Whisky

Whisky

sábado, 19 de maio de 2018

Desvendando Nº 76: Hibiki 12 Anos



Para comemorar o World Whisky Day de 2018 o review de hoje será de um whisky que eu considero um dos melhores blends que já bebi. Os escoceses que me perdoem, mas trata-se de um whisky japonês.

O whisky japonês, como o scotch, desenvolveu-se nos blends. Mesmo hoje, com um boom no whisky de malte entre a nova geração, são os blends que respondem pela maior parte das vendas. Embora os mecanismos do blending sejam os mesmos da Escócia, o Japão, com seu clima e sua cultura, ditou qual deveria ser o estilo de seus blends.

A fortuna de Shinjiro Torii, dono da Suntory, foi construída sobre whiskies blended, que usam como base malts de Yamazaki e Hakushu. Blends de primeira linha foram desenvolvidos e entre eles encontra-se o Hibiki. Esta linha foi lançada em 1989 para comemorar o 90º aniversário da empresa e no início dos anos 2000 contou com um novo integrante, uma variação de 12 anos que contém whiskies filtrados com carvão de bambu e um malte que foi envelhecido em barris de licor de ameixa.


O que pude perceber:
Características: âmbar, médio corpo.
Aroma: bastante frutado, com laranjas, torta de maçã, geléia de frutas e ameixas. Abacaxi, framboesa, banana. Dá para sentir um mel, algo floral e canela. Com um pouco de água fica bastante fresco, com menta e chocolate. Especiarias, algo como noz-moscada. O frutado continua dando o tom, agora aparecendo manga, ameixa, abacaxi e um fundinho de limão.
Paladar: sedoso, cereais, amadeirado. Leve, suave e doce, com um pouco de baunilha. Acrescentando um pouco de água continua bastante frutado e cítrico, com um pouco de baunilha e um floral. Surge também um pêssego e uma leve picância. Equilibra bem as especiarias com maçã e cereais. Possui uma finalização longa e doce.


É um blended composto por whiskies envelhecidos em diversos tipos de barris, ex-bourbon, ex-xerez, mizunara (carvalho japonês) e inclui ainda barris de licor de ameixa do tipo umeshu, uma ameixa japonesa. O que o torna um produto único. Além disso, possui uma curiosidade: assim como é feito com o Jack Daniel's, o Hibiki também é filtrado em carvão, só que de bambu, o que dá uma suavidade maior ao whisky.

A garrafa já é um charme à parte, mais parecendo um frasco de perfume. Multifacetada, possui 24 lados representando as 24 estações do antigo calendário japonês e sua ressonância, “hibiki” em japonês.

Blended que, quando disponível no Brasil, poderia-se dizer que era um dos melhores e um dos meus favoritos. Seu sabor é incrível e em nada lembra os blends tradicionais por que não traz aquele gosto de whiskies de grãos característico. Também não apresenta nada de álcool, tanto no aroma quanto no paladar. Um exemplar fantástico.

Incluindo maltes das destilarias Hakushu e Yamazaki e grãos da destilaria Chita, infelizmente, por falta de estoques destes whiskies, foi descontinuado. Ainda é possível achar uma ou outra garrafa de Hibiki 12 anos, a preços exorbitantes. Em seu lugar, encontra-se mais facilmente e com preço mais acessível, o Hibiki Japanese Harmony.




Hibiki 12 Anos

Blended Japão Teor Alc 43%

Olfato similar à ameixa, ao abacaxi e ao limão. Depois ao fudge e ao carvalho fresco. É doce e grosso na língua, com final similar ao mentol.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: