Whisky

Whisky

sábado, 10 de outubro de 2015

Desvendando Nº 29 - Jameson


John Jameson fundou sua destilaria em 1780, no coração de Dublin. Conta a história que Jameson veio da Escócia para a Irlanda junto com sua esposa, membro da família Haig. O casal teve dois filhos, John Júnior, que assumiu a destilaria anos depois, e William. Jameson foi um dos primeiros a usar barris de xerez para maturar seus whiskeys.

No fim do século XIX, os Jameson possuíam duas destilarias e eram os maiores destiladores da Irlanda. Em 1880, 300 pessoas trabalhavam na empresa, que produzia mais de 4,5 milhões de litros de whiskey anualmente. Os alambiques eram enormes: o principal, para o mosto, tinha capacidade de mais de 109 mil litros. Outros dois menores, para o destilado, tinham 63 e 59 mil litros. Eles se pareciam com os alambiques em operação nas Terras Baixas da Escócia, e as grandes fogueiras abaixo deles cozinhavam o whiskey.

A maior parte das vendas eram feitas em barris, já que o engarrafamento só começou a partir de 1968. Antes disso, os barris eram vendidos para empresas que engarrafavam seu conteúdo sob marca própria. Crested Ten e Red Seal foram as primeiras marcas criadas e engarrafadas pela Jameson's.

O Jameson não é mais produzido em Dublin, mas na destilaria Midleton, da mesma empresa. A marca compreende whiskeys de malte irlandeses, destilados de pot still e whiskeys de grão.


Atualmente o Jameson é um blend com cerca de 50% de pot still encorpado e 50% de whiskey de grão, todos maturados em madeira de bourbon ou jerez first-fill (de primeiro enchimento) por 4 a 7 anos.

O Jameson é o whiskey irlandês mais conhecido, responde por 75% de todo whiskey irlandês vendido no mundo e cerca de 1,5 milhão de copos são consumidos todos os dias. As remessas atuais de Jameson são sem idade declarada, 12 e 18 anos e deve muito de seu sucesso ao forte marketing.

O que pude perceber:
Cor palha, não encorpado.
Aroma: leve, cereais, grãos. Um pouco de álcool, não muito forte. Fresco, cítrico e frutado, depois vai ficando seco. Com um pouco de água, realçou mais o aroma de cereais. O álcool desaparece um pouco. Nota-se um fundo de baunilha e um pouco de fruta madura. Com uma pedra de gelo fica mais fresco, mais cítrico e com forte presença dos grãos.
Paladar: um pouco de ardência na boca, um pouco picante. Depois dá para sentir um pouco de baunilha, uma doçura de mel, finalizando com o gosto do carvalho. É um whiskey bem suave onde os grãos predominam. Com água, a ardência na boca continua. A baunilha está presente e sente-se a doçura do mel, só que agora um mel aguado. Os cereais continuam predominando mas a influência do carvalho não é mais percebida. Com gelo, fica bem mais suave, com a baunilha predominando e ficando mais seco. A dormência na boca some. Nitidamente fica aguado. O gelo matou a bebida, ficou sem graça.


É um whiskey que vale a pena conhecer para saber que existem meios diferentes de se fazer whisky. Quem prefere uma bebida mais leve, não encorpada, irá gostar. Já quem está acostumado com Scotch, irá deixá-lo de lado. Minha sugestão é usá-lo em misturas ou mesmo para fazer o famoso Irish Coffee. Fica perfeito.

Aqui irei fazer um parênteses para contar uma história que aconteceu comigo: em uma cafeteria, solicitei o tão aclamado Café Irlandês. Ao notar que meu pedido estava demorando, percebi que havia acabado o ingrediente principal, o whiskey. A atendente saiu da loja e, tempo depois, retornou com uma garrafa fechada de whisky: Red Label. Café Irlandês feito com whisky Escocês? Fica nítido que algumas lojas não possuem certo conhecimento no preparo das bebidas. Para eles, ficou claro que café irlandês é feito com whisky, não importa qual. Não preciso dizer que o café ficou intragável. Aí entra o segredo da coquetelaria: seja qual for a mistura, tem-se que saber o papel de cada ingrediente. Qualquer coisa diferente e o sabor vai para o espaço. Neste caso, a leveza do whiskey irlandês combina com o café, coisa que o Red Label, com sua característica defumada, não o faz.


Jameson

Blend Teor Alc 40%

Este whiskey tem um aroma maltado porém o grão se sobrepõe ao pot still, deixando algumas notas cítricas. Há uma gentil ideia do sherry, mas nada além disso.

25 comentários:

  1. Não tenho conhecimento suficiente para falar do ponto de vista técnico. Cheguei a comprar uma garrafa do Jameson tempos atrás e confesso que foi difícil conseguir enxugá-la, uma vez que eu dispunha de opções melhores. Consegui, não sem algum sacrifício. Me parece que o sucesso dele se deve mais a um marketing bem feito, contando com o charme de ser diferente, irlandês, associando à festa de St. Patrick etc. Pra mim, é um whiskey que no início agride um pouco e no final, com gelo, fica aguado demais. Mas, enfim, gosto é gosto e cada um tem o seu. Isso é o que importa. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a.v. lombardi, é exatamente isso, marketing. O Jameson é na Irlanda o que o Red Label é na Escócia.

      Excluir
    2. Olá!oce poderia me dizer algo sobre o Whisky Jameson Stablished?

      Excluir
    3. Olá não conheço praticamente nada de whiskey mas hj comprei o Jamesom para conhecer,na minha opinião melhor puro não se acostuma fácil mas da para sentir bem o sabor já com gelo de água de coco não gostei muito realmente parece que fica aguado . Se eu tivesse primeiro experimentado com gelo derrepente teria gostado

      Excluir
  2. Para ser honesto até que eu gostei. Por não ter graduação, o que faz as pessoas perder a "referência" (não que a idade seja predominante). Se a referencia for preço, então prefiro um Jamesson a Red, Jack e outros até R$ 100,00.
    Conheço pouco sobre whisky, mas o blog tem me ajudado muito nas aquisições.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeito em saber que o blog está cumprindo o seu propósito que é o de ajudar a esclarecer um pouco mais sobre o whisky e principalmente ajudar nas escolhas. Nesta faixa de preço e entre os whiskies citados, também fico com o Jameson. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  3. Gosto muito de Whisky irlandês, tendo como meu whisky preferido o Tullamore, de Dublin. Acho o Jameson um bom whisky para momentos descontraídos, com amigos, saboroso e suave. Para desgustar em casa aconselho um mais complexo, me supreendi com o Chivas Extra, ótimo custo benefício. Quem puder experimente o Jameson Gold reserve 12 anos, este sim, diferente de qualquer whisky vendido no Brasi, muito saboroso.

    ResponderExcluir
  4. Bernardo Henrique Pires, o Chivas Extra surpreende mesmo, excelente whisky. Não tive o prazer de experimentar o Jameson 12 anos ainda, mas já ouvi falar muito bem dele e você confirmou agora. Tullamore também está na minha lista. Continue acompanhando e contribuindo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Comprei um Chivas Extra e tirei um momento para degustar junto do Chivas 12 (para comparar). Realmente o Chivas Extra valeu a pena, sou fã do Chivas e fiquei muito fez com o Extra.
    Da marca já conheço o 12, Extra e 18. Um dia quem sabe chego nos Royal Salute.

    ResponderExcluir
  6. Jameson, White Horse, Grants e Ballantines Finest aqui na minha cidade tem o mesmo preço: 90 reais! Qual desses é melhor em sabor? E o pior? Algum da pra beber puro ou não? Red nem cito por que sei que é mais "marketing"...

    ResponderExcluir
  7. Grant's, White Horse, Ballantine's e Jameson, para mim, nesta ordem. Eles são feitos para serem bebidos com gelo ou em alguma mistura, mas dá para bebê-los puro também. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Quero dar esse uísque de presente, mas pretendo comprar o kit com dois, um para mim claro. É feio dar um uísque pra uma pessoa, sem estar na caixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me importaria nem um pouco. Acho que não há problema algum, pode presentear sem a caixa. Eu mesmo já fiz isso e garanto que a pessoa que recebeu o presente ficou bem feliz. Um abraço.

      Excluir
  9. Experimentei há pouco tempo e virei fã do Jameson por ser um uisque do dia a dia (que não quer nada apurado) ou da farra. Junto com o Logan Heritage é minha escolha. Pra mim, ainda, é um ótimo presente e dá de dez a zero em Red Label e outros inusitados da Johnny Walker como o Explorer club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saulo Gontijo, concordo contigo. Com uma ressalva, ainda não provei o Logan Heritage. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  10. Olá, desculpe mas não sei o seu nome, gostaria que você falasse a respeito do Grants sem idade, o que você acha dele, seria uma boa aquisição comparando com outros Standard? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens. Meu nome é Michel. Acho o Grants superior a maioria dos standards vendidos no mercado. Falo sobre ele no review de Nr 49. Confere no link ao lado. Um abraço.

      Excluir
  11. Olá. Este blog tem me ajudado muito. Estou começando a apreciar a bebida não sou expert mas sempre antes de comprar um whisky venho aqui consultar a opinião e é precisa. Michel como falei estou em dúvida qual whisky comprar o Jameson ou Jim Bean. Qual vc aconselha. Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por Compartilhar suas informações conosco. Muito bem escrito e foi ótimo para a construção do Podcast do Whisky Justificado, breve no Spotify. Obrigado e Abraço Guga Marc

    ResponderExcluir
  13. O Jameson para mim é o melhor custo-benefício dos whiskeys.
    Já na parada escocesa o melhor é o Famous Grouse
    Nos nacionais, embalados aqui fico com o Teacher´s
    Lógico que é minha opinião, o importante é degustar e cada um ter seu conceito

    ResponderExcluir
  14. Estou embarcando neste mundo, devagarinho e conforme o bolso deixa. Me desculpe se não é o objetivo, mas eu ficaria grato se junto, colocasse o que seria bom de comer, saborear, com determinado whisky. De qualquer forma, parabéns pelo excelente serviço. Estou adorando este Jameson.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito principalmente da suavidade e do carvalho no retrogosto.

    ResponderExcluir
  16. Jameson foi um dos primeiros rótulos que pude provar e confesso que gostei bastante. Entrei neste ramo há pouco tempo, ainda estou descobrindo o que agrada o paladar (já provei White Horse, JW Red e Black Label, Old nº7, Chivas 12, Ballantine's 12) e por enquanto o Jameson foi o que me agradou mais. Gostei muito da sua análise e aprecio muito seu blog. Espero que continue.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: