Whisky

Whisky

domingo, 29 de novembro de 2015

Desvendando Nº 32 - 100 Pipers


Criado em 1965 pela empresa Seagram, o 100 Pipers recebeu seu nome em homenagem a uma canção escocesa antiga. Simboliza a visão de 100 gaitas de fole conduzindo a marcha do exército sobre a cidade de Carlisle. Diante do temor do barulho o exército inglês, atordoado, bateu em retirada.

Quando a Seagram Company buscava uma marca para competir no setor de maior valor agregado, ela se inspirou na canção e deu o nome de 100 Pipers à sua marca. Tinha esperanças que, do mesmo modo, os concorrentes corressem de medo.

Com preço competitivo, foi um grande ícone da categoria “custo-benefício” do mercado de whisky escocês, onde teve um sucesso imediato. No Reino Unido, porém, por razões óbvias, foi depreciado.

O blend contém Alt-a-Bhainne, Braeval, Glenlivet e Longmorn. A Seagram desenvolveu a marca e ela continua a prosperar sob seus novos proprietários, a Chivas Brothers (que pertence à Pernod Ricard). Hoje, é um dos 10 Blends mais vendidos do mundo.

A venda do 100 Piper cresce em vários países, sendo o mais vendido na Tailândia. Espanha, Venezuela, Austrália e Índia, vêm logo atrás.


O que pude perceber:
Cor: âmbar claro, pouco viscoso.
Aroma: sente-se um aroma diferenciado, de frutas secas, talvez passas e frutas cristalizadas. Diferente do que eu esperava, sem muita influência dos whiskies de grãos e sem a presença pungente do álcool. Passa a sensação de algo mentolado. Com um pouco de água, acentuam-se os aromas mentolados e também surgem especiarias. Qualquer traço de álcool some. Com uma pedra de gelo, aromas de cereais e malte, além de uma sensação de cheiro de terra molhada.
Paladar: caramelo, cereais, um pouco picante. Uma ligeira dormência na boca, não muito forte, e finaliza com cereais. Com água, fica mais sedoso porém, sente-se agora o gosto dos whiskies de grãos e também um pouquinho de álcool. Já com gelo, achei que ficou aguado, perdendo suas características. No final ainda perdura um pouco de cereais, Ficou muito leve.

É um whisky suave, ótimo para ser misturado. Há outras opções melhores no segmento de blends standards. Nesta degustação levei vantagem. A garrafa que comprei de 1 litro veio com uma miniatura de brinde, de modo que não precisei abrir uma garrafa inteira. Como dá para perceber, uma garrafinha destas equivale a uma dose bem generosa.




100 Pipers

Blend Teor Alc 40%


Coloração pálida. Um whisky leve e muito misturável, com um paladar uniforme e, aida assim, um suave sabor defumado.

19 comentários:

  1. Tenho um guardado por 28 anos ou um pouco mais, tem problema em consumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eddie, o whisky na garrafa é uma bebida inerte, ou seja, não envelhece. Por outro lado, se estiver bem lacrada, não há problema algum no consumo. Se não estiver bem lacrada, o máximo que irá acontecer é mudar o sabor devido à evaporação do álcool e oxidação mas, mesmo assim, pode consumir sem problemas. Abraço.

      Excluir
  2. Não tem mais álcool e deve ter virado purgante.
    Enfim, vai dar uma bela caganeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que dê uma bela melhorada.

      Excluir
    2. Já abri garrafas de whisky dos anos 70 e 80 do século passado e o whisky no seu interior estava magnífico.

      Excluir
    3. Os whiskies mais antigos geralmente eram melhor elaborados, daí serem bem conceituados hoje em dia.

      Excluir
  3. Se a garrafa estiver bem fechada, o que costuma ser o caso, já que a esmagadora maioria das garrafas de whisky usa tampas metálicas de rosca, o whisky estará em bom estado. Já abri garafas com anos e até décadas e o whisky estava em perfeitas condições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se não há vazamentos, a vedação está boa, pode consumir sem medo.

      Excluir
  4. Ganhei uma garrafa dessa
    Mas está sem a cor tradicional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, está sem a cor tradicional do rótulo da garrafa por ser envelhecida ou o liquido mesmo está sem a cor característica?

      Excluir
  5. Tenho um desses que está na familia há mais de 20 anos porém a tampa dele é de plástico. Não abrimos ainda. Minha pergunta é, pela tampa ser de plástico, o conteúdo ainda está bom? Se eu abrir, em quanto tempo devo consumir???

    ResponderExcluir
  6. Lary, antigamente as tampas eram de plástico e recentemente foram substituídas pelas de metal. Porém, funcionavam tão bem quanto as atuais. Então, se sua garrafa estiver bem vedada, não haverá qualquer alteração no líquido. Você pode confirmar isto verificando o nível do whisky na garrafa que deve estar no meio do pescoço ou bem próximo. Acredito que, pelo tempo da garrafa, se não houver uma boa vedação, deve estar bem abaixo disso. Caso contrário, o líquido estará intacto. Após aberta a garrafa o ideal é consumir dentro do período de 1 ano, mas não é uma regra. Eu mesmo tenho garrafas com mais tempo que isso e continuam boas. E, mesmo que tenha havido um pouco de evaporação, ainda é possível o consumo. Só que neste caso o sabor estará alterado por conta da oxidação. Espero ter ajudado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma garrafa deste whisky lacrada, vc sabe me dizer se consigo vendê-lo em algum lugar?

    ResponderExcluir
  8. Melhor bebe-lo, não vale muito, o preço de um blended standard. Mas se você não beber, poderá anunciá-lo nos grupos de whisky no facebook. Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. Ola, tenho uma garrafa desta e o líquido está rurvo, gostaria de te mandar uma foto para vc avaliar se está ruim ou é assim.. a garrafa já estava aberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia lopes dependendo de quanto tempo a garrafa está aberta o melhor mesmo é descartar a bebida. Se estiver bem vedada, tudo bem. Caso contrário, o melhor mesmo é jogar fora. De qualquer forma, pode mandar um e-mail que está acima na página. Um abraço.

      Excluir
  10. Olá. Tenho um whisky seagram's 100 pipers da década de 80,lacrado mas não fala o ano.também não diz quanto tempo ficou envelhecendo. Queria vendê lo, qto vc acha que eu pegaria?

    ResponderExcluir
  11. Erica, este tipo de whisky não vale muito não. Se no rótulo não fala a idade então é um whisky jovem, de pelo menos 3 anos. Você pode vendê-lo por um pouco mais do que é vendido hoje em dia, talvez por ser uma garrafa da década de 80. Mas pelo líquido teoricamente ele será o mesmo do que é vendido hoje. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Como consigo saber o ano de fabricação. Tenho um aqui guardado sem a caixa. Mas mao acho a fabricação.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: