Whisky

Whisky

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Desvendando Nº 58: Bulleit Bourbon


O Bulleit Bourbon tem suas origens em Nova Orleans, local de chegada da família Bulleit, que imigrara da França no século XVIII. Augustus Bulleit mudou-se para Louisville, no Kentucky, em 1830, e começou a produzir bourbon com a própria receita. É importante lembrar que naquela época o bourbon era destilado em pequenos lotes, método que tem sido resgatado nos dias atuais por muitas empresas.

Augustus chegara ao Kentucky no momento histórico certo: viajantes que seguiam rumo ao oeste do país atravessavam o estado e levavam consigo a boa fama da bebida. Infelizmente isso não duraria muito. Em 1860 Augustus estava indo do Kentucky para Nova Orleans com um carregamento de barris e morreu no caminho, fato que levou também à morte a destilaria Bulleit.

Mas, como toda boa história que se preze, esse não foi o fim da marca de whiskey. Os casos daquele whiskey único passavam de pai para filho e a família sonhava em reerguer a marca. Em 1987, mais de 100 anos após a morte de Augustus, Tom Bulleit, tataraneto de Augustus e dono da Four Roses Distillery, finalmente recomeçou a produção do destilado.


O Bulleit é criado com no mínimo 51% de milho, mas tem alto teor de centeio, cerca de 29%, o que dá a bebida o gosto e o aroma tão característicos. O whiskey é colocado em barris de carvalho branco americano e estocado num armazém tradicional de somente um andar, o que assegura que todo o whiskey mature na mesma proporção, produzindo assim um estilo bem consistente.

A garrafa do Bulleit tem forma oval, parecida com as usadas no meio do século XIX. A Seagram comprou a marca e a repassou para a Diageo.

O que pude perceber:
Características: cobre, médio corpo.
Aroma: amadeirado, doce, baunilha. Um pouco de álcool é percebido, mas nada que incomode. Picante. Canela. Aroma de bolo recém-tirado do forno. Um pouco seco. O clássico bourbon só é lembrado sutilmente. A adição de um pouco de água, além de diminuir o teor alcoólico, libera e realça alguns aromas. Agora aparece um caramelo, baunilha, mel e açúcar mascavo. O álcool desaparece no olfato. Continua doce, mas ficou mais redondo e um pouco menos picante.
Paladar: seco, especiarias, canela. Desta vez, em nada lembra os bourbons standards. O álcool não se mostra evidente. Finaliza com uma sensação de aquecimento da boca e de uma forma longa. A adição de um pouco de água deixa a bebida mais palatável, quebra um pouco a força dos 45% de álcool, deixa mais suave e sedoso, terminando com um pouco de especiarias, de forma média e com menos aquecimento da boca. Embora o amadeirado e a baunilha continuem, juntamente com o caramelo, ficou menos doce e melhor de ser apreciado.


Whiskey que eu tinha uma certa curiosidade em conhecê-lo, fazendo boas expectativas sobre ele. Muito aguardado e comentado quando chegou ao Brasil. Mas confesso que esperava outro nível de sabor, por conter uma proporção maior de centeio em sua composição. Esperava algo mais seco e picante, com menos doçura, menos sabor de milho e baunilha. Não encontrei exatamente isso, mas também não posso dizer que me decepcionei com a bebida, apenas não atendeu minhas expectativas. É um bourbon muito bem feito.

Por isso, posso dizer que é um excelente bourbon para quem está querendo sair do trivial, das marcas mais encontradas no mercado, porque esta bebida está um patamar bem acima. Por enquanto, dos bourbons apresentados aqui no blog, ele está no topo.




Bulleit Bourbon

Bourbon Teor Alc 45%


Aromas ricos, de carvalho, levam a um sabor adoçado, formado entre a baunilha e o mel. O final de média duração possui baunilha e uma pitada de fumaça.

23 comentários:

  1. Um clássico, ponto.
    Bem depois, podemos colocar o Jim Beam como coadjuvante.

    ResponderExcluir
  2. Suas aplicações aos Bourbon são as melhores, sempre antes de eu ir comprar um Whiskey, venho em sua página analisar seus comentários. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brunno, espero que as escolhas tenham dado certo. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Quando houver alguma dúvida não exite em perguntar. Um abraço.

      Excluir
  4. Análise bem bacana, assim como dito pelo companheiro acima, venho sempre colher suas impressões! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas palavras Elias. É bom saber que o blog serve como um guia para aquisição desta bebida maravilhosa. Continue acompanhando e participando. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma dúvida sobre quando se refere ao "sabor adoçado", pois isso não notei. Comprei o meu no The Bar da Diageo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmilson, a principal característica dos bourbons é o adocicado proveniente do milho. Experimente um pouco mais e tente encontrar esta nuance. Abraço.

      Excluir
  7. Achei esse uisque por acaso e resolvi experimentar, pois estava querendo um Bourboun e só achava Jack Daniels nos locais aqui perto. Estou surpreso com a qualidade. Achei ele mais seco e com uma doçura que aparece mais ao final, depois de engolir. Valeu demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom quando encontramos por acaso coisas que nos agradam. Ele é mais seco devido ao maior percentual de centeio em sua composição em relação aos demais bourbons. Vale muito a pena. Um abraço.

      Excluir
  8. Como dito alhures, um *CLÁSSICO*; A meu juízo o topo dos Bourbons.
    Excelente a narrativa do Bloguer, e só com a intenção de prestigiar o Poetinha Diplomata, nomeei meu Shitzu por BALLANTYNES, é isso, pois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada melhor para prestigiar nosso "melhor amigo" do que nomeá-lo com nome de whisky. Um abraço.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Por certo, 2 anos no mínimo. Mas informações nos dizem que este exemplar é envelhecido por volta de 4 a 6 anos. Um abraço.

      Excluir
  10. Pensando no custo benefício, se eu tiver um Makers Mark por 115 reais ou um Bulleit por 165 reais, com qual você ficaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opinião pessoal, eu ficaria com o Bulleit. Mas por questão de paladar. O Bulleit tem uma proporção maior de centeio em sua composição, o que deixa o Bourbon menos doce e mais picante. Já o Makers Mark usa trigo, o que acaba de alguma forma contribuindo para a doçura. E como eu não gosto muito de doce, fico com o Bulleit. Um abraço.

      Excluir
  11. Quando vc fala em tomar com um pouco d'água seria gelo ou água a parte para beber após degustar o bulleit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmao. São umas gotas de água que mistura ao bourbon, no copo mesmo. Isso é muito utilizado noa single malts...

      Excluir
  12. Comprei hj para conhecer e degustar! Em breve vou postar o q achei, abço

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde amigos.

    Tenho a curiosidade de iniciar os Bourbons. Estou em dúvida entre o Maker's Mark e o Bulleit.

    Por qual iniciar? Qual o melhor?

    Li as duas resenhas (ótimas), mas ainda fiquei na dúvida (na dúvida, experimente os dois).

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá Emerson! Sugiro começar com o Mark e depois partir para o bulleit, apurando o paladar.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: