Whisky

Whisky

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Desvendando Nº 62: Bell's Original


Depois de lançada, a marca Bell's continuou a ser pouco conhecida por mais de 50 anos, e só acertou o paso nos anos 70. Isso se deveu em grande parte à formação religiosa de Arthur Bell e à sua modéstia inata.

Ele se recusava a permitir que o nome da família aparecesse na garrafa, explicando que preferia que “as qualidades de meus produtos falem por si mesmas”. Seus filhos, Arthur Kinmond (AK) e Robert, eram bem menos idealistas e despretensiosos e, logo depois da morte do pai em 1900, trataram de recuperar o tempo perdido.

A proibição do uso do nome Bell foi abandonada em 1904, e rapidamente foi estabelecido um próspero negócio de exportação para a Austrália e a Nova Zelândia. Foram escolhidos representantes na India, no Ceilão, na Itália e na França. AK realizou uma extensa viagem à América do Norte, especialmente no Canadá, e a marca tornou-se a mais popular da África do Sul.

O slogan “Afore Ye Go” (“Antes que você se vá”), que serviu tão bem à empresa, é mais ou menos dessa época, embora só tenha sido registrado como marca em 1925. Depois de um período de suspensão, houve um retorno bem-vindo à embalagem renovada da marca, lançada em 2006.


A Bell's adquiriu as destilarias de Blair Athol e Dufftown em 1933 e, três anos depois, acrescentou a elas a Inchgower. A ligação familiar foi rompida em 1942, com a morte dos dois irmãos Bell, e William Farquharson assumiu como diretor, posto que teve até falecer em 1973.

O que pude perceber:
Características: dourado, pouco corpo.
Aroma: esfumaçado semelhante ao White Horse. Gramíneas, baunilha, caramelo, uma canela e um pouco de cereais. Tem o álcool, que agride um pouco as narinas, mas não é algo que invalide a bebida. Dá para notar também que é um whisky seco. Acrescentando um pouco de água os grãos se destacam. Aparece um tom amadeirado com baunilha, notas crocantes de cereais, um pouco herbal, com notas de grama ressecada. Especiarias ainda se fazem presentes com um toque de canela. O esfumaçado continua também. A adição de uma pedra de gelo deixa o whisky mais fresco e evidencia o esfumaçado, depois vem o amadeirado, cereais e baunilha. A sensação de refrescância predomina, com um mentolado bem nítido. Todo o resquício de álcool que antes era perceptível some por completo.
Paladar: esfumaçado, baunilha, mentolado, um pouco picante e termina com um amargor na boca, com aquele gosto característico de whiskies de grãos. Com um pouco de água confirma o que foi sentido no aroma, porém acentuando mais os cereais e agora a finalização vem com uma certa picância. Com uma pedra de gelo tem um início um tanto quanto amargo, depois vem cereal, amadeirado e herbal. Finaliza com o sabor dos whiskies de grãos e uma pitada de esfumaçado.

Mais uma degustação de whisky feita a pedidos. Engraçado que me preparei todo para sentir o aroma de álcool como primeira nota deste whisky. Não é. Foi uma grata surpresa.


Já havia feito um review do Bell's na sua versão Extra Special, também engarrafado na Escócia e com um ABV de 43%. Não havia gostado. Experimentei a versão do Bell's engarrafada aqui no Brasil e também não havia gostado. Então, as expectativas não eram muito altas para este whisky. Acho que até foi bom experimentá-lo esperando pouco, porque desta forma, o que vem de bom é como um bônus. E foi exatamente o que aconteceu no aroma. Me surpreendeu, com características semelhantes ao White Horse e me surpreendeu também no paladar onde não possui as características acetonadas percebidas quando da degustação do Extra Special e nem o álcool tão agressivo quanto no Bell's Original engarrafado no Brasil.

Voltar a ser engarrafado na Escócia fez muito bem para este whisky. Continua sendo o whisky escocês mais barato encontrado no Brasil, apesar de ter ficado mais caro. Na mesma prateleira encontrei as duas versões lado a lado, ambas com o mesmo preço. A diferença é que a engarrafada no Brasil possui capacidade para um litro enquanto esta nova versão possui capacidade de 700ml. São 30% menos whisky. Não sei se chega a ser 30% melhor, mas com certeza é melhor. A parte ruim é que continua pecando na finalização, deixando um retro-gosto bastante amargo.

Meu veredicto é que achei o aroma bem melhor que o paladar e nesta mesma categoria e com um pouquinho mais de dinheiro poderemos levar para casa outras opções.




Bell's Original

Blend Teor Alc 40%


Assim como o Blair Athol, o Dufftown e o Inchgower são componentes importantes deste whisky, juntamente com o Glenkinchie e o Caol Ila. Um blend moderadamente encorpado, com aroma de nozes e leve sabor de especiarias.

81 comentários:

  1. Muito bom saber que a versão de 700ml é engarrafada na escócia, não provei a versão de 1 litro engarrafada aqui, até por que pelas análises que eu vejo ninguém falava bem, depois dessa informação vou ver se arrisco comprar uma garrafa deste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale experimentar, ainda mais pelo preço que não chega a R$30. Um abraço.

      Excluir
    2. Comprei uma garrafa desta versão engarrafada lá na origem, estranho é que veio com Selo IPI e sem bico dosador.

      Eu achei ele com um gosto me lembrando algo terroso, mato, grama, me remetendo algumas notas do William Lawson's. Muito suave, nada de álcool no paladar e deixando um retrogosto amadeirado, amêndoas.

      Acho que 30% menos conteúdo pra manter o preço e ser engarrafado na origem fez ele subir de qualidade sim, ainda mais que paguei preço de Old Eight (R$25,00)

      Excluir
    3. Guilherme, o selo IPI é obrigatório para as importações oficiais. A novidade é o bico sem dosador, o que eu acho bom. Realmente esta versão tem mais qualidade do que as anteriores e a diferença de preço é justamente pelo aumento dos custos de importação, uma vez que engarrafado é mais caro que a granel. Mas valeu a pena. Um abraço.

      Excluir
  2. Talvez o pior whisky que eu já tenha bebido na vida.
    Sinceramente prefiro ir de Velho Barreiro ou de Ypioca a tomar esse xarope amargo, ou azedo, sei lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem cachaças tão boas quanto ou até melhores que whisky, realmente.

      Excluir
    2. Existem sim , mas velho barreiro é aguardente. Não é cachaça !

      Excluir
    3. Depende. Toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça. Entre 38 e 48% ABV a aguardente proveniente da destilação da cana de açúcar é considerada cachaça e, acima deste percentual, apenas aguardente. Se não me falha a memória, a Velho Barreiro possui 39% de teor alcoólico, então, além de ser uma aguardente, é uma cachaça.

      Excluir
    4. Achei a mesma coisa que você. Comprei esse Bell's numa adega do meu bairro, estava exposto à luz, (não sei se esse uísque tem caixa). Tô até achando que caí naquele golpe que consiste em usar uma garrafa original e colocar nela um uísque inferior...

      Excluir
    5. Ontem fui à adega onde tinha comprado o Bell's, e o cara viu que realmente tinha algo errado com o meu uísque. Ele tinha uma garrafa aberta de Bell's e me deu uma dose, e pude ver a completa diferença! Felizmente, ele fez a troca; mas, como fiquei com má impressão do Bell's, peguei um Passport.

      Excluir
    6. Você Unknown é um sem noção falastrão. Só isso.

      Excluir
  3. Depois dessa resenha irei experimentar com certeza, conheci o seu blog apenas hj, mas lendo vc descrever cada detalhe, me fez ter até agua na boca... Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. O objetivo é ajudar cada vez mais. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
    2. Tambem gostei, não precisa ser caro, claro, não é um 12 anos ou um Whisky de ponta, mais é agradável,com uma embalagem linda, o cara da Cachaça pegou pesado, tô degustando a Cowboy..

      Excluir
    3. Stélio, realmente a bebida não precisa ser cara para poder ser bem apreciada. Há whiskies para todos os bolsos. Abraço.

      Excluir
    4. A idade do whisky sempre estará estampada no rótulo. O Bell's é um whisky sem idade definida, então não tem como afirmar nada, somente que ele tem, no mínimo, 3 anos. Abraço.

      Excluir
  4. O nacional era melhor acho apesar de mais forte tinha um brend honesto agora o novo e horrivelmente ruim e acido não gostei o nacional era mas sedoso agora esse e pra cuspir marimbondo voltando para o Red que era minha opção mas cara alternava entre os dois agora o bells o nacional desapareceu e este credo não gostei e sem bico da a impressão de ser aquelas bebidas dos navios piratas kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinho, estas percepções variam de pessoa para pessoa mesmo. Agora resta você encontrar um novo whisky que se adeque ao seu paladar. Espero que encontre. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  5. O melhor whisky que já tomei e não e o preço que faz a bebida

    ResponderExcluir
  6. Antes do bebia cavalo branco provei esse pelo preço e me apaixonei e muito gostoso!!!! Vale apena os 34 reais que pego no Carrefour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo preço Francisco. E esta nova versão está bem melhor mesmo. Um abraço.

      Excluir
  7. Que massa esse blog, parabéns pelo conteúdo, me deu água na boca ao ler se post do wh e lá nos comentários tu se referia ao Bells como uma opção ao WH ( eu já tomei ele diversas vezes porém com energético), fiquei tentado ao WH porém vou de BELLs, faz uns 4 anos desde meu último copo de whisky...fim de ano bells, Ypióca e o eterno veio barreiro (digo que bate mais whisky, deixa por 8 meses num barril de carvalho, fica outro modelo, um blend magnífico:)).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esteja curtindo o blog EZcom, e obrigado pelas palavras. Realmente existem algumas cachaças brasileiras que batem muitos whiskies por aí. Aprecio bastante também. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
    2. Eu sou um apreciador de uma boa cachaça.. mas dá pra perceber que o Sr. E um grande conhecedir de whisky realmente.. tbm este aí me deu água na boca vou comprar e experimentar ..obg pela dica

      Excluir
  8. Tomei e gostei, muito melhor que cavalo branco e red label

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei bem melhor que red e paguei metade do preço. Curioso isso

      Excluir
  9. Obrigado por sua participação. Existem whiskies para todos os paladares e muitos ficam com receio de expor suas preferências. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Acho que é um dos whiskies mais baratos atualmente no mercado.

      Excluir
  11. Buscando alguma referencia em Whisky, encontrei esse blog, que com certeza se apresenta muito esclarecedor, pratico...assim como um guia.
    Ja havia tempos que desejava experimentar o Bells Original, e hoje foi o dia! O mais surpreendente para mim foi que as percepções precisamente descritas, conferiram em totalidade as minhas. Deu para sentir, tanto no ofato, na boca e no retrofato, cada elemento descrito e suas características deixadas...em minha humilde opinião nao posso dizer que Bells seja um grande whisky, mas apos um exaustivo dia de trabalho, daqueles que nos faz soltar a camisa das calças, afrochar a gravata e se por descalso, com uma boa musica e um copo "on the rocks"...bem pertinete

    ResponderExcluir
  12. Humberto, a intenção do blog é justamente esta, servir de guia na escolha e compra de whiskies. Que bom que está servindo. Procuro sempre transmitir fielmente minhas percepções sensoriais acerca da bebida, de modo que os aromas e sabores principais sejam descritos de forma simples e dentro dum espectro (de aromas e sabores) o mais conhecido possível dos leitores. E é uma satisfação quando outras pessoas conseguem perceber as mesmas características citadas num determinado whisky, porque é bem difícil e controversa esta questão de gosto pessoal, paladar, etc. Que bom que tenha percebido o mesmo. Quanto à sua descrição final, para um dia exaustivo de trabalho, perfeito.

    ResponderExcluir
  13. Whisky bom é honesto, se for bebido sem os olhos do preço (cujo norteia severamente opiniões inoperantes) ser a apreciado na sua essência. Este whisk é delicioso, nada na sua linha pode comprometê-lo, sua fragrância é esplêndida, surpreende de fato, e o sabor, após um pouco de gelo (natural para destacar as essências), fica maduro e suave, nada frutoso, sim amadeirado suave com a pegada sim de "whisk raiz" selvagem para homens sem frescuras. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycal, infelizmente ainda hoje há o entendimento de que quanto mais caro, melhor. Há bons whiskies baratos que não deixam nada a desejar aos mais caros. Bela descrição a sua, também, enriquece bastante o conteúdo. Um abraço e continue acompanhando e postando suas impressões.

      Excluir
    2. O melhor whisky é aquele que faz bem ao nosso paladar.
      Não é marca muito menos preço.

      Excluir
  14. Muito bom esse whisky,conheci hoje, comprei uma garrafa para experimentar e resolvi pesquisar e cá estou,ouvin ou de um especialista que é um ótimo whisky, e é mesmo, 700 ml aprovado.

    ResponderExcluir
  15. Que bom que tenha gostado. Depois, se tiver um tempinho, compartilhe suas impressões sobre o whisky para enriquecer o debate. Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, é de qualidade, eu recomendo.

    ResponderExcluir
  17. Sabor igualável a boas bebidas,sobra-se um toque acentuado de alcool que com uma pedra de gelo , reforça e realça o sabor, no quesito qualidade x preço , vantajoso no tocante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada que uma pedra de gelo não resolva, habermann. Um abraço.

      Excluir
  18. N minha opinião acho excelente esta garrafa de 700 ml.
    Ele não tem aquele cheiro de álcool do nacional, e o sabor amadeirado, muito melhor que muitos uísques nas prateleiras dos supermercados. Preço bom, vale a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muito bonita por sinal. O preço, excelente. Ótimo custo x benefício. Um abraço.

      Excluir
  19. comprei uma garrafa de 700ml, e estou bem satisfeito, ótimo custo benefício!

    ResponderExcluir
  20. amigos eu ganhei uma garrafa de Bells Extra special parece que ela e bem antiga gostoria de saber a idade dele tem como eu saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denis, a idade do whisky sempre estará estampada no rótulo. O Bell's Extra Special é um whisky sem idade definida. Agora, se você quiser saber quando ela foi produzida, por ser uma garrafa antiga, tem de procurar o lote gravado na garrafa. Um abraço.

      Excluir
  21. Comprei uma garrafa de 700 ml por 20,00 reais aqui em fortaleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gregor, deveria ter aproveitado a pechincha e comprado mais garrafas. Um abraço.

      Excluir
  22. Comprei uma garrafa para experimentar, particularmente melhor que o red label.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom do whisky é isso, cada garrafa irá agradar um apreciador específico. Um abraço.

      Excluir
    2. O Red foi pro saco a muito tempo. Ficou horrivel depois de se popularizar ( em parte graças a mim... eh eh eh ...)

      Excluir
  23. Comprei um Bells em um supermercado e estou na dúvida se original ou uma falsificação,como diferenciar se as falsificações são quase perfeitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Etanislau, difícil. Mas, geralmente, as falsificações estão mais para os bares de baladas. Além disso, os falsificadores procuram whiskies mais caros ou de maior circulação para fazerem suas falcatruas. Um abraço.

      Excluir
  24. Sou um profundo apreciador do white horse na relação custo benefício nao o troco por alguns whisky 12 anos,nunca havia provado o Bells ate mesmo por preconceito,um whisky tao barato não poderia ser grande coisas,porem essa semana o encontrei em uma promoção e decidi levar para compor a minha adega pois pelo menos a garrafa é bem bonita,nao tonha a intenção de experimentar, mas que bom que experimentei...depois que voce vence o ardo inicial do álcool ele revele notas amedoadas e carmelizadas muito agradaveis realmente proximas ao white horse. Super recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, por vezes deixamos de apreciar algo que será prazeroso pelo simples fato do preconceito. Quando o deixamos de lado, vemos o tempo perdido ou o dinheiro gasto. Neste caso, acabou se tornando para você um excelente custo x benefício. Que bom que experimentou. Nada como a experiência pessoal para formar uma opinião. Melhor ainda é compartilhá-la para que outros também quebrem a barreira do preconceito e experimentem também. É surpreendente. Um abraço.

      Excluir
  25. Esse whisky me surpreendeu. Bem mais em conta que uns whiskys badalados por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente surpreendente. Um excelente custo x benefício. Abraço.

      Excluir
  26. avaliação sincera sem acrescentar nem tirar nada desta bebida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, a intenção é essa, ser o mais fiel possível a bebida. Um abraço.

      Excluir
  27. Comprei um Bells de 700ml de maneira despretenciosa, sem grana, crise apertando e nos pondo a experimentar, depois de alguns anos de WH, confirmo a opinião de alguns aqui: uisque que não deixa nada a desejar frente a outros que custam uma fortuna. Adotarei o Bells 3m minhas recepções sem que comprometa o paladar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima forma de se adaptar a estes tempos conturbados. Felizmente há whiskies para todos os bolsos e paladares. Um abraço.

      Excluir
  28. Por gentileza, meu caro, qual sua avaliação do Gold Lion? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, infelizmente não o experimentei. Mas gostaria muito. Um abraço.

      Excluir
  29. Muito bom esse blog, útil e esclarece muito a respeito do whisky. Meus parabens!

    ResponderExcluir
  30. Se colocar o Bells num tonel de Carvalho e deixar maturar , acha que possibilidade de melhora desse Whisky ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mudar com certeza. Vai ficar mais amadeirado ou com as características da bebida que você usará para temperar o barril. Um abraço.

      Excluir
  31. Comprei, há mais ou menos um ano, uma garrafa de Bell's, pelo aspecto exterior: cor da bebida, que muito me agradou, e beleza do recipiente, pois desconhecia por completo a história desse uísque. Quando o degustei, acabei por ser surpreendido, já que, somado ao bonito e barato, era também bom; aliás, mais que bom, considero-o demuito bom a excelente. Abraços!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

  32. Esse Unknown é uma coisa TRISTE, além de não entender de MERDA fala muito.

    Parabéns Desvendando Whisky:pela educação e respeito.

    ResponderExcluir
  33. Quando comecei a tomar, pagava 18 reais a garrafa em uma rede de supermecados famosa aqui no parana, hoje não sai por menos de 35, escolhi por que gostei do aspecto e da coloração, e achei a garrafa e rotulo de bom gosto, quando abri e experimentei, fiquei surpreso com a qualidade, achei que ia ser parecido com passaport, mas na minha opinião e para o meu paladar é superior a todos os rotulos até até o red label, mas isso é para o meu paladar, para mim, está lado a lado com o ballantines, em termos de qualidade. Hoje é o whisky que tomo no meu dia a dia, para relaxar, e os rótulos superiores para ocasiões especiais!

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma jarra cor amarela do whisky Bell`s e gostaria de saber que ano foi lançada. Extra especial. Grata.

    ResponderExcluir
  35. Olhando nas prateleiras do supermercado, gostei do visual do rótulo, achei o preço barato, pesquisei no Google, vi boas avaliações neste blog, resolvi comprar. Pelo preço, considerei que não iria perder muito dinheiro se fosse ruim. Voltei aqui para dizer que foi o melhor custo benefício que já experimentei em termos de whisky. Como alguns disseram, não se compara a um 12 anos, mas para o dia a dia, vele o que custa.

    ResponderExcluir
  36. Eu tive a mesma surpresa. Esperei algo abaixo, mas me surpreendi. Pelo preço, um ótimo whisky.

    ResponderExcluir
  37. Vi em um supermercado este whisky em promoção. Achei muito barato e no momento não o comprei. Quando retornei em outra oportunidade, o preço tinha aumentado um pouco, então, resolvi comprá-lo. Embora, a referência que eu tenho são as cachaças de boa qualidade, confesso que este whisky me surpreendeu. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  38. Bom e forte, e barato sem ser vulgar. Fiquei um pouco desconfiado por não ter o bico dosador e, fazendo uma busca no tio Google, vim parar aqui. Aprecio uísque enquanto dou minhas baforadas de cachimbo, 1x ao dia. A combinação de sabores de ambos, me foi uma grata surpresa. E seu blog é um achado e tanto.

    Cordialmente
    J. Urratouros

    ResponderExcluir
  39. Paguei R$ 37,00 no Carrefour, antes de comprar pesquisei no blog para saber se valia a pena, como na opinião do Black White vcs acertaram resolvi arriscar, parabéns acertaram novamente

    ResponderExcluir
  40. PAGUEI 44 NA GARRAFA 700ML, ACHEI MUITO MELHOR QUE RED LABEL, WHITE HOURSE, BALLANTINES E BLACK & WHITE... RECOMENDO DEMAIS

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: