Whisky

Whisky

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Desvendando Nº 51: Glenmorangie Lasanta 12 Anos


A história da destilaria Glenmorangie já foi contada neste blog quando foi publicado o review do Glenmorangie Original 10 Anos. Quem quiser conhecer ou relembrar, basta clicar aqui. Hoje começaremos a falar das vertentes do Glenmorangie Original, ou seja, as finalizações em barris do seu portfólio. Começando com a finalização em xerez, o Glenmorangie Lasanta.

A destilaria Glenmorangie (vale da tranquilidade, em gaélico) ainda hoje divide opiniões por sua devoção ao envelhecimento em barris diversos, o que ofende alguns puristas. Foi na metade da década de 1990, sob influência de sua então detentora, Macdonald & Muir, que trabalhava bastante com vinhos, que ela passou a introduzir diferentes acabamentos, de variações do xerez, como o fino, a vinhos Madeira, Porto e franceses. Depois, apresentou também o carvalho virgem americano. A política de madeiras da Glenmorangie está entre as mais desenvolvidas da indústria.


A companhia seleciona suas árvores nas montanhas Ozark do Missouri, estas devem possuir pelo menos cem anos. São árvores de crescimento lento e de grãos apertados, que minimizam o efeito do carvalho no whisky maturado, produzindo um malte que retém o máximo possível da personalidade do espírito original. Esta madeira é então curada ao ar livre, transformada em barris e emprestada por quatro anos à destilaria Jack Daniel's em Lynchburg, no Tennessee.

Após chegar à Escócia, os barris são então preenchidos com o espírito novo e maturados por dez anos para formar o famoso Glenmorangie Original. A parte não engarrafada, será transferida para outros barris, por mais dois anos, onde ganharão os mais diversos aromas e sabores, dependendo do tipo de barril. O whisky de hoje, foi finalizado por dois anos em barris que antes continham vinho xerez.

O que pude perceber:
Características: cor âmbar, encorpado.
Aroma: aroma característico do jerez. Especiarias, picante. Também possui nozes, amêndoas e um frutado bem suave, cítrico. Sente-se um pouco de ameixas pretas, canela e gengibre. O adocicado também é perceptível, com um pouco de baunilha e caramelo. Nota-se bem o malte e a madeira junto a ele. O álcool é imperceptível no olfato. A adição de um pouco de água acentua ainda mais o jerez. As notas de amêndoas e frutas continuam. Nota-se agora um amadeirado juntamente com baunilha. Torna-se um pouco menos picante.
Paladar: quente e picante. Nota-se bem um frutado, confirmando as notas de ameixas pretas. O álcool, da mesma forma que no aroma, não se faz presente. Há também uma certa doçura, que equiibra o malte. A finalização é seca, de especiarias. É bem oleoso, cremoso, com as notas de amêndoas juntamente com um toque de chocolate amargo. A adição de um pouco de água acentua o frutado, o amadeirado, a baunilha, finalizando com especiarias.


Lasanta é o gaélico para “calor e paixão” e é produzido a partir do Glenmorangie Original de dez anos, finalizado por dois anos em barris que antes continham os vinhos xerez Oloroso e Pedro Ximenez. Filtrado a frio. Anteriormente era vendido em uma versão de 46% ABV finalizado unicamente em barris de vinho Oloroso e não filtrado a frio. O acréscimo do vinho Pedro Ximenez veio para trazer uma doçura ao malte e equilibrá-lo com a sua característica picante.

Quando experimentado no paladar, não se deve confundir a picância que faz esquentar a boca com o álcool, Esta é uma bebida muito fácil de se beber em que não se percebe a presença do álcool. Não me atrevi a experimentar este whisky com gelo, achei que iria estragar a experiência.


É um excelente whisky, complexo, equilibrado, muito bem balanceado. Aromas e sabores convivendo harmoniosamente, sem um se sobressair mais que outro. É uma bebida que ao meu paladar, posso dizer que ficou “no ponto”. Muito bem recomendado. Acredito que quem comprá-lo, não irá se arrepender.




Glenmorangie Lasanta

Single Malt: Highland Teor Alc 43%

Nova embalagem e redução do teor alcoólico não foram as únicas mudanças feitas para obter este final de xerez bem equilibrado: também é engarrafado filtrado a frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: