Whisky

Whisky

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Whiskey americano: o Bourbon - parte 1

Hoje irei tratar de assunto que só iria falar mais tarde, pois vinha falando dos whiskies escoceses, mas, como na próxima apresentação de whisky irei apresentar um Bourbon, acho importante falar antes um pouquinho sobre este tipo de whiskey. Para não ficar um texto muito grande e cansativo, neste post falarei da história do Bourbon, como surgiu e como se desenvolveu, até chegar aos dias atuais e, no próximo post, contarei como é o processo de produção.
O whisky americano começou com imigrantes da Inglaterra, da Irlanda, da Escócia, do País de Gales, da Alemanha e da Holanda, que levaram consigo não somente o conhecimento das técnicas de produção, como também o gosto pela bebida. A destilação começou na Pensilvânia e em Maryland e depois se espalhou para o sul. Como na Escócia, os primeiros destiladores eram alvos de tributação e para não pagá-los, se mudaram para o vale do rio Ohio. Carregaram consigo seus alambiques e fixaram residência em Kentucky.

bourbon é uma variedade de whiskey típica dos Estados Unidos. Teve origem nos finais do século XVIII no condado de Bourbon, no Estado de Kentucky, que por sua vez recebeu o nome da casa real francesa na época de sua criação, na década de 1780. Trata-se de um whiskey único que representa o espírito genuíno dos EUA, graças à agressividade e firmeza dos seus aromas e sabores principais.


Sua história não é bem documentada. Existem muitas lendas associadas, umas com mais credibilidade que outras. Por exemplo, a invenção do bourbon é geralmente atribuída ao pastor batista e dono de destilaria Elijah Craig. Diz-se também que foi ele o primeiro a envelhecer o destilado em barris de carvalho, "um processo que dá ao bourbon uma cor avermelhada e um sabor único". Para além dos limites do condado de Kentucky, um dono de destilaria chamado Jacob Spears é creditado como sendo o primeiro a etiquetar seu produto como "bourbon whiskey". Sua casa e seu estabelecimento ainda sobrevivem e estão abertos à visitação.
Provavelmente não há somente um único "inventor" do bourbon, que evoluiu a partir das práticas de destilação de várias pessoas e teve seu desenvolvimento atual concluído apenas no final do século XIX.
A família Samuels foi considerada a família mais antiga produtora de Bourbon. Estima-se que a sua produção começou nos finais do século XVIII (1783) e, desde então, tem-se prolongado até os dias de hoje. Porém, é de realçar que antes de 1840, a produção de Bourbon não foi realizada comercialmente e, durante este período, Robert Samuels que havia criado a receita “secreta” da família realizou algumas alterações e melhorias no paladar do seu Bourbon. Anos mais tarde, TW Samuels (neto de Robert Samuels) construiu uma destilaria para a produção e comercialização da receita de família. A empresa está agora nas mãos de Bill Samuels Jr., que continua com a tradição da produção de Bourbon na família.
A primeira destilaria comercial surgiu em finais do século XVIII, no Estado do Kentucky, nos EUA. Ela surgiu pela ação de Evan Williams e abriu nas margens do rio Ohio, em Louisville. O seu Bourbon ainda carrega o nome do seu destilador e é um dos mais apreciados e populares em todo o mundo.

A família Beam é um dos nomes mais conhecidos no âmbito do whisky americano. A sua produção teve início em 1795 e o homem que começou o negócio de família foi Jacob Beam que vendeu nesse mesmo ano o seu primeiro barril de "Old Jake Beam Sour”. Desde então este tem sido um negócio familiar e tem atravessado várias gerações.
Os primeiros destiladores produziam whisky com milho da região, em vez de usar trigo ou cevada, mais tradicionais. Em 1823 foi desenvolvida uma nova mistura na destilação do Bourbon, a denominada mistura azeda (sour mash). Era um método mais preciso de controle da fermentação. Esta invenção deve-se ao Dr. James C. Crow que, na destilaria Pepper, desenvolveu uma forma de reciclagem de leveduras para uma próxima fermentação, o que revolucionou a forma como a maioria dos Bourbons ou whiskies do Tennessee eram produzidos. Além disso, persuadiu outros produtores a maturar o whisky para melhorar o sabor.
Apesar de ter sido destilado durante décadas na área do velho condado de Bourbon, apenas no ano de 1840 é que o Bourbon foi oficializado como Bourbon. Antes disso, era frequentemente chamado de “whisky do condado Bourbon” ou “whisky do velho condado de Bourbon”. Entretanto, é um erro comum dizer que o Bourbon só pode ser feito no Kentucky. Ele pode ser produzido em qualquer lugar dos EUA onde a produção de bebidas alcoólicas seja legal. Na prática, porém, cerca de 95% do Bourbon é destilado e maturado nesse estado.
A Guerra Civil Americana ocorreu entre 1861 e 1865 e isso conduziu a uma escassez de whisky em todo o país. Representou o fim de muitas destilarias. Estas destilarias perderam a sua mão-de-obra, uma vez que os seus homens foram forçados a combater na guerra e muitas batalhas foram travadas nas regiões onde se encontravam. O fim da guerra foi um período de renovação e crescimento e algumas fábricas se tornaram grandes companhias.

No final do século XIX, nomeadamente no ano de 1869, abriu a destilaria da família Ripy no Kentucky. Esta família começou uma longa tradição na produção de Bourbon e foi escolhida numa lista de 400 Bourbons para representar o Kentucky na Feira Mundial de 1893. A destilaria da família Ripy é agora a casa de um dos Bourbons mais conhecidos em todo o mundo, o Wild Turkey Bourbon.
Foi no ano de 1870 que os primeiros jarros de Bourbon foram enviados a partir dos portos do rio Ohio. A decisão de engarrafar o Bourbon era uma questão de conveniência para todas as partes, dado que os jarros ficavam mais atraentes e eram mais fáceis de transportar nos navios que os barris.
Em 16 de Janeiro de 1920, após a aprovação da 18ª Emenda à Constituição dos EUA, entrou em vigor a Lei Seca, que proibia o fabrico e a venda de bebidas alcoólicas. Toda a indústria de bebidas alcoólicas foi destruída e centenas de empresas foram fechadas, sendo que muitas delas entraram na clandestinidade. Depois da revogação da Lei Seca (1933) algumas voltaram à produção de Bourbon, caso das famílias Samuels e Beam.

Atualmente, alguns dos mais importantes produtores estão de volta à ativa, e muitas companhias investiram em novas instalações, mas a produção ainda está bastante aquém dos gloriosos dias do século XIX.

Saiba mais:
Whiskey americano: o Bourbon - parte 2


Fonte: uísques.com, wikipedia, o livro do whisky, whisky de a a y

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: