Whisky

Whisky

domingo, 11 de março de 2018

Desvendando Nº 66: Buffalo Trace Straight Bourbon



Conhecida anteriormente como Ancient Age, a Buffalo Trace fica num ponto onde manadas de búfalos cruzavam o rio Kentucky em suas migrações. A trilha que seguiam era conhecida como a Great Buffalo Trace.

A primeira destilaria do local foi estabelecida em 1857 pela família Blanton. Mais tarde seria dirigida pelo “aristocrata do bourbon”, Edmund Haynes Taylor, que batizou a fábrica de OFC, iniciais de Old-Fashioned Cooper Distillery. Mas foi Albert Bacon Blanton quem a fez crescer, apesar de inundações e da Lei Seca, pois foi uma das quatro destilarias que continuaram a produzir destilados para fins medicinais enquanto durou a Lei. Blanton, nos anos 1890 passou de funcionário de escritório a administrador e dono de parte da destilaria junto com George T. Stagg. Ele se aposentou em 1952, depois de 55 anos de serviço à empresa, e foi homenageado com uma estátua na destilaria e com o Blanton's Single Barrel Bourbon.

Este foi o primeiro bourbon de barril único comercializado, e foi introduzido em 1984 pelo então master distiller Elmer T. Lee, que agora também tem um whiskey batizado em sua homenagem.

A destilaria tem capacidade anual de 54 milhões de litros e o estilo da casa é notadamente doce, devido a inclusão de alta porcentagem de milho no mosto. Barris fortemente crestados são usados na maturação, e o destilado é filtrado a frio antes do engarrafamento, em vez de passar pelo método mais usual de filtragem a carvão. De acordo com a empresa, isto torna o whiskey mais saboroso.


A Buffalo Trace se orgulha de ter a maior variação de idades entre os whiskeys americanos, de 4 a 23 anos, e é a única destilaria dos Estados Unidos a usar cinco receitas, um wheat whiskey, um rye whiskey, dois straight bourbons e um barley.

Além do popular Buffalo Trace Kentucky Straight Bourbon, a destilaria também produz várias outras marcas, entre elas a Ancient Age, que era o nome da destilaria até 1999. Desde 2002, também produz destilado para a marca de whiskeys Van Winkle.

O que pude perceber:
Características: cor âmbar, médio corpo.
Aroma: adocicado, apimentado, amadeirado, herbal, amêndoas, baunilha e caramelo. O álcool, apesar dos 45% ABV, não é sentido. Nota-se uma presença de centeio que sobrepuja o milho, este quase não é sentido. A adição de um pouco de água realçou o centeio, surge um frutado, de frutas secas, algo como uvas passas. O milho, se é que tinha alguma evidência, some completamente. Terroso, mentolado, baunilha, e agora, um pouco menos amadeirado.
Paladar: chocolate amargo, picante, gengibre, um leve toque de limão, herbal, baunilha, caramelo, um pouco de açúcar mascavo e centeio. Possui uma finalização média, picante, que seca a boca. Com água o paladar fica um pouco menos picante, mais herbal, com amêndoas, chocolate ao leite e baunilha. A finalização fica com frutas secas e uma sutil picância.


Achei um bourbon fantástico. Superou minhas expectativas. Principalmente pelo fato de não ter o adocicado do milho evidente e realçar um pouco mais o sabor de centeio. É bem equilibrado neste quesito e não possui nenhuma presença de álcool, tanto no aroma quanto no paladar. Isto pode ser explicado pelo cuidado com o seu processo de produção. Cada edição do buffalo Trace é criada a partir de 35 barris, escolhidos a dedo pelo mestre destilador. A empresa se orgulha de sua exclusividade e qualidade natural de seus produtos.

Posso dizer com certeza, até aqui, que é o meu bourbon favorito. Uma pena ainda não ser comercializado no Brasil mas, quem tiver a oportunidade de encontrá-lo, pode comprar sem medo. Whiskey bem cremoso e agradável, fácil de beber. Excelente para acompanhar um charuto, os aromas e sabores se casam muito bem.




Buffalo Trace Kentucky Straight Bourbon

Bourbon Teor Alc 45%

Envelhecido um mínimo de 9 anos, tem aromas de baunilha, chiclete, menta e melado. Doce, frutado e apimentado no paladar, com carvalho e açúcar mascavo emergentes. A água libera intensas notas frutadas. O final é longo, picante e bastante seco, com baunilha se desenvolvendo.

13 comentários:

  1. Desses bourbons mais acessíveis, é disparado o que mais gosto. É um salto de qualidade em relação aos demais. Faz imaginar a maravilha que deve ser um Blanton’s, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, é incrível como bebidas feitas praticamente com os mesmo ingredientes conseguem ser tão diferentes. E o Buffalo Trace é diferenciado, ficando acima da média de outros bourbons. Não tive a oportunidade de apreciar o Blanton's ainda, mas deve possuir o mesmo padrão de qualidade. Um abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ontem fiz o pedido de uma garrafa, estou na expectativa. Parabéns pelo trabalho. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferreira, creio que não irá se arrepender. É o meu bourbon preferido. Abraço.

      Excluir
  4. Gostaria de saber, como faço para comprar uma garrafa deste bourbon aqui no Brasil?! Estou tendo dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No site casa das bebidas. Um ótimo preço e confiança na entrega e na originalidade do produto. Q e um fantástico bourbon.

      Excluir
    2. Ele está sendo comercializado oficialmente só há pouco tempo aqui no Brasil, daí a dificuldade. Mas agora, já poderá encontrá-lo quase que em todas as lojas online. Um abraço.

      Excluir
  5. Acabei de comprar um pela internet. Pelas avaliações que já li, a expectativa é grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de bourbon, creio que irá gostar bastante deste. Um abraço.

      Excluir
  6. Comprei no site da Single Malt Brasil. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  7. olá, só por curiosidade, teria a composição deles assim como as porcentagens?

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: