Whisky

Whisky

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Desvendando Nº 49: Grant's Family Reserve

Finalmente, após um período merecido de férias, estamos de volta e retomando as atividades do blog. Espero que os leitores tenham tido um ótimo final de ano, aproveitado bem as festas e entrado com o pé direito em 2017. Este ano promete. E aqui no blog terá muitas novidades. Começaremos as atividades deste ano com o review de um blend bem conhecido no mercado, bem acessível e de ótimo custo benefício.


A Wiliam Grant & Sons é recohecidamente uma propriedade de família independente por convicção. Como tal, não é tão surpreendente descobrir que a base de sua série de blended whiskies é seu próprio single malt Glenfiddich, combinado com The Balvenie e o pouco conhecido Kininvie, da terceira destilaria do extenso complexo de Speyside.

O que talvez não seja tão valorizado é que Grant's também produz o próprio whisky de grão, e o faz desde 1963, quando uma divergencia entre a Distillers Company levou Charles Gordon, bisneto do fundador, a acreditar que os suprimentos de whisky de grão poderiam estar vulneráveis. Determinado a não confiar no acaso, resolveu construir uma destilaria de grão em Girvan. 

Historicamente, não se trata de um grande centro de destilação. Gordon escolheu o local pela facilidade de acesso ao porto próximo, onde os carregamentos de milho americano podiam ser entregues com segurança e tranquilidade. Ironicamente, tal foi o sucesso dos blends Grant's que uma nova destilaria foi inaugurada em Girvan para fornecer malt whisky adicional, a Ailsa Bay. O blend mais vendido do conjunto é o Grant's Family Reserve, que possui praticamente distribuição mundial. A produção de blended whisky permanece fiel à garrafa triangular que caracteriza as bebidas da empresa.


O que pude perceber:
Características: cor palha claro, médio corpo.
Aroma: defumado, álcool pouco perceptível. Whiskies de grãos suaves combinados com um malte agradável. Cereais. Amadeirado. Baunilha. Adicionando um pouco de água fica mais suave e floral. O álcool some definitivamente, tornando-se quase imperceptível. O defumado diminui e a baunilha fica um pouco mais evidente. Os cereais continuam mostrando as caras. Com uma pedra de gelo pronuncia ainda mais os whiskies de grãos. Cereais e baunilha predominam. O defumado some. Continua suave.
Paladar: suave, um pouco frutado e cereais. É cremoso no palato. O álcool continua não muito perceptível. A baunilha aparece junto com o amadeirado. O defumado sentido no aroma não é precebido no paladar. Finalização seca e média. Com um pouco de água continuam os cereais, provenientes dos whiskies de grãos, só que agora mais acentuados. Fica mais doce e a baunilha se sobressai, junto com um amadeirado dos barris. Com uma pedra de gelo continua os cereais, desta vez, com um toque um pouco amargo. Os whiskies de grãos tomam conta. A finalização também fica um pouco amarga.

Na minha opinião um whisky simples que pode agradar muitas pessoas. Fácil de beber, servirá como um parceiro para o dia a dia pelo seu sabor agradável e não ser muito forte. Conheço muita gente que tem o Grant's como seu whisky favorito. O gelo não funcionou muito bem neste whisky. Funcionou melhor puro ou com a adição de um pouco de água.

É um whisky com bom custo benefício mas, confesso que prefiro o restante da família, já apresentada aqui no blog.




Grant's Family Reserve

Blend Teor Alc 40%


Um nariz de Speyside inconfundível, com notas de malte. Uma sensação gustativa firme, com equilíbrio entre a doçura da banana e da baunilha e as notas de malte amargo. Limpo, mas muito complexo, com final longo e uniforme.

38 comentários:

  1. Bom retorno, Michel! Esse é um whisky mundial mesmo, é difícil encontrar uma pessoa interessada em whiskys que nunca tenha tomado um Grant's. Gostei da sua análise. Eu consegui a versão Distillery Edition com 50% de ABV e é bastante parecido com o Family Reserve, só que muito mais intenso e mais doce! Abraços, Cesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cesar. É verdade. Lembro do Grant's desde a infância. Pelo menos lembro da consagrada garrafa triangular, hehe. Espero ainda conseguir a versão Distillery Edition. deve ser intenso mesmo, com mais sabor. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  2. ola michel. sabe o que eu acho? que a gente é meio suspeito em se tratando do grants. que não tem uma historia parecida em que o pai costumava tomar esse whisky. eu me criei em ver meu pai tomando esse whisky e presenteando os amigos no final de ano.então eu acho que a gente cria um vinculo com essa marca. eu realmente adoro esse whisky,pro meu paladar ele é leve macio, floral simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Grant's é o whisky standard preferido de vários amigos, e todos falam exatamente o que você citou, que cresceram conhecendo pelo menos alguém que possuísse a garrafa. Gosto também dele e, principalmente, de suas versões Nr1 e Nr2. Um abraço.

      Excluir
  3. Prezado Michel,

    Mais uma vez seguindo os reviews, resolvi adquirir o Grant's Family Reserve. Minha versão custou R$ 77,00 e veio com um copo com o nome do whisky (achei bem bacana o brinde, rs.).

    O que eu pude sentir: Whisky bastante suave, bem suave mesmo. Floral, um pouco de madeira, um pouco de baunilha. No olfato o álcool foi mais intenso do que eu acreditava que seria. No paladar ele não é muito evidente. Finalização curta.

    No geral um bom whisky. Gostei pelo fato de ser o primeiro floral que degustei. Os que já possuo/já degustei, em sua maioria, são mais amadeirados ou frutados. Todavia, achei ele suave demais para o meu paladar. Acredito que possa ser bem agradável para as senhoras.

    Um abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. João João Escapismo, obrigado por compartilhar suas impressões. Isto ajuda muita gente que está pensando em comprar o whisky. Quanto mais informações puderem juntar, melhor. E é sempre bom ouvir a opinião de outras pessoas. Continue contribuindo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com otima impressao desse Grants quando jovem, numa formatura, tomei quase meia garrafa e no dia seguinte não tive ressaca alguma.
    Semana passada tomei um que esteve quardado fechado por mais de 15 anos. Achei bem suave, para se tomar e continuar tomando sem medo, tentei o gelo (estava calor e era dia) e não ficou bom, estragou o sabor. Vai bem puro mesmo.
    Whisky honesto e boa opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Grant's é velho conhecido de formaturas, vai sempre muito bem. O whisky, embora bem guardado, sempre terá uma perda de álcool com o passar do tempo, daí você ter achado a bebida bem suave. Isto explica também porque o gelo acabou por estragá-lo. Ficou aguado, ou seja, o gelo afogou a bebida. Mas realmente é uma ótima opção. Um abraço.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tive uma experiência traumática em beber Red Label falsificado em uma festa de casamento com muito gelo, só fui perder o trauma anos mais tarde quando me bateu uma vontade doida de experimentar whisky novamente e comprei uma garrafa deste.

    Diria que este foi a minha porta de entrada no mundo do whisky, antes dele já foi uma experiência traumática seguida de um whisky nacional à base de álcool etílico potável (Old Eight).

    Hoje já estou mais experiente do que quando comecei, acredito que se comprar uma garrafa dele novamente conseguirei distinguir mais os aromas e gostos, até então só conseguia perceber o quão suave ele e era e que whisky não era tão ruim assim. Este tem um lugar muito especial no meu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, também já tive experiência deste tipo. É bem desagradável e a volta para a bebida se dá depois de um longo tempo sem ela e a nova adaptação também é lenta. Mas com o tempo vamos descobrindo bons whiskies e de boa procedência. O Grant's em questão é diferenciado, realmente é uma boa porta de entrada. Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  8. grants, teachers, bells, black white, passport, jameson e drurys, em sua opinião quais os melhores em ordem? digo em gosto e qualidade. gostaria de saber qual tem menos evidência de álcool também, já que são uísques da mesma faixa de preço onde a presença do mesmo sempre é presente: baratinhos (jameson dos citados é o mais caro, rsrsrs)!

    ResponderExcluir
  9. Vamos lá, para o meu paladar, organizo esta lista da seguinte forma: Grant's, Teacher's, Jameson, B&W, Passport e Bell's. Drurys nunca experimentei. Os que tem menos evidência de álcool são Grant's e Jameson. Espero ter ajudado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Meu padrinho vai fazer aniversário em fevereiro, e pretendo comprar um whisky modesto pra ele, já que ele é fã da bebida.
    Pretendo comprar duas garrafas, uma pra ele e uma pra mim rsrs, mas estou meio que "apertado". Porém, vi boas opções no mercado até onde posso pagar e gostaria de saber a sua opinião sobre elas...
    Os whiskys que encontrei foram o Grants (da matéria), Red Label, Black e White e Ballantines Finest. Praticamente todos na mesma faixa de preço ou próximos. Na sua opinião, entre esses quatro whiskys, qual o melhor de sabor e qualidade? E também, qual o que tem menos evidência do álcool? Melhor custo benefício? Recomenda algum deles? Abraços, seu blog é muito bom.
    Sucessos! João Lucas - SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu padrinho vai se dar bem, hehe. Para o meu paladar, colocaria em ordem o Grant's, White Horse, Ballantine's, B&W e Red, tanto em sabor quanto em qualidade. Acho que destes, o que possui menor evidência de álcool é o White Horse. O melhor custo x benefício deve ser o Ballantine's. Se eu fosse recomendar, ficando no meio termo de tudo: White Horse. Obrigado pelas palavras João Lucas. Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigado você amigo. Já me decidi aqui, me ajudou muito! Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  11. Esqueci do White Horse! Rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  12. lista de preços de um mercado chamado são josé aqui no pr:

    jack daniels - 105$
    jim beam - 100$
    red label - 95$
    jameson - 95$
    white horse - 90$
    grants - 90$
    cutty sark - 85$
    ballantines finest - 85$
    bells - 70$
    black e white - 65$
    teachers - 55$
    passport scotch - 55$
    natu nobilis - 48$

    qual são os melhores dessa lista de 48 a 105 reais? e o melhor custo-benefício? e os melhores puro/com gelo/mistura? devo comprar umas 3 garrafas pra formatura do meu irmão, mas resolvi pesquisar nesse blog, que achei bacana e sábio sobre a bebida. grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, é uma boa lista. Os melhores para mim são Grant's, White Horse e Teacher's. O melhor custo x benefícoo é o Teacher's. Puro, o White Horse. Com gelo, o Teacher's. Misturado, qualquer um. E já que irá comprar três garrafas, compre uma de cada destas que indiquei e faça o teste. Mas lembrando que este é para o meu paladar, daí a importância de você experimentar e tirar suas próprias conclusões. Um abraço.

      Excluir
  13. Oi Michel, quero uma opiniao sua, quero servir whisky no meu casamento, mas nao conheco e nao bebo whisky, fiz uma pesquisa e os whisky grants, Black e white, Ballantines finest saio na mesma faixa de preco, qual vc me indica para servir no casamento, ha vou servir tbem gelo e energetico, abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, destes citados que se encontram na mesma faixa de preço recomendo o Grant's. Acho que irá agradar bem, independente da forma que seja servido. Espero que agrade bastante. Sucesso e felicidades no casamento. Parabéns.

      Excluir
  14. Olá tenho uma garrafa de whisky deste grant's de 1993 e gostaria de saber "pois não entendo nada de whisky " c tem algum valor comercial por ter 26 anos !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,o whisky não envelhece na garrafa apenas em barris de carvalho!

      Excluir
    2. Infelizmente estas garrafas antigas, por si só, não geram valor agregado. Mesmo guardada por este tempo todo, o líquido não envelhece. Então, teoricamente, o líquido que está lá, é o mesmo líquido vendido numa garrafa atual. Talvez para alguém que colecione garrafas antigas seja uma venda certa, mas é muito difícil, haja vista que o maior mercado de colecionadores é de single malts. Então, o melhor mesmo é abrir e apreciá-la. O preço dela será um pouquinho só mais cara que o preço atual. Um abraço.

      Excluir
  15. Olá Michel, é verdade que o Grants mudou a composição e consequentemente o gosto, eu vi no supermercado ele com nova roupagem, você chegou a experimenta-lo, me parece que agora é envelhecido em três barris diferentes

    ResponderExcluir
  16. Olá Rubens. Faz parte da nova estratégia da marca para se manter competitiva. O novo Grant´s passa por três barris diferentes: Virgin Oak (carvalho virgem), American Oak (carvalho americano de primeiro uso) e Bourbon Refill (carvalho americano de segundo uso). Não tive a oportunidade de experimentar ainda. Assim que der, faço o review. Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Já tive o privilégio de degustar o grant'$,whisky de muito bom gosto, recomendo sim!

    ResponderExcluir
  18. Em 2020... Grants, White Horse, Ballantines ou Teachers? Qual o melhor? Qual tem a menor evidência de álcool? Qual o melhor puro e com gelo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Algum diferença entre o Grant's FR e o Triple Wood? Me explique, por favor. De ante mão, penso que o último passou por 3 barris durante o processo de maturação, ou, envelhecimento, algo assim. E, não querendo abusar...(rs)...numa comparação com o novo Teacher's Highland Cream, cortado na Escócia, qual dos dois leva a melhor numa análise em geral (no geralzão mesmo!). Att.,Pablo

    ResponderExcluir
  20. Olá, pessoal. Tudo bem?

    Tomei esse Grant's hoje pela primeira vez e achei muito diferente dos whiskeys que conhecia.

    Não sou um grande conhecedor mas achei ele muito suave e fácil de ser tomado.

    Vocês saberiam me indicar outros parecidos? Que não queimam, que o gosto do álcool não seja tão pronunciado?

    Abraço e parabéns pelo blog, vou começar a acompanhar.

    ResponderExcluir
  21. Só pra te dizer q acho sua página muuuuuito legal! Aprendo muito com vc!Feliz Natal!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: