Whisky

Whisky

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Desvendando Nº 55: Monkey Shoulder


O Monkey Shoulder é um whisky escocês triplo malte desenvolvido por David Stewart, o destilador mestre da William Grant. A primeira coisa a ser notada é a garrafa, com formato semelhante àquela bem característica da Balvenie, mas com três macacos subindo um no ombro do outro. O nome vem da lesão temporária que o movimento constante de mexer a cevada durante a maltagem causa no ombro (algo que os funcionários da William Grant ainda fazem).

O Monkey Shoulder foi desenvolvido pela empresa para atingir um público maior com o single malt e também para mostrar que o whisky pode ser ótimo para misturas de drinks.


Os três single malts que compõem o blend são Glenfiddich, Balvenie e Kininvie. Os maltes escolhidos amadurecem em barris de carvalho americano ex-bourbon de primeiro preenchimento, o que garante notas de baunilha suave. Os três maltes de Speyside são então misturados e embarrilados juntos para um casamento de 3 a 6 meses.


O que pude perceber:
Características: cor dourada, de médio corpo para encorpado.
Aroma: doce, frutado, mel e banana. Um pouco de baunilha e também um amadeirado. No fundo dá para sentir algumas notas picantes. Ervas podem ser sentidas bem como um caramelo, alguma coisa de passas, frutas secas, ameixas. Possui ainda um fundinho de chocolate. Nada da presença de álcool. Adicionando um pouco de água evidencia a banana, o chocolate, as ervas e o mel. A baunilha e o caramelo diminuem um pouco. A ameixa e as frutas cristalizadas continuam. O chocolate, que antes era um meio-amargo, agora está mais para ao leite.
Paladar: banana, especiarias, mel, caramelo, frutas cristalizadas, uma certa picância e baunilha, tudo misturado. Uma complexidade de sabores. É preciso ir com calma e desvendando aos poucos. Possui boa finalização, eu diria que média, picante das especiarias, com um pouco de baunilha e caramelo. Tem uma doçura para dar uma quebrada na picância. Estão presentes também, ainda na finalização, o chocolate e a banana. Com um pouco de água, chocolate ao leite, mel, banana e frutas cristalizadas. A madeira influencia um pouco mais agora.


É um whisky oleoso, bem estruturado e complexo. É formado por três single malts da famíla Grant's: Glenfiddich, Balvenie e Kininvie. Já dá para ter uma ideia da qualidade do produto. Infelizmente só é encontrado nas lojas Duty Free nos aeroportos internacionais. O preço é outro atrativo desta bebida, sendo um excelente custo-benefício.

Quem for viajar não pode perder a oportunidade de conhecer um blended malt muito bem feito. Mais uma prova de que, quando feito com cuidado, o sabor é o que importa, e não sua idade. Mas aí já estou entrando na seara polêmica dos whiskies NAS, assunto que rende horas e horas de bate-papo. Enfim, um excelente whisky que vale a aquisição.




Monkey Shoulder

Blended Malt Teor Alc 40%


Banana, mel, peras e pimenta-da-jamaica no nariz. Baunilha, noz-moscada, toques cítricos e frutas genéricas no palato. Final seco, seguido de pequena explosão de menta.

20 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog !!! Acompanho de perto e gostaria de sugerir a avaliação do novo Techaer's 12 anos que acabou de chegar ao mercado brasileiro com um ótimo preço. Abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Luciano. Sugestão anotada. Na verdade já estou à caça deste whisky mas aqui em minha cidade, infelizmente, ainda não chegou. Assim que possível, sairá uma avaliação. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  2. Tchê. Gosto muito das suas avaliações. Gostaria de sua opinião sobre o Old Parr (não o silver). Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um leitor "conterrâneo". Continue acompanhando, o Old Parr 12 anos será objeto do próximo review. Um abraço.

      Excluir
  3. Muito obrigado pelo review! Ajudou na escolha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o blog está ajudando. A intenção é essa. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  4. Excelente avaliação. Sera objeto de degustação em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Não irá se arrepender. Depois nos conte as suas impressões. Abraço.

      Excluir
  5. Comprei o excelente whisky na última sexta feira no Duty Free de Guarulhos, quando do retorno de NCY, por orientação do vendedor. Adquiri um PAC de 4 garrafas pela bagatela de menos de U$80,00.
    Lendo o seu brilhante comentário e vivenciado cada nota do paladar dessas belo destilado, me arrependi de não ter comprado mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida Tiago, que belo achado. Realmente era a oportunidade de levar pelo menos 8 garrafas. Eu sempre procuro repor o Monkey Shoulder. Ótimo custo x benefício. Um abraço.

      Excluir
    2. Adoro esse whisky.

      Excluir
  6. Realmente ele é um dos meus preferidos!Podem comprar de olho fechado.Para quem gosta de tomar puro, ele é surpreendente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um dos whiskies que sempre tenho em casa. Acaba um, compro outro. Um abraço.

      Excluir
  7. Comprei no dutty Free de Santiago. Como comprei tbem várias garrafas de outras qualidades deixei essa esquecida que acabei abrindo nesses tempos de quarentena coronavidica. Simplesmente maravilhoso. Que venha o vírus. Acabarei com ele a goles de monkey shoulder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achiles, nada como manter o corpo com álcool circulando para combater este vírus dos infernos. E o Monkey Shoulder é uma ótima pedida. Meu blended malt preferido. Um abraço.

      Excluir
  8. Excelente avaliação. Meu conhecimento com este blended malt foi um presente de um colega que esteve no Reino Unido. Depois disso, já estou na terceira garrafa depois disso. Disseram nos comentários acima e reforço: para tomar puro, não tem igual!! Aliás, este eu só tomo puro. Não conhecia o blog e estarei presente, acompanhando. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leo, continue acompanhando. Mantenho sempre uma garrafa de reserva do Monkey Shoulder, meu blended malt favorito. Acho ele um ótimo whisky e um excelente custo-benefício. Um abraço.

      Excluir
  9. Tenho uma empresa de importação em Miami e consigo entregar esse whisky e qualquer bebida que não encontram no Brasil com um preço bem bacana! Qualquer coisa me add no WhatsApp +1 9543719051! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima notícia Mairon. Entrarei em contato para saber mais a respeito. Um abraço.

      Excluir
  10. Ganhei do meu filho no Natal, quando estive na casa dele em Rouen, excelente whisky. Deve ser apreciado puro! Concordo com todos os comentários acima.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: