Whisky

Whisky

sábado, 7 de março de 2015

Desvendando Nº 18: Benriach Curiositas 10 Anos

Aproveitando a ida para Campinas-SP, eu e Maurício Salvi, da Whisky em Casa, fizemos mais um vídeo, desta vez degustando um whisky da minha coleção pessoal, o Benriach Curiositas 10 Anos.


A Benriach é uma destilaria permeada de idas e vindas, altos e baixos, com um histórico de várias aquisições por diversos proprietários.  Fundada em 1898 exclusivamente para fornecer malte para blends, foi tomada por um banco dois anos mais tarde. Então, tornou-se parte da Longmorn Distillers, onde serviu como depósito. Ficou fechada grande parte do século XX até que, em 1965, depois de passar por uma grande reforma, foi adquirida pela Glenlivet. Logo em seguida, passou às mãos da Seagram que, como ainda não possuía uma destilaria em Islay, decidiu utilizar as instalações para fabricar um malte forte, defumado em turfa. Isso levou ao engarrafamento do Curiositas e do Authenticus, únicos single malts de Speyside destilados de cevada maltada e turfosas disponíveis no mercado.

Benriach significa em gaélico escocês “monte do cervo vermelho” e por muito tempo forneceu malte para os whiskies da Chivas Brothers. O seu malte turfado era uma alternativa para a composição dos blends quando os estoques de Islay baixavam. Em 2004 foi vendida, mais uma vez, a um consórcio sul africano que vem expandindo consideravelmente a linha disponível de maltes.


O que pude perceber:
Aroma: complexo, muita fumaça de carvão, fuligem. No fundo, frutas cítricas.
Paladar: surpreende na boca. Começa suave, depois a fumaça toma conta e predomina. Açúcar e especiarias, muita turfa e fumaça, um pouco de fruta. Sabores intensos e pesados.

É um whisky para poucos, para aqueles que gostam do estilo esfumaçado de Islay. Com um teor alcoólico de 46%, mostra uma curiosa mistura de frutas cítricas com cinza molhada. No vídeo comentamos que os níveis de fenóis estariam entre 35 p.p.m. (Laphroaig) e 50 p.p.m (Ardbeg). Depois, Maurício Salvi descobriu que o Curiositas possui incríveis 55 p.p.m. Tem que ser forte. Como disse, para poucos Spartanos.

Confira os comentários no vídeo:


Curiosidade do Curiositas: degustei ele hoje antes de escrever este post e para minha surpresa, quando acrescentei um pouco de água, a fumaça sumiu. Predominaram os aromas frutados, de malte e cereais. No paladar, porém, a fumaça retorna, mas bem mais suave e no final, que neste whisky é bem longo.

Seguem os links da Whisky em Casa:
Youtube: Whisky em Casa
Facebook: Whisky em Casa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: