Whisky

Whisky

domingo, 13 de dezembro de 2015

Desvendando Nº 33: Blairmhor 8 Anos


Blairmhor é um blended malt produzido pela Inver House Distillers composto por cerca de 20 single malts, a maioria de Highland e Speyside e todos envelhecidos por no mínimo 8 anos, o que deixa uma bebida suave e sedosa, sendo uma ótima introdução aos blended malts.

Blended malt é uma mistura de single malts que foram destilados em mais de uma destilaria. Ele difere do blended whisky por conter somente cevada maltada em sua composição, sem nenhuma adição de qualquer outro tipo de grão.

O que pude perceber:
Aspecto: cor dourado claro, pouco corpo. Com uma pedra de gelo, sua cor é realçada, ficando com um dourado forte, cor de ouro.
Aroma: malte, um pouco de álcool que não chega a incomodar, carvalho e baunilha. Suave. Com um pouco de água, realça a cevada maltada, mel e as notas florais. Com uma pedra de gelo o aroma fica ainda mais suave, floral, com um fundo de carvalho e uma nota sutil de fumaça.
Paladar: começa suave, com sabor de cereais, floral. Depois vem o álcool, não muito forte, leve dormência na boca, depois finaliza com carvalho e baunilha. Também sente-se no final o floral junto com o malte. Com água, nota-se carvalho, caramelo, malte e, desta vez, o álcool fica bem suavizado. Com gelo, malte e baunilha se sobressaem, além de uma pontinha esfumaçada que aparece. Fica bem suave. A finalização fica bem curta, com gosto de cereais.


Whisky leve, saboroso e despretensioso. Não tem a ambição de possuir um caráter que se sobressaia. É bem equilibrado em sua mistura. É agradável, ótimo para ser degustado sem muita expectativa, sem muita pretensão. Um whisky para relaxar, sem preocupação com notas. Ele irá fazer sua parte sem deixar a peteca cair.

É um whisky pouco conhecido e até mesmo por isso, difícil de encontrar literatura e informações a respeito. Não é encontrado no Brasil. Comprei o meu num freeshop do Uruguai ao preço de US$ 21,50. Um ótimo whisky para o dia a dia, além de ser um legítimo 8 anos.

O curioso foi que deixei o copo de um dia para outro no congelador, de modo que se formou um gelo de whisky. Após completar com um pouco mais do whisky, o que apareceu foi um leve caráter defumado, o que deixou a bebida um pouco mais interessante. A diferença foi marcante. Eu não iria experimentá-lo com gelo, fazia frio, mas como na noite anterior havia servido uma dose generosa e, para não ir fora, congelei, o resultado foi até agradável. Ficou bem mais interessante ao paladar. Desta forma, recomendo apreciá-lo com uma pedra de gelo para aqueles que gostam levemente defumado, ou puro, para quem aprecia um caráte floral. Vai do gosto do apreciador.





Blairmhor 8 Anos

Blended Malt Teor Alc: 40% ABV


Rico, maltado e encorpado. Delicado equilíbrio de malte macio. O nariz é rico e complexo, com notas de frutas secas e cevada maltada. O paladar é bastante completo e bem equilibrado. Há notas de especiarias com cevada e mel. O final é longo e maltado, com carvalho e mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: