Whisky

Whisky

terça-feira, 3 de maio de 2016

Desvendando Nº 39: Teacher's Clan


A empresa Teacher's foi criada em 1830, quando William Teacher abriu uma mercearia em Picadilly Street, Glasgow. Da mesma forma que outros empresários do whisky como John Walker de Kilmarnoch, William logo ramificou o negócio. Entrou no comércio de destilados e começou a desenvolvê-lo.

William Teacher morreu em 1876, e o controle da firma passou para os filhos William e Adam. O blending tornou-se cada vez mais importante, e 1884 testemunhou um evento de grande importância futura: o registro da marca Teacher's Highland Cream.

Começando como “um item muito pequeno”, o Highland Cream dominou a firma de tal maneira que negócio e marca ficaram inextricavelmente ligados.

Para saber mais sobre o Highland Cream, basta clicar aqui.


Já o Teacher's Clan, é um produto desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Ao contrário de seu irmão mais velho, Highland Cream, que é engarrafado no Brasil, O Clan é produzido na destilaria Ardmore, na Escócia e engarrafado na origem. Como o Brasil é o número um em vendas para a Teacher's, a empresa resolveu atingir um número ainda maior de apreciadores.

O diferencial desta bebida é que os maltes são maturados primeiramente em barris de carvalho americano de 200 litros. Em seguida recebem um segundo período de maturação em barris menores, de 120 litros, ou Quarter Casks, onde adquirem uma maior influência da madeira, ficando mais suave e com notas acentuadas de baunilha.


O que pude perceber:
Cor: dourado, corpo médio.
Aroma: nitidamente fumaça, defumado e grãos. Álcool pouco perceptível. Se deixar o whisky respirando, o forte aroma defumado suaviza um pouco, deixando transparecer o malte. Dá para sentir também um pouco de chocolate amargo. Um pouco terroso, quase uma terra molhada. Com água seu aroma fica mais fresco, com os cereais tomando conta. A fumaça fica mais suave. Evidencia a terra molhada. O chocolate some. Com uma pedra de gelo a fumaça se expande logo de cara. É ela que agora manda no jogo. Os outros aromas se contraem.
Paladar: inicia um pouco azedo, depois os cereais tomam conta. O chocolate amargo está presente, depois vai finalizando com a fumaça. Sente-se, na finalização, uma leve ardência na boca proporcionada pelo álcool. É seco e a sensação dos grãos permanece. Com um pouco de água, continua azedo no início e os cereais continuam dando o tom. A finalização também continua com o defumado, porém de forma mais sutil. Desta vez o álcool não se pronuncia tanto. O gelo não funcionou no paladar. Ficou meio sem graça. Nenhum sabor em especial se destaca. O amargor sentido no início de todas as degustações é o que fica mais evidente. Finaliza com uma curtíssima fumaça e amargor.

A Teacher's procurou aqui dar um caráter um pouco mais defumado ao seu whisky tradicional, o Highland Cream. E as comparações são inevitáveis. Porém, são whiskies com características diferentes. Enquanto no outro post eu afirmava que passaria uma noite inteira bebendo o Highland Cream com gelo, não aconselho fazer isto com o Clan. Para o meu paladar, ficou completamente intragável. Na minha opinião, a melhor forma de beber o Clan é adicionando um pouco de água. Faz toda a diferença.







Teacher's Clan
Blend Teor Alc 40%

Whisky com um caráter mais encorpado e defumado. Para os apreciadores deste tipo de scotch, possui um ótimo custo x benefício. É diferenciado, para dizer o mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: