o mel teimam em estar presentes mas o aroma de cereais, antes bastante presente, se contrai um pouco.
Paladar: primeiramente o gosto dos whiskies de grãos e uma certa dormência na boca devido ao álcool. Depois vem o adocicado, uma mistura de baunilha, malte e mel. O gosto final é como se estivesse bebendo a espuma de uma cerveja. Bem interessante. Um leve amargor também fica. Como no aroma, há um certo equilíbrio também no paladar. A adição de água ameniza o álcool, mas também como ocorreu no aroma, evidencia mais os whiskies de grãos, privilegiando um sabor amargo de início, e só depois, na finalização, aparece um pouco do frutado, da baunilha e do mel. Permanece na boca um gosto de malte e a cerveja novamente se faz presente. O gelo retirou o sabor amargo que antes era sentido, deixando somente o frutado, o mel e a baunilha. Permanece o adocicado e a finalização de espuma de cerveja.


O Grant's Ale Cask combina as notas da cerveja Edinburgh Strong Ale, produzida pela Caledonian Brewing Company. A ligação entre cerveja e whisky parece incompatível, mas é um whisky interessante. A finalização em barris de cerveja proporciona algo mais do que simplesmente sair do lugar comum. A cerveja deu um toque de amargor, típico das cervejas, mas ao mesmo tempo há uma doçura que se contrapõe, deixando um sabor bem complexo, bem casado, macio. Combinação bem interessante. Embora o álcool seja um pouco pronunciado, não incomoda.

Também é gratificante experimentar pela primeira vez um whisky diferente e tentar descobrir, aos poucos, todas as suas nuances. A Grant's conseguiu entregar para seu público uma bebida bem equilibrada, além de uma opção a mais dentro do vasto mundo do whisky com diferentes finalizações.





Grant's Cask Editions Ale Cask Finish Nº 1
Blend Teor Alc 40%


A Grant's se aventurou a criar finais amadeirados especiais e obteve grande sucesso. Este é um whisky escocês finalizado em barris que antes armazenaram cerveja. Os cascos de cerveja feita de malte dão à bebida um sabor único e cremoso de malte e mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: