Whisky

Whisky

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Desvendando Nº 30 - Islay Mist 8 Anos


Qual apreciador de whisky que, começando a estudar e entender os diferentes sabores da bebida não se deparou com o primeiro encontro com a turfa? Ou então, o apreciador de whiskies frutados e florais que adia o encontro com a toda poderosa turfa?

Muitos, ao tentar provar o primeiro whisky turfado, partem logo para whiskies mais robustos como Ardbeg, Laphroaig ou Lagavulin. Ou então, para não ir com tanta sede ao pote, preferem as versões suavizadas, Black Grouse, White Horse ou Double Black.

No primeiro exemplo, ao abrirem as garrafas, a fumaça explode, como vindas de fogueira à beira-mar. Fuligem, alcatrão, sal iodado e algas inundando tudo. No segundo, por serem whiskies muito jovens, o álcool predomina, são um pouco ásperos e brutos. Difícil encontrar um equilíbrio.


Quando se envelhece o whisky de malte, a intenção é torná-lo mais palatável, agradável ao consumo, mais saboroso. Os maltes com as características de Islay, com seu caráter esfumaçado, parecem precisar de um tempo menor se comparado com os whiskies de outras regiões. Além disso, eles se fundem bem com whiskies de grãos.

Nesta linha de raciocínio, para atender apreciadores mais comedidos, surgiu O Islay Mist, que consegue entregar o sabor da turfa, fumaça, algas, sal e outras notas marítimas e fenólicas de uma forma mais suave, graças aos whiskies de grãos misturados e single malts de outras regiões, como o Glenlivet. Ele é um whisky bem atraente para os iniciantes em Islay. A promessa do equilíbrio.

Criada em 1922 para o 21º aniversário do filho do proprietário da Islay House, Islay Mist é um blended de single malts altamente premiado. O sabor forte do Laphroaig predomina, embora seja temperado com maltes de Speyside e das Terras Altas. Islay Mist é o preferido de quem gosta de whisky com sabor de turfas, mas é excelente alternativa também para blends com menos caráter. Está disponível nas versões padrão, De Luxe, 8 e 17 anos. As duas últimas são feitas com receitas de blends idênticas, a diferença está no tempo de envelhecimento.


O que pude perceber:
Cor: dourado claro, médio corpo.
Aroma: primeiramente o que se percebe é a turfa. Depois vem um cheiro suave e doce. Possui as características marcantes do Laphroaig. O álcool não é perceptível. O defumado se mistura com o aroma do malte e com um frutado que se nota no fundo, talvez pera ou maçã. Com um pouco de água dá para sentir algo floral misturado com especiarias. Um aroma picante aflora. Como aconteceu com quase todos os turfados que experimentei, a água faz com que a turfa se retraia, mas ainda está bem presente.
Paladar: primeiramente se percebe o doce preenchendo a boca, depois o frutado toma conta e, por fim, a fumaça, o defumado fica, num final, de certa forma, um tanto longo. É um pouco cremoso, dá para sentir um toque amanteigado, mas definitivamente é a turfa que manda no jogo. Com a água, começa com o turfado, fica doce, frutado, e finaliza novamente com o defumado. Um defumado doce, longo e persistente.

Quando degustei este whisky, estava uma noite chuvosa e fria, de modo que ficarei devendo as notas de degustação com gelo. Comprei a garrafa num free shop por módicos U$ 13,90. Com esse preço, não esperava muia coisa. E não é que ele me surpreendeu? Achei um whisky bem equilibrado. Dá para notar claramente a influência do Laphroaig, temperado por whiskies das Highlands e Speyside. Isso faz com que a turfa seja suavizada além de dar toques frutados e florais à bebida. Ficou bem interessante.

Irá agradar quem gosta de whiskies turfados e também quem quiser começar a se aventurar por este tipo de whisky. Acredito que a quantidade de fenóis esteja na casa dos 30 p.p.m. E para fechar com chave de ouro, este é um 8 anos legítimo.




Islay Mist 8 Anos

Blend Teor Alc 40%

Um whisky com grande sessão defumada que algumas pessoas consideram mais fácil de beber que o extremo malte de Islay. Doce e complexo por causa da quantidade de turfas.


6 comentários:

  1. excelente, onde encontro no Brasil ou cercanias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alexandre Tito Rego. No Brasil é vendido através do site Adega Free, no seguinte link: http://adegafree.com/whisky-islay-mist-8-anos-750ml.html. O preço está bom, R$ 79,97. Um abraço.

      Excluir
  2. Boa Michel, adorei o review, meu primeiro whisky turfado foi o ardbeg, parti pro tudo ou nada, e acabei me apaixonando. Uma perguga, voce comprou o seu nessa loja que indicou acima? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio Rodrigues, comprei o meu num Free Shop no Uruguai a U$ 13,90. Uma pechincha. Você partiu logo para o tudo com o Ardbeg. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: