Whisky

Whisky

sábado, 19 de julho de 2014

Desvendando Nº 7: Passport Scotch

Fui conferir in loco a notícia do post de 30/06/14 sobre as novas embalagens de whisky que foram lançadas no mercado. As mudanças estão ocorrendo, mas ainda são poucas as marcas que entraram nesta onda. As garrafas que encontrei até agora foram Red Label 500ml, White Horse 500ml, Black & White 375ml e Passport Scotch 670ml. E é sobre esta última que iremos falar hoje.

Sempre torci o nariz para este whisky. Os whiskies brasileiros sempre tiveram a fama de ser um cachação disfarçado. Experimentei alguns quando mais jovem e posso dizer que a experiência não foi muito boa. Claro que naquela época a abordagem era outra e ainda tenho a intenção de estudar melhor a produção nacional. Mas quem disse que Passport é brasileiro? Até hoje, mesmo em lojas especializadas em whisky, vejo rotularem o Passport como sendo brasileiro e muitas pessoas também acreditam nisso. Talvez também por seu preço ser parecido com os produtos brasileiros.

Pois este whisky é um autêntico scotch, totalmente produzido e envelhecido na Escócia. E engarrafado no Brasil. A marca Passport foi desenvolvida pela empresa Seagram e adquirida pela Pernod Ricard em 2002. Seus maiores mercados são os EUA, a Coréia do Sul, a Espanha e o Brasil, já que o sabor frutado é apropriado para fazer coquetéis servidos com gelo. Suas vendas nestes locais fazem dele uma das 20 maiores marcas de whisky. Embalado em garrafa verde, retangular e retrô, Passport é um whisky escocês único, inspirado pela revolução da década de 1960 na Grã-Bretanha, com personalidade jovem e vibrante. Maltes distintos, entre eles o Glenlivet, são encontrados no blend.

A HISTÓRIA
Passport nasceu em berço de ouro. Mais precisamente em Speyside, região no nordeste da Escócia com a maior concentração de destilarias do mundo. Foi lá que, em 1957, a Chivas Brothers resolveu fundar a destilaria Glen Keith, que logo se tornou uma das referências em single malt da região. O sítio, que abrigava um antigo moinho do século XVIII, era o lugar perfeito para produzir o malte que deu origem ao inconfundível sabor de Passport Scotch.

A destilaria Glen Keith faz parte do complexo de Strathisla, o mais antigo do país. Os edifícios de Strathisla abrigavam a fiação de linho da região e foram convertidos em destilaria no ano de 1786, operando inicialmente com o nome de Milltown. Entre suas belas construções está também um antigo moinho de água. Passport é um blended whisky produzido e envelhecido nesta destilaria e engarrafado no Brasil. É uma bebida jovem e com a qualidade e sabor de um genuíno whisky escocês.


A REVOLUÇÃO
Na década de 60, uma revolução cultural tomou de assalto o Reino Unido e o mundo. Dos Beatles à conquista da Lua, um século todo foi definido em uma década. Criado em 1965, Passport absorveu toda a essência dessa nova era e a traduziu em uma bebida surpreendente. O espírito leve e aventureiro idealizado por seus criadores estava presente em todos os detalhes. Foi por isso que a icônica garrafa verde quebrou todas as regras e fez sua história, que continua intacta até hoje.
O CONTEÚDO
Um casamento dos melhores. Cada garrafa de Passport contém o famoso single malt Glen Keith escocês, um tentador aroma de nozes, sabor de frutas, com toques de damascos e pêssegos. Suave, leve e cremoso, Passport faz com que cada gole se torne uma experiência única de sabor.

A ESSÊNCIA
Toda a energia de Passport é traduzida em uma vibrante e imponente garrafa verde, que não por acaso estampa orgulhosamente cinco brasões. Um dos clãs mais tradicionais da Escócia, a família William Longmore tinha o desejo de desenhar da forma mais nobre possível sua expertise em produzir whiskies. Símbolo de aventura e heroísmo, o brasão foi escolhido para representar as virtudes e o legado da família em cinco versões diferentes. Cada um com um valor, uma qualidade e um símbolo.


AVENTURA
No topo da embalagem, o cervo indica diligência e aventura. Temido na natureza e respeitado por seus adversários, este animal traduz o lado aventureiro de Passport.



QUALIDADE
A foice, a destilaria e o barril são as ferramentas de trabalho que, juntas, garantem a qualidade de Passport.


ESPÍRITO LIVRE

O corajoso falcão peregrino, mestre dos céus e do seu próprio destino, descobrindo territórios inexplorados. Este animal captura o espírito livre de Passport, diferente de todas as outras.


RESILIÊNCIA AO TEMPO
As espadas cruzadas indicam a resiliência de um whisky produzido com incansável dedicação à excelência.



FORÇA
O unicórnio escocês é símbolo de força e pureza. A cruz de St. Andrew representa a pátria de Passport.

PASSPORT CRESCE A FAMÍLIA
Depois de inovar com a garrafa de 670 ml, Passport Scotch dá mais um passo e lança sua versão em miniatura de 250ml. A novidade visa ampliar a acessibilidade do whisky para os consumidores e permitir sua “premiumização” - termo utilizado para a elevação de categoria de consumo.
"Pensamos na praticidade, mas também em algo que tivesse qualidade com preço mais em conta. Justamente para que os nossos consumidores não precisem desembolsar muito", comenta Patrícia Cardoso, Gerente de Grupo de bebidas standard da Pernod Ricard Brasil. A área está sempre em constante movimento para agradar os fãs e aumentar seu portfólio de produtos - tanto que a versão de 670 ml veio desse estudo.

Já a decisão pela petaca, nome utilizado para as garrafinhas, tem como base a mudança observada no canal varejista de um consumidor que visa mais conveniência. Além disso, a embalagem é fácil de ser transportada e pode ser usada ainda em eventos, onde a garrafa de vidro não é permitida.

O que pude perceber:
Aroma: leve, suave, fumaça. Quando se adiciona água, seus aromas ficam camuflados. Não é um whisky para ser bebido com água. Adicione qualquer outra coisa. Quando experimentei após adicionar uma pedra de gelo, os aromas foram mantidos, ficando até mais fresco.
Sabor: suave, não agride, doce. Com água, fica...aguado. Com gelo, fica fresco, mais frutado e fica ainda mais suave.


É um whisky moderadamente encorpado e que me surpreendeu. Sempre imaginei que fosse um daqueles whiskies fortes, carregados de álcool. O álcool nem mesmo prevalece. É um whisky que na sua própria idealização, e para o mercado a que se destina, foi concebido para fazer parte em coquetéis. Em minha opinião, falta-lhe personalidade, complexidade, caráter. Personalidade que ele irá adquirir da bebida que for adicionada para fazer alguma mistura. É honesto para seu preço. Paguei os R$ 29,90 da reportagem pela garrafa de 670ml.

Público feminino: às vezes comento aqui que tal whisky é ideal para o público feminino. A intenção é dizer que se trata de um whisky suave, não amargo, doce, já que a maioria das mulheres se identificam com bebidas que possuem estas características. Mas isto não implica dizer que não existam mulheres que apreciem algo mais forte. E há um grande número de mulheres apreciadoras de whisky e, principalmente, os mais fortes. Então, não se sintam menosprezadas, falo sempre no geral. E no geral, este é um whisky que agrada ao público feminino.  



Passport

Blend Teor Alc 40%


Sabor frutado e final cremoso e delicioso. Pode ser servido puro ou misturado com gelo. Moderadamente encorpado, com final macio e suave.

Saúde.













Fontes: passportscotch.com.br, o livro do whisky

124 comentários:

  1. Dos do Cabo de Sto Agostinho, prefiro o Bell's. Mas acho que são batizados. O local é bem suspeito. O Bell's diz que é Cereser (Jundiaí) mas há uma filial da Cereser no Cabo de Sto Agostinho onde todos os Bell's são engarrafados. Suspeita de batismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marman. Bell's e Passport fazem parte da grande empresa de bebidas Diageo e realmente são engarrafados em Cabo de Santo Agostinho. Assim como estes dois, também o Teacher's é engarrafado no Brasil. Isto é feito para reduzir os custos dos impostos e oferecer a bebida com preços competitivos. Mas acredito que, como os escoceses são muito criteriosos com a qualidade de sua bebida, uma vez que é um símbolo reconhecido mundialmente, haja um controle rigoroso na hora do engarrafamento, mesmo aqui no Brasil. Um abraço.

      Excluir
    2. Definitivamente não entendi o que o Sr.Marman Lopes quis dizer com "local bem suspeito". Certamente ele não conhece o complexo industrial de Suape, um dos mais importantes do país junto com seu porto que, pela posição estratégica com relação à Europa, atrai uma infinidade de indústrias para a região Nordeste. Isso se reflete na opção feita pelas indústrias de bebidas que, como a Diageo e a Pernod Ricard, escolheram a região para instalarem suas fábricas. Supor que estas empresas adulteraria seus produtos pondo em riscos a credibilidade de suas marcas, mundialmente famosas, pelo fato de estarem instaladas em um "local suspeito" é, no mínimo infantil.

      Excluir
    3. Ricardo Monteiro, como já havia dito, os escoceses são muito criteriosos quanto ao seu produto nacional. Há muitas leis e normas que são seguidas à risca, inclusive com a supervisão das próprias destilarias concorrentes que, ao menor deslize por parte de outras destilarias, não hesitam em denunciar à Sociedade. Por mais que o engarrafamento de certos whiskies seja feito aqui no Brasil, por razões tributárias, é certo que esta fiscalização rigorosa é feita da mesma maneira. Um abraço.

      Excluir
    4. Boa tarde,

      Bells é da Diaego, Passport da Pernod Ricard

      Excluir
    5. Muito bem colocado, excelente contribuição. Um abraço.

      Excluir
  2. Michel, bom dia.
    Gostei de sua iniciativa de comentar Whiskys engarrafados no Brasil, pois tende a eliminar injustiças e discriminações da parte de algumas pessoas.
    No entando gostaria que me tirasse uma dúvida, a importação destes whiskys a granel é feita com o líquido pronto para engarrafamento, ou ele vem como retirado do barril e aqui é efetuada a diluição com água para atingir o 40% de teor alcólico?
    Pergunto também o que significa "cortado", que vem escrito no rótulo traseiro destes whiskys (P. Ex.: no Theacher's consta, Cortado e engarrafado por Pernot Ricard Brasil...)
    Um abraço.
    Gláubio Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gláubio. O whisky vem no barril. Quando chega aqui, é acrescentado água para redução e então engarrafado.Tudo sob supervisão do produtor. Cortado, no Brasil, é sinônimo de elaborado. Significa o processo de redução para o engarrafamento. Diferente do cortado na Escócia, que significa a separação da "cabeça" e da "cauda" no processo de destilação. Um abraço.

      Excluir
    2. As matérias primas que compõe os uísque vem em ISOTANKS, e não em barris.

      Excluir
    3. Obrigado pela contribuição e o esclarecimento. Continue acompanhando. Abraço.

      Excluir
  3. Michel, bom dia.
    Se tanto o Bell's como o Passport são DIAGEO, qual o motivo de o Bell's ser mais caro?
    Você escreve "acredito" que não haja batismo. Pois eu acredito que há. Sem provas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marman. O motivo para a diferença de preços entre os whiskies, além do posicionamento que o produtor queira que ele se estabeleça, no caso dos blendeds, é a composição dos maltes. O Bell's é composto por maltes mais caros e raros do que o Passport, além de uma porcentagem maior de whiskies de malte do que grãos. Um abraço.

      Excluir
  4. Olá, muito legal, procurei videos de degustadores, no youtube sobre o passport e nao encontrei... parabens pelo topico!
    O passport era bem mais conhecido na minha regiao antigamente, hoje perdeu espaço para o red label
    Eu gostaria de uma avaliacao sua, frente ao passport VS red label

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Techio. Em breve sairá uma avaliação do Red Label, mas já adianto que são whiskies com características diferentes, já que o Passport é mais frutado e floral e o Red pende para o lado dos defumados. Aguarde. Um abraço.

      Excluir
    2. Legal! Apesar de suas características diferentes, também gostaria de ver este comparativo. Antigamente (década de 80 e meados da de 90) o Passport imperava. Creio que pelas questões de impostos que deixavam os preços demasiadamente caros para outros produtos como os JW.
      Gostaria de ter uma noção sobre os fatores positivos e negativos entre ambos.
      Entendo como um Whisky de entrada um Red Label. Gostaria de saber se posso equiparar o Passport ao Red ou se o Passport está em um nível muito abaixo.
      Considerando uma escala de 0 a 10 e tendo o Red Label no meio (5) só para poder comparar, aonde o Passport se encontraria?

      Muito obrigado!

      Excluir
    3. Boa noite Robson Magalhães Alves, realmente a questão dos impostos pesava bastante, o que o Passport conseguiu driblar um pouco engarrafando seu produto aqui no Brasil. Quanto ao comparativo com o Red Label, vamos lá:
      Apesar de serem da mesma categoria, whiskies standard, possuem características bem distintas. O Passport é mais suave, leve e frutado, enquanto o Red é mais pesado, forte e defumado. Ambos foram feitos para serem misturados ou bebidos com bastante gelo. porém, neste quesito, acho que o Red se sai melhor, por ser um whisky de sabor marcante. O gelo não afetará o sabor, enquanto o Passport fica aguado. Puro, prefiro o Passport. Quanto ao preço, ponto para o Passport. A questão da escala, vai muito do gosto pessoal, se a pessoa prefere os frutados e florais ou os defumados. No meu caso, prefiro os whiskies com um pouco de defumado, não muito. Então, nesta escala de 0 a 10 com o Red como 5 acho que o Passport seria um 3. NMHO.

      Excluir
    4. Muito agradecido pela excelente e completa resposta!

      Excluir
  5. Meus agradecimentos. Sou um defensor solitário deste whisky. Consumo com gelo mesmo e me delicio com o sabor levemente frutado, suave ao paladar. Costumo dizer aos amigos que vale muito mais que o preço cobrado. Para minha felicidade, cabe no orçamento e me permite uma bebida de qualidade. Parabéns pela matéria e saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandrey Melo, alguns whiskies são desprezados sem nem ao menos serem provados. Puro preconceito. É o caso do Passport, Teacher's e White Horse, todos com um preço excelente no mercado e um ótimo custo-benefício. Um abraço.

      Excluir
    2. Sou fanático por whiskies desde garoto. Seja Golf, Blue ou Black. O Red nao suporto, prefiro o Passport em comparaçao à ele. Abraços.

      Excluir
    3. Jaime Rufino de Lima, entre os dois, sem dúvida o Passport. Um abraço.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O passport é um wisk suave e saboroso, acrescentando apenas gelo, a bebida fica com sabor agradável. Além do preço ser bom. Boa! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Leandro leão. Ótimo custo x benefício nestes tempos de crise.

      Excluir
  8. Eu tenho um livro por nome "O Livro do Whisky" onde ele faz citações sobre o Passport. É um excelente whisky e acreditem ou não, nesse livro o Johnnie Walker Red Label nem é citado. É um scotch genuíno, com Glenlivet em sua composição. Gosto dele puro e adiciono apenas um pouco de água para sentir outros sabores. Vale muito à pena, sim. E não é, nem de longe, brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurino Júnior, dá para perceber que você é apreciador de um legítimo Scotch, como o Passport. Apesar de ter vários apreciadores, ele é um tanto quanto discriminado aqui no Brasil. Uma pena, pois seu custo benefício é interessante.

      Excluir
  9. Estava com uma garrafa de Passport aqui, que ganhei de presente. Estava esquecido num canto, esperando oportunidade para me livrar dele, dando de presente, hehehe. Pura discriminação. após ler essa postagem corri pra abrir a garrafa e experimentar. Surpreso aqui, rzsss. ainda hoje vai passear num baile havaiano...

    ResponderExcluir
  10. Pois é Davi paulo leandro, às vezes deixamos de apreciar algo simplesmente por puro preconceito. Agora é aproveitar. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Comprei um Passport para o Reveillon , fiquei surpreso com o sabor suave e doce , resolvi pesquisar , parabéns pela matéria esclarecedora !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adrianolucio Azevedo. Realmente o Passport surpreende. Continue acompanhando o blog. Um abraço.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Michel, li sua matéria e resolvi arriscar, comprei um passport. Vejo que realmente queremos ser enganados, nao é culpa sua, achar que um whisky "supostamente escocês", pelo valor de R40,00 reais, seja "bonzinho", é realmente se enganar. O negocio é puro álcool, queima na boca, nao tem gosto nem bouquet, ate aqueles falsificadoes enganam melhor. Mesmo assim resolvi arriscar com gelo de agua de coco, desceu, mas hoje o mal estar é de matar. OU SEJA, NÃO SE ENGANEM, NÃO VALE A PENA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Passport não engana ninguém. É honesto pelo preço que pedem. Conforme afirmei, ele irá adquirir o caráter do que for misturado a ele. Caso contrário, não dá para se esperar que seja um bom whisky. Mas com certeza é um autêntico Scotch.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sou leigo em matéria de uisque ... Comprei o Passport após ler a matéria nesse Blog.
      Bebi com gelo. Nao deixou resíduo de álcool na boca e muito menos mal estar.
      Fui dormir sem dor de cabeça nenhuma ... E quanta a ressaca ?!! Nem pensar !!!

      Excluir
    4. Realmente o Passport é um whisky bem leve. Se bebido com moderação, não irá deixar ressaca nem dor de cabeça. Um abraço.

      Excluir
    5. Discordo veeminentimente seu conhecimento de whiser melhor surdo e analfabeto !

      Excluir
    6. Boa noite Gant. Primeiramente gostaria de dizer que não entendi muito bem o que você quis dizer. Acho que deve ser mensagem de celular e ela saiu truncada. Vamos por partes então para tentar desvendar a frase: você diz que discorda VEEMENTEMENTE (acho que é assim que se escreve)do meu conhecimento em... Aí não consegui entender. Vou tomar como verdadeiro que você discorda de minha opinião sobre o whisky. Bom, eu pediria que você colocasse com o que exatamente você discorda para mantermos um debate, esclarecer quais os pontos que você acha diferente, lembrando sempre que cada um tem um paladar e gostos diferentes e a minha preferência pode não ser a preferência de outra pessoa. A segunda parte da frase vou me abster de comentar pois confesso que não entendi a intenção ou mesmo o contexto dela. Aguardo por um parágrafo melhor estruturado, caso contrário a última palavra é a que fica valendo. Um abraço.

      Excluir
    7. Nossa se ele achou que o Passport queimou a boca, um dos whiskies mais leves que já experimentei, ou ele pegou batizado ou tem a boca de veludo kkkk, tenho whiskies de 20 a R$15 mil (king george V especial edt) dos whiskies envazados no br,bells, passport e bells são escoceses envazados no brasil no caso do bells é inglês, casa iniciante, precisa tomar um pouco de cachaça top de linha pra amaciar a boca.

      Excluir
    8. Cada um experimenta uma sensação diferente ao experimentar um whisky, pode ser que a pessoa seja sensível a destilados mais fortes, não sei, mas dificilmente iriam "batizar" o Passport, rs. Sua coleção deve ser bem interessante Rodrigo, fiquei curioso. Abraço.

      Excluir
  18. Michel tudo bem gostei da sua pagina sobre whisky tambem sou fa e adoro a bebida. é uma pena que com o dollar alto esta ficando cada vez mais dificil comprar aqui no Brasil bebidas boas não é. Estou olhando suas opiniões sobre os standart mais simples, e vi agora na internet ul tal nacional de gran par ja ouviu falar ou bebeu será que presta, esta no nivel do passaport ou bells ? Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Vitor Livre. Já ouvi falar sim do Gran Par. Quando foi lançado ele aproveitou bem a carona do Grand Old Parr, decido a semelhança dos nomes. Nunca provei. Mas a julgar pela sua composição que, como todo whisky brasileiro, deve conter cana de açúcar, essa combinação não me agrada muito não. Espero que continue acompanhando o blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei e muito. Como proletário que sou, não posso pagar por um whisky caro, top de linha. Comecei a me encantar pelo Passport ao ver antigas propagandas com o Raul Cortez no youtube, achei elegante, fiquei pensando que nos anos 1980's era o que tínhamos de bom no mercado brasileiro. Enfim, gostei. Pretendo experimentar outros mais elaborados como Red Label ou Jack Daniels, mas por hora devo dizer que o Passport atendeu bem às minhas expectativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dednerso da Capitinga, existem muitos saudosos como você que ainda apreciam muito o Passport. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  21. Michel gostaria de saber se o whisky passaport deixado em congelador, empedra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Uma vez que o whisky é constituído basicamente de água e uma quantidade de 40% de álcool, no caso do Passport, então ele irá empedrar sim. Um abraço.

      Excluir
    2. eu deixo o meu no congelador e não empedra..pode deixar tranquilo! abraço!

      Excluir
    3. Boa Gu Hc. Preciso regular meu congelador, rsrs. Abraço.

      Excluir
  22. ´Não empedra, isso posso afirmar pois gosto deste whisky gelado e deixo dias no freezer. Pura discriminação que este produto sofre, bebo com muito prazer e adoro o sabor. Red Label tem suas vantagens mas, não o aprecio como este.
    Não se pode é compará-lo com outros mais caros e conceituados com old parr , black ou os demais 12 anos em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação. Os whiskies devem ser avaliados cada um em sua categoria. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  23. Eu sou um apaixonado por Jack e Black label.....porem, passaport tenho comprado algumas vezes....dos ''mais em conta'' é uma bebida muito interessante, vale apena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto também do Black, nem tanto do Jack. O Passport realmente tem um excelente preço e não faz feio se comparado com outros de sua categoria. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  24. Bela matéria Michel! Eu fui atrás do Teacher's que eu considero um dos melhores custo-benefício e não achei ele. Aí resolvi trazer esse Passport que eu não conhecia. Me surpeendi, muito bom! Parecido com o Techer's porém achei mais adocicado, me tornei adepto dele agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rickmaster, o caminho é este. Experimentando, vamos descobrindo o que agrada ao nosso paladar. O Passport tem o mesmo custoxbenefício do Teacher's. A diferença é que o Teacher's entrega um sabor mais esfumaçado que o Passport, o que o faz parecer um pouco mais forte do que realmente é. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  25. Boa noite amigo.
    Pela primeira vez comprei o Passport só por ter um preço mais barato com uma embalagem reduzida pois eu estava sozinho e queria uma bebida para acompanhar uma tarde de churrasco. Encontrei no mercado aquelas apelidadas de "garrafinhas", mas acabei surpreendido pelo sabor, realmente leve e a presença do álcool não é exagerada. Hoje resolvi comprar a embalagem maior, e pesquisando sobre a qualidade dele acabei encontrando seu blog, por sinal, gostei muito dos seus comentários. Acreditando na credibilidade das suas sugestões, gostaria que respondesse a uma pergunta: Seria pertinente adicionar energético ao Passport? Ou é contra e não indica essa mistura? Aguardo resposta e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jonatas. Que bom que encontrou o blog para tirar algumas de suas dúvidas e tenha gostado do conteúdo. Espero que continue acompanhando e sinta-se à vontade para escrever sempre que quiser. Quanto à adição de energético no whisky é um assunto que sempre dá polêmica. Eu parto da seguinte premissa: beba o whisky da maneira que você achar que deve. Só você pode determinar o que lhe agrada ao paladar. O Passport é um whisky que é concebido para a realização de drinks, então, é sim pertinente adicionar energético. Nele e em qualquer whisky standard. Já não aconselharia fazê-lo em whiskies mais envelhecidos e principalmente nos single malts, onde o que buscamos é justamente saborear a plenitude de seus aromas e sabores. Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
  26. Boa tarde! Primeiramente, sigo o seu blog há algum tempo, e fico impressionado com sua expertise! Comecei a colecionar whiskies há pouco tempo, mas seguindo suas avaliações só tenho acertado nas escolhas! Muito obrigado! Mestre, gostaria de sua opinião sincera: dentre os whiskies mais baratos disponíveis no mercado brasileiro, há algum que se destaca? Por exemplo, entre Passaport, Bell´s e Teachers, qual você escolheria, levando em consideração a suavidade? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Bruno. Que bom que o blog está ajudando em suas escolhas. Bruno, dentre as marcas mais baratas no mercado brasileiro, na categoria standard, posso citar o White Horse, Grant's e Famous Grouse, que são os whiskies que possuem uma qualidade um pouco melhor. Dentre os que você citou, ficaria, nessa ordem: Teacher's, Passport e Bell's, sendo que o Passport é o mais suave dos três e o Bell's não me agradou muito. Considere, só para ficar nos baratinhos e suaves, o Ballantine's 12 anos. Não é muito mais caro que estes standards mas a qualidade é bem superior. Um abraço.

      Excluir
    2. Eu é que agradeço sua atenção! Apesar de amar bourbons, o preço dos mesmos não me permite degustá-los com frequência...de qualquer maneira, hoje achei o J&B (o qual gosto muito) numa promoção do Extra por cerca de R$ 80,00, e comprei algumas garrafas. Minha curiosidade se deu em razão de nunca ter experimentado aqueles que mencionei no post inicial. Ah, outra coisa: aqui onde moro, em Belo Horizonte, tenho reparado que os preços de whiskies estão substancialmente mais altos que em outras cidades. É confiável comprar pela internet? Pergunto pois não tenho afinidade com comércio eletrônico, e alguns preços são bons demais para serem verdade...Mas mais uma vez, parabéns pelo blog, e muito obrigado pela consultoria! Felicidades.

      Excluir
    3. Bruno, o J&B é um bom whisky standard na categoria "suave" que você mencionou. Além dele, se você encontrar, poderá gostar do Cutty Sark e do Black & White. Os preços dos whiskies variam muito de cidade para cidade, principalmente de estado para estado devido à carga tributária diferenciada. A internet ajuda bastante a baratear os custos na aquisição de whiskies, porém deve-se ter bastante cuidado. Comprar somente de sites confiáveis, como single malt brasil, click bar, bebidas famosas. Mercado Livre é perigoso. Se você é de BH tente o https://www.bebidasbhdelivery.com.br/whisky. Está com preços razoáveis. Um abraço.

      Excluir
  27. Michel eu ainda não experimentei nenhum dos 2,mais eu gostaria de saber entre o Drurys e o Teacher qual é o melhor na sua opinião ??? Queria saber também de você se o Drurys é um whisky realmente de fato ou é conhaque ??? um abraço Michel Hansen...

    ResponderExcluir
  28. Hugo Leonardo, Teacher's sem dúvida. Mas não só porque ele é escocês e o Drurys é brasileiro, mas pelo sabor e qualidade mesmo. O Drurys é sim uísque, mas de acordo com a legislação brasileira. Pela legislação européia, ele não seria considerado whisky. O Brasil admite teor alcoólico menor que 40% (no caso, o Drurys é 38%), o que não é aceito pelo padrão europeu (mínimo de 40%). A legislação brasileira prevê ainda o acréscimo de melaço de cana-de-açúcar. Na europa, somente destilado de grãos. Estas diferenças na legislação brasileira, ao invés de ajudar, prejudica em muito o sabor dos produtos confeccionados por aqui, o que acaba por deixar o nosso whisky com sabor de um cachação. Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Michel Hansen Excelente consultoria em Whisky...

    ResponderExcluir
  30. Prezado Hansen. Parabéns pelo site. Comprei um Passport e realmente vale o preço (R$48,00). Não deu dor de cabeça e nem ressaca e degustei com prazer. Vai ser minha alternativa para a cerveja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Preço excelente. O whisky é bem honesto pelo que custa. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  31. Caro Hansen, eu quero lhe agradecer por compartilhar conosco a tua pesquisa. É muito bom saber que temos no mercado uma bebida com tradição e é vendida aqui no Brasil por um preço justo. É louvável o fato de você nos trazer estas informações. Gratidão e sucesso! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Yukari. A intenção é democratizar a informação e fazer com que não só os whiskies de ponta e caros tenham destaque, mas os mais simples e acessíveis também. Afinal, nem todos tem acesso a whiskies renomados, mas dá para ser feliz com um bom scotch ao alcance do bolso. Um abraço.

      Excluir
  32. Boa noite, tenho 20 anos e ganhei um Teacher's e gostei muito (com gelo). Sou novato no mundo do uísque, e dos preços em conta pra mim, encontrei além do Teacher's, o Passport (da matéria), Old Eight e Natu Nobilis. Dos 4, em ordem, quais os melhores? Já bebi uísques melhores, mas citei apenas os 4 pois são preços (35~60 reais) que cabe no meu salarinho, rs. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Em ordem, para mim Teacher's e Passport. Confesso que nunca experimentei o Old Eight e o Natu Nobilis. Mas os dois primeiros, nesta faixa de preço, são excelentes. Um abraço.

      Excluir
  33. Que belo site, agradeço a você Michel pela dedicação e atenção com nós internautas.
    Passport belo whiskey, saude familia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Espero manter a atenção e a confiança neste ano que inicia. Um abraço. Saúde.

      Excluir
  34. Ótimo whisky para tomar com gelo. Leve. Suave. Denis RJ

    ResponderExcluir
  35. Aqui na minha cidade encontra Passport, Teachers e Black White por 50 reais, este último as vezes por 60. Peguei o Passport, curti. Mas dos três aí, qual é melhor? Os sabores são parecidos? Sou iniciante nesse mundo, só bebia cerveja e vodka antes, mas parei. Quero encontrar um uísque de bom custo-benefício que cabe no meu bolso, mas só encontrei esses três e um tal de Old Eight.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo preço para os três whiskies. Na minha preferência, em ordem, Teacher's, B&W e Passport. Os sabores são diferentes entre eles, tem um review sobre cada um aqui no blog mesmo, dá uma conferida lá na lista. Há outros whiskies standards nesta faixa ou um pouco mais que também são excelentes. Para citar alguns: Famous Grouse, Grant's, White Horse. Qualquer um destes fará um bom papel de whisky de entrada. Fuja do Old Eight. Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigado amigo. Ontem mesmo peguei o Teachers e realmente são parecidos, mas achei o Teachers melhor (bebo com gelo, puro os dois não descem). Sobre o BW (uísque dos cães), eu me interessei mais pela embalagem e após saber que era o favorito de Vinicius de Moraes, haha! Quando eu comprar, espero que eu não seja decepcionado, pois sua embalagem me chamou muita atenção. Gosto de uísques leves, suaves e o Teachers desceu bem, bom amadeirado, o álcool dele prevalece menos do que o Passport também, um ponto positivo, mas ambos são bons pelo preço. Já sobre os que você citou, infelizmente nunca tomei o Famous Grouse, mas pesquisei agora e vi que é derivado da poderosa Macallan, marca favorita de Harvey Specter de Suits, uma das minhas séries favoritas... Grants também não... Já o "cavalo branco" como chamamos aqui haha, já experimentei e achei delicioso... Uma pena que aqui na minha cidade metem a faca nele (mais caro que o Red Label, que por sinal, não gosto), o que dificulta a compra, há não ser que seja um evento especial... Entrei no seu site mais para tirar as dúvidas, pois além de iniciante só estou bebendo esses uísques como bebida alcoólica, e pretendo continuar assim (dou brecha pro vinho apenas)... Cerveja entre outros tive que cortar pela alta coloria, fora que por ser bebida barata, bebia em alta escala... Uísque eu tenho moderação e bebo as vezes, fora que vejo muito mais qualidade e sabor. Falando nisso, vou ver suas outras avaliações amigo, como já estava vendo sobre o Teachers e Ballantines. Abraços e sucessos com o blog! JLV

      Excluir
    3. Continue no estudo e quando tiver dúvidas não exite em perguntar, espero ajudar bastante nesta jornada. Um abraço.

      Excluir
  36. Qual foi o uísque com menor evidência de álcool que você já bebeu abaixo dos 100 reais? E o melhor? Eu achei o Ballantines Finest. Já abaixo dos 60 reais foi o Teachers Highland Cream. O Passport ainda não bebi. Vale a bagatela de 48 reais, como aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso citar alguns agora de cabeça: Grant's, J&B Rare, Teacher's e White Horse. Gostei de todos esses. O preço do Passport faz dele um excelente custo x benefício e pelo preço que você citou, vale o experimento. Um abraço.

      Excluir
  37. Vendo vocês falarem de Whisky aí passei por uma situação semana passada que a pessoa me vendeu um whisky falso e apresentou a nota original do Whisky de vocês na hora que eu fui reclamar a pessoa até me deu um pouquinho de Whisky original para ver que era do mesmo lote que aquele lá devia tá com defeito ia mandar o vendedor ou empresa entrar em contato comigo mas até agora ninguém Entrou não mas nós somos meio imaturo de não ter tirado uma foto do código de barra do Whisky dos dois tanto como original tanto como outro aí nós só devolvemos o whisky e fomos em bora nem fizemos questão do dinheiro que nós pagamos é que nem eu falo não sou muito de beber mas quando quero beber quero beber um produto de qualidade aí o representante de vocês faz isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. renato, infelizmente às vezes nos deparamos com situações como esta. Em bares, restaurantes ou clubes, nem sempre sabemos a procedência da bebida que nos estão vendendo. Daí, para recebermos um produto de má qualidade é um pulo, principalmente se for um produto em que as vendas são muito altas. O risco de falsificação é maior. E fica cada vez mais difícil sair e querer apreciar nossa bebida favorita sem correr estes riscos. Infelizmente. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelos seus esclarecimentos concordo com tudo isso que você falou

      Excluir
  38. Recentemente fiz um debate no meu grupo, sobre qual o melhor whisky blended de entrada (* recomendável para o dia dia)... Eis o Top 5 pós-votação:

    1. The Famous Grouse, 27% *
    2. Ballantines Finest, 20% *
    3. Grants, 18%
    4. White Horse, 16% *
    5. Teachers, 8%

    Passport ficou em 7°, com 3%.
    Então eu recomendo, pois seu preço médio é de 50 reais.

    Já single malt de entrada houve um atropelo, com Glenfiddich 12 recebendo 43% dos votos. Viadada "lacrou" KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pesquisa. Acho que votaria no Famous Grouse também. Glenfiddich, sem dúvida.

      Excluir
  39. Passport ou Ballantines?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Parabéns pelo review também, onde colocou prós e contras da bebida. Whisky Brasil, por exemplo, só faltou falar que a bebida era mijo de tanto "péssima qualidade" que soltou.

      Excluir
    2. Procuro passar exatamente o que consigo extrair da bebida para dar informações o mais precisas possíveis, sem preconceitos. E detalhe, experimento realmente a bebida para fazer os reviews, rs. Abraço e obrigado.

      Excluir
  40. Bem, eu não entendo *** de whisky... Minha praia sempre foi o vinho, mas resolvi dar atenção ao whisky. Comprei Red Label, White Horse, Passport e Teachers para experimentar, não ganho MT, to no meu primeiro emprego ainda, tenho 21 anos, foram os que deu kkk. Eu curti eles, principalmente o White Horse e o Passport da matéria, caíram bem com gelo. O Passport me deixou MT mais feliz pq paguei só 45,00$ nele kk... Não sei pq falam tão mal, mas curti. Pra fechar um Top 5, talvez eu compre Ballantines ou BW, talvez... mas acho que vou é pegar mais 2 garrafas desse, barato e curti com 2 pedras de gelo. To tomando 3 doses por semana dele, MT ou não? So bebo vinho de bebida alcoólica, gosto do Terrazas Malbec (compro sempre quando encontro em promoção), herança do pai, mas vou adotar o Passport. A garrafa e MT bonita. Nunca bebi um uísque nacional, mas conheço o Drurys. Por este aí ser engarrafado no país, vou dizer que é o melhor nacional que provei heuehuehs. Gostei das considerações suas, não humilhou o produto pelo preço. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre digo que o melhor whisky é aquele que te faz feliz, não importa qual seja. Se o Passport é este whisky para você, então não leve em conta as opiniões contrárias. Você está no caminho certo, gosta de vinhos e partiu para o whisky, escolheu alguns dentro de uma mesma categoria e experimentou, já conseguiu definir o que gostou mais e irá investir nele. Corretíssimo. Depois de fundada a base, mais para frente é tentar descobrir novas marcas. 3 doses por semana está de bom tamanho, apesar de conhecer quem beba isso por dia, hehe. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
    2. Obrigado pelas palavras. Se tratando de vinhos - sempre procurei o melhor custo x benefício, e com whisky não será diferente ... Como disse, o melhor que provei dos que comprei até agora foi o White Horse, mas o custo x benefício do Passport me agradou bastante. Já conheço outros whiskys de festas / formaturas, como Black, Jack e Chuvas, ambos excelentes apesar de eu ter bebido pouco, mas o preço né... Kkk... Sobre as doses, vlw. Vou revezar com vinho, comprei 2 garrafas. Abs e pode deixar, vou continuar acompanhando! TMJ

      Excluir
  41. parabens Michel vc demonstra conhecer muito sobre uisque e mais parabens ainda por responder todos seus seguidores!!! acompanho direto seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gu Hc, obrigado pelas palavras. Realmente procuro responder a todos dentro do mais curto prazo possível. Ás vezes não dá na hora, mas nunca deixo de responder. Acho que é uma forma de respeito aos leitores que tiraram um tempo para ler e postar suas dúvidas e opiniões. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  42. detalhe: eu gosto pra caramba do passport !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Passport é bastante honesto e um excelente custo x benefício mas, não sei se você notou, mas ele deu uma encarecida ultimamente.

      Excluir
    2. Aqui na minha cidade o preço é 29.90 o de 670ml e recentemente achei por 39.90 o de 1 lt.

      Excluir
    3. Bons preços. Por aqui, R$ 49,90 a de 1L.

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras heltowns, pena você ter removido, pois a comparação ao Gol foi fantástica. Continue acompanhando e colaborando. Um abraço.

      Excluir
  44. Bom dia,as vezes procuro algumas postagens antes de degustar algum whisky .Gosto de saborear justamente estes que a galera costuma discriminar antes de provar.Gosto muito de uma bebida de de Malta chamada Wall street também. Hoje vou provar após ler sua postagem o passport.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wallace Mendes, muitas vezes alguns whiskies são negligenciados por puro preconceito, o que acaba com que deixem de conhecer muitos whiskies bons. Que bom que o blog está servindo para pelo menos deixar um parâmetro para os leitores. Se você gosta do Wall Street irá gostar do Passport. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  45. Descobri o blog no mercado enquanto buscava infos sobre os 'barateiros' e como já conhecia o Passport(35$ 650ml) comprei o Bells (31$ 700ml) ótimo whisky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custo x benefício excelente. Principalmente se for o engarrafado na Escócia.

      Excluir
  46. Olá Michel. Existe diferença no sabor final, quando engarrafado aqui ou na Escócia? Pelo seu ultimú comentário, fiquei com dúvida. Outra pergunta, comprei recentemente um Bourbon Haven Hill. Você conhece?

    ResponderExcluir
  47. Daniel, não deveria, mas provando as duas garrafas juntamente, dá para notar sim uma pequena diferença. Mas é muito difícil dizer de onde provém esta diferença, se da água utilizada ou se do próprio transporte do produto que, querendo ou não, sofre uma degradação. Enfim, o produto original e produzido totalmente na fonte, invariavelmente será melhor. Mas, também há a questão do gosto pessoal. Ocorrerá que alguém poderá preferir o engarrafado aqui no Brasil. Vai saber... Um abraço e continue acompanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava fazendo exatamente esta comparação. Notei além de uma diferença de sabor (leve) também diferença de coloração. O engarrafado na Escócia pouco mais pronunciado e escuro.
      Cabe lembrar que os engarrafados na Escócia, até algum momento tinham 43, e os engarrafados no Brasil 40.

      Excluir
  48. Olá, boa noite. Tomo whisky dês dos meus 15 anos... ( Sim 15 anos, aprendi a beber com minha família, onde o faço até hoje) mas vamos lá, o passport é totalmente discriminado no país. Não pelo fato de ser tido como nacional, porém sim pelo preço as pessoas empinam o nariz porque hoje o status vale mais que qualidade. Vámos falar do bendito cujo, ele é de fato um jovem e leve scotch para mim até quase que completo. Na minha opinião só poderia ser um pouco mais marrento! Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa. Faltou apenas nos dizer há quanto tempo bebe whisky. Para calcularmos sua idade, rs. Brincadeiras à parte, realmente o status coloca muitos produtos bons abaixo do valor que realmente eles deveriam receber. Um abraço.

      Excluir
  49. Boa noite! Qual o whisky standard em que o álcool é menos pronunciado?

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, tenho uma garrafa de passaport que foi engarrafada na década de 70 guardada aqui em casa, será que esse wiski ainda está bom, ou nem compensa abrir

    ResponderExcluir
  51. Tinha pé atrás com Passport. Mas ao experimentar tive surpresa positiva. Uma pedra de gelo e desce macio. Um whisky padrão, de ótimo custo-beneficio.Hoje vou experimentar Bells sem preconceito. Em tempo, sou fã de Chivas 12 anos, esse sim excelente. Não tenho bolso para mais de 150 pila num whisky.

    ResponderExcluir
  52. Muito bem..., vamos engrossar conteúdo com esses comentários desde 2014.
    Seu blog merece respeito ! E vou ser sucinto !
    O gancho é sobre o Passport e ele tem um lugar de respeito na adega (para visitas de médio porte ...hehe) e acompanho sem medo nenhum.
    E pode ser substituído por outros no mesmo perfil de custo/benefício como o Teachers, por exemplo.
    Quando quero me deliciar psicologicamente ou "mostrar status", daí apelo para aqueles que preciso investir bem mais ... e vai por eliminação de ofertas ... mas é muita variedade pra lacrar o ranking !

    ResponderExcluir
  53. De acordo com a legislação brasileira o uísque cortado é produzido com a mistura de, no
    mínimo, 30% de destilado alcoólico simples de malte envelhecido, com destilados
    alcoólicos simples de cereais envelhecidos ou não.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: