Whisky

Whisky

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Whiskey do Tennessee

A produção de whiskey no Tennessee começou em meados do século XVIII e afirma-se que, no fim do século XIX, haviam cerca de 700 alambiques no Estado. Embora suas colinas e vales continuem a esconder numerosos alambiques clandestinos, produzindo “moonshine” (whiskey ilícito), apenas duas destilarias são legalizadas.


Os whiskeys do Tennessee seguem essencialmente o estilo do Bourbon. Mas o spirit passa por filtragem através de uma grossa camada de carvão antes de ser colocado nos cascos. Este processo faz com que um whiskey mais puro entre em contato com a madeira, extraindo mais sabores do tonel, com um resultado final próprio e característico.

A adoção formal da classificação de Tennessee Whiskey como estilo definido data de 1941, quando o processo de filtragem por carvão foi reconhecido por uma carta do departamento de impostos à destilaria Jack Daniel. Essa definição é conhecida como o Lincoln County Process, referência ao condado de Lincoln, onde foi fundada a Jack Daniel. Porém, foi na cidade de Tullahoma que este processo teve origem, em 1825. Nesta época, Alfred Eaton começou a destilar whiskey e desenvolveu o método de decoação no carvão vegetal. Posteriormente, a Jack Daniel’s ocupou os campos onde ficava a destilaria de Eaton e fez do processo sua marca registrada.


O Jack Daniel’s é o Tennessee whiskey mais conhecido. Os destiladores gostam de sublinhar que seu produto tem a classificação distinta de Tennessee whiskey, que não é um Bourbon, apesar de ter as características de Bourbon. A diferença, de acordo com a Jack Daniel’s, é que seu whiskey escorre muito lentamente através de 3 metros de carvão de bordo duro, logo após a destilação. A companhia insiste que esse passo dá características especiais que só o Tennessee whiskey tem. O processo aparentemente remove substâncias e óleos duros de fuso presentes em qualquer álcool de grão.

Ao lado do Jack Daniel, outra destilaria, a George Dickel, é a única destilaria completamente legal funcionando em escala total a sobreviver no Tennessee. Sua diferença está no fato de produzir um destilado mais leve, aromático, doce, com um retrogosto suave.


Uma curiosidade é que, quem visitar qualquer das duas destilarias do Tennessee, não vai provar uma gota de whiskey. Isto porque a Lei Seca ainda vigora neste Estado. Na verdade, o Tennessee, berço de várias igrejas ortodoxas e de uma população devota, imprimiu a Lei Seca muito antes de ela começar a vigorar no país inteiro. Em 1910 a destilação já era proibida, ao passo que esta lei só seria aplicada ao restante do país em 1929. A destilação só voltaria a ser legalizada em 1938, porém a venda no estado continua proibida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: