Whisky

Whisky

sábado, 5 de maio de 2018

Desvendando Nº 74: Glen Deveron 10 Anos



A destilaria Macduff foi construída durante a onda otimista dos anos 1960, quando os destiladores não davam conta de atender à procura. Tem uma aparência industrial em comparação com as destilarias mais refinadas em termos arquitetônicos, construídas na mesma época. Seu interior despojado, livre, tem sido no geral refletido em seus whiskies. Eles também eram puros, despojados, whiskies com gosto de malte. De certa maneira, continuam assim, mas o 10 anos, reformulado em 2002, e atualmente o principal produto da destilaria, apresenta também forte influência de madeira.


O single malt tem o nome de Glen Deveron, que vem de sua fonte de água, o rio Deveron, no leste de Speyside. Grande parte do malt era usada em blends, especialmente da William Lawson, cujos proprietários compraram a destilaria em 1972. Desde então, foi vendida duas vezes, aumentou o número de alambiques para cinco e agora pertence à Bacardi. Várias indicações de idade são produzidas e há ocasionais engarrafamentos com o nome Macduff.

Cevada maltada levemente turfosa é entregue sob encomenda e uma mistura própria de levedura é cultivada e utilizada na fermentação. O whisky é maturado em armazéns ao lado do Deveron em tonéis de bourbon e jerez reutilizados, alguns dos quais são crestados na própria tanoaria da destilaria para se acrescer sabores tostados e de baunilha.


O que pude perceber:
Características: dourado, médio corpo.
Aroma: frutas vermelhas com polpa, terra molhada, adocicado, figo, cereal, madeira sutil, biscoito, herbal. Um pouco de água trás um aroma de malte, um pouco de jerez e deixa um pouco mais seco.
Paladar: frutado, ameixas, herbal, seco, frutas vermelhas secas, cereal, uma leve picância já na finalização, que é média e seca. Um pouco de água evidencia agora uma baunilha, o malte, mel e um pouco de especiarias. Uma sutil fumaça dá para ser percebida, bem no fundo. O final continua médio, com especiarias, mel, malte e um pouco de jerez.


Whisky que me surpreendeu positivamente apesar de sua pouca idade. Mais ainda depois de ter experimentado seu irmão mais velho de 16 anos em uma degustação em São Paulo. A versão de 16 anos decepciona. Talvez por isso eu tenha encarado a degustação do 10 anos um pouco cético. Por esperar menos do que ele entregou é que foi o motivo da surpresa. É um bom whisky, simples, mas bem feito e equilibrado. Agradável. Não há em nenhum momento vestígios de álcool e seus aromas e sabores são bem agradáveis. Uma excelente opção para o dia a dia e um excelente custo x benefício também, principalmente se comparado com a versão de 16 anos. Um belo exemplar para conhecer e ter na coleção.

Um ótimo exemplo de que nem sempre whiskies mais velhos são melhores que whiskies mais jovens. Há que se analisar caso a caso e não generalizar.




Glen Deveron 10 Anos

Single Malt: Terras Altas Teor Alc 40%

Apesar de ser descrito no rótulo como um “Pure Highland Single Malt”, em estilo, trata-se de um whisky clássico, limpo e suave de Speyside.

4 comentários:

  1. Olá Michel, veja só, e eu acabei não comprando o Glen Deveron 10 justamente por causa do 16 anos, que não agradou. E agora veio a surpresa com a sua análise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cesar, inclusive estávamos juntos na degustação que mencionei o 16 anos. Este 10 realmente surpreende. Abraço.

      Excluir
  2. Pelas notas descritas, ele parece ter um "sabor" fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um whisky "fantástico" mas é bom e fácil de beber. Eu o compraria mais vezes.

      Excluir

Dê sua opinião: