Whisky

Whisky

quinta-feira, 23 de março de 2017

Desvendando Nº 53: Glenmorangie Quinta Ruban 12 Anos


Continuando a série de degustações da linha básica da Glenmorangie, hoje falaremos sobre o Glenmorangie Quinta Ruban 12 Anos, que nada mais é que o Glenmorangie Original 10 Anos com mais dois anos de finalização em barricas que antes continham vinho do Porto Ruby, o que lhe confere uma coloração avermelhada e um caráter frutado.

Quem quiser saber mais sobre a Glenmorangie ou sobre suas outras versões, basta clicar aqui: Glenmorangie Original 10 Anos, Glenmorangie Lasanta 12 Anos e Glenmorangie Nectar D'Or 12 Anos.


O que pude perceber:
Características: cor avermelhada, acobreada. Encorpado.
Aroma: malte, chocolate amargo, floral e frutado. Baunilha. Apesar dos 46% ABV, nada de álcool perceptível. Amadeirado. Nozes. Com a adição de um pouco de água, evidencia as especiarias. O maltado fica mais evidente também, além de um pouco mentolado. Aparecem notas de chocolate ao leite. A baunilha e as notas amadeiradas também mostram-se presentes. Um pouco de açúcar mascavo. Há frutas secas também no aroma.
Paladar: picante, com uma leve dormência na língua. Quente, oleoso, com chocolate ao leite. Finalização longa e seca. Da mesma forma que no aroma, o álcool não é sentido, a leve dormência na boca é proveniente de suas notas picantes. Finaliza deixando um gosto maltado na boca. Apresenta ainda características frutadas e também amêndoas. A água, no paladar, abrandou o início quente e picante, de forma que aquela dormência sentida na boca sumiu. A primeira nota sentida é a de chocolate, seguidas de baunilha e um amadeirado. A finalização fica menos picante e um pouco mais adocicada, na minha opinião, mais redonda. O frutado que aparece na degustação com um pouco de água lembra um pouco de laranja.


Mais uma vez achei que não era necessária a degustação com gelo. O whisky ficou muito bem acrescentando apenas um pouco de água. É um whisky maturado por dois anos em barris que antes continham vinho do Porto, o que lhe conferiu aromas e sabores característicos.

É bem equilibrado, complexo, e seus 46% ABV entregam muito sabor. Quem não estiver acostumado com um teor alcoólico mais elevado poderá acrescentar um pouco de água, o que, na minha opinião, é o que funciona melhor com este whisky. Além de diminuir a graduação alcoólica, a água irá fazer com que diminua também a sensação de ardência na boca devido às especiarias.

Excelente whisky. Recomendo a compra tanto para iniciantes como para os mais experimentados. Vale a pena tê-lo sempre na coleção.

Com esta expressão, encerra-se o ciclo da Glenmorangie na sua linha básica. Uma linha que, para o apreciador e estudioso de whisky, é ideal para estudar os diferentes efeitos que as variadas finalizações em barris proporcionam à bebida.




Glenmorangie Quinta Ruban 12 Anos

Single Malt: Terras Altas Teor Alc 46%


O tom âmbar, levemente avermelhado, e o nome português dão a dica: este malte é finalizado em pipas de vinho do Porto para adquirir um caráter frutado e de chocolate com hortelã.

2 comentários:

Dê sua opinião: