Whisky

Whisky

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Expedição Whisky

Whisky com mais de 100 anos descoberto na Antártida

Imagine chegar num bar, apontar para uma garrafa de 100 anos de idade e pedir uma dose. Qual seria o valor dessa raridade?

O explorador Ernest Shackleton foi o responsável por “esquecer” as garrafas de um lendário whisky escocês, o Mackinlay, que hoje pertence ao grupo Whyte&Mackay. As garrafas foram descobertas dentro de uma caixa em uma antiga cabana usada pelos primeiros desbravadores da região polar. Acreditam que essas garrafas datem do ano de 1907 e que provavelmente o whisky foi destilado nos anos de 1896/1897.
As garrafas foram para a fábrica da empresa escocesa para minuciosa análise sensorial. O master blender Richard Paterson da Whyte&Mackay foi o responsável pela degustação das garrafas após seu descongelamento.


Sir Ernest Henry Shackleton foi um explorador polar que liderou três expedições britânicas à Antártida e uma das principais figuras do período conhecido como Idade Heroica da Exploração da Antártida.
A sua primeira experiência nas regiões polares foi como terceiro-oficial na Expedição Discovery, durante a qual foi enviado para casa mais cedo devido a problemas com escorbuto. Determinado a dar a volta a este insucesso pessoal, regressou à Antártida em 1907 à frente da Expedição Nimrod. Em Janeiro de 1909, ele e mais três companheiros efetuaram uma marcha para sul que estabeleceria uma nova marca Farthest South, a 180 km do Polo Sul. A sua viagem de regresso foi uma corrida contra o tempo devido à falta de alimentos – a ração diária passou a metade em quase todo o caminho. A certo ponto, Shackleton deu o seu único biscoito diário a Frank Wild, que escreveu no seu diário: "Todo o dinheiro que nunca foi cunhado, não teria sido suficiente para comprar aquele biscoito, e a recordação daquele sacrifício nunca mais me deixará". Mesmo com dificuldades, chegaram a tempo de apanhar o navio. Por esta conquista, Shackleton recebeu o título de cavaleiro pelo rei Eduardo VII quando regressou a casa.


As suas qualidades de liderança chamaram a atenção no início do século XXI. O seu caráter é resumido na última frase do livro Shackleton's Boat Journey de F A Worsley: "As suas características mais marcantes são o seu cuidado e atenção para com o bem-estar de todos os seus homens."
Nesta aventura, várias caixas contendo whisky foram deixadas para trás. Em 2010, foram recuperadas e enviadas para a destilaria White&Mackay, para serem analisadas e recriadas pelo mestre destilador Richard Paterson. A fórmula antiga para estas bebidas foi colocada à venda, sendo uma parte do valor arrecadado destinada a beneficiar o New Zealand Antarctic Heritage Trust, o qual descobriu as bebidas perdidas.
A recriação do whisky foi documentada pelo canal National Geographic e segue abaixo:



Fontes:mixologynews.com.br, wikipedia, youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: