Whisky

Whisky

sábado, 31 de março de 2018

Desvendando Nº 69: Aberfeldy 12 Anos



A destilaria Aberfeldy foi erguida em 1896 por dois irmãos, John e Tommy Dewar, em uma colina na margem sul do rio Tay, na periferia de Aberfeldy, cidade situada no centro da Escócia. Ela usa água da nascente Pitilie, que servira a outra fábrica, fechada em 1867. Começou seu funcionamento em 1898 com o propósito de fornecer malte para os blends da empresa. O local foi escolhido por sua fonte de água e pela ferrovia que o liga a Perth, onde ficava a sede da empresa. Foi também uma homenagem a John Dewar, que nasceu em um casebre na área e, de acordo com a lenda, foi a pé para Perth em 1828.

A demanda por cevada como alimento básico durante a Primeira Guerra Mundial forçou o fechamento da destilaria em 1917. Reabriu em 1919 e foi adquirida pela Distillers Company Ltd em 1925, mas fechou novamente durante a Segunda Guerra Mundial e assim permaneceu até 1945. Em 1972 a destilaria foi ampliada e os velhos alambiques foram substituídos por quatro novos, de vapor aquecido. Em 1998, a Bacardi comprou a John Dewar & Sons da DIAGEO (antiga DCL) em um negócio de 1 bilhão de libras, que envolveu cinco destilarias de malte e a marca de gim Bombay Sapphire.


O malte Aberfeldy está em toda a linha de blends da família Dewar. O malte é excelente por si só, mas, em razão dos volumes do Dewar’s (mais de 1 milhão de caixas por ano), não é muito visto como single malt. Os quatro alambiques de potes largos produzem um destilado ceroso que reveste a boca.

Em seu longo vínculo com o whisky Dewar’s White Label, a Aberfeldy se tornou efetivamente o mundo do whisky Dewar’s. Um dos principais temas de seu centro de visitantes é justamente Tommy Dewar (1864-1930), provavelmente o maior barão do whisky da história. Tommy foi o primeiro verdadeiro gênio do marketing no ramo do whisky, e seu legado é atualmente celebrado na destilaria.


O centro de visitantes da Aberfeldy é conhecido como Dewar´s World of Whisky (o Mundo do Whisky dos Dewar) e dezenas de milhares de visitantes ao ano vem apenas para conhecê-lo, um projeto que custou cerca de 2 milhões de libras. Este centro serve para a comercialização dos produtos e também para a educação do público sobre o processo de destilação e sobre a história da marca Dewar.

O Aberfeldy 12 anos foi introduzido no mercado em 1999 e é maturado em barris de carvalho espanhóis e americanos.


O que pude perceber:
Características: dourado claro, de pouco para médio corpo.
Aroma: suave de malte, sem evidência de álcool, frutado, com maçãs e peras, notas de baunilha e cereais e um amadeirado sutil. Herbal, adocicado e amanteigado. Chocolate ao leite. Com a adição de um pouco de água fica mais suave, aparece uma baunilha e continuam as notas herbais, como gramíneas. Surge uma nota crocante de cereal, algo como biscoito de maisena. Permanece as notas de malte mas o amadeirado some.
Paladar: levemente picante, malte, madeira, seco, não tão doce quanto sentido no aroma. Gramíneas, herbal. Nota-se nitidamente maçã, frutas secas e um condimentado. Finaliza de uma forma média e picante. Deixa uma nota terrosa, como terra molhada. Com um pouco de água fica um pouco menos picante, evidencia mais o frutado, algumas notas herbáceas. Continua seco e finaliza novamente de forma picante, de média duração, deixando uma leve sensação de dormência na boca.


Whisky intrigante. Abri a garrafa para experimentá-lo e confesso que não me agradou muito. Achei-o um tanto quanto agressivo, tanto no olfato quanto no paladar. Aí veio a ideia de deixá-lo descansando um tempo. Alguns minutos de descanso foram o suficiente para abrandá-lo e liberar os aromas. Apareceu um outro whisky, uma grata surpresa.

Intrigante também é perceber uma suavidade e doçura no olfato e no paladar ser um whisky seco e picante. Uma variação muito grande do que é sentido no olfato e o que é sentido no paladar.

Uma bebida para ser degustada devagar. Com o tempo vão aparecendo nuances de aromas e sabores que não são percebidos logo no início. Deve ser apreciada com calma para aproveitar todo o seu potencial. A garrafa é um charme à parte.




Aberfeldy 12 Anos

Single Malt Terras Altas Teor Alc 40%

A expressão padrão tem um aroma puro de maçã no nariz, além de um caráter frutado e moderadamente encorpado na boca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: