Whisky

Whisky

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Degustação

Como diz o velho ditado: gosto não se discute. Você pode beber seu whisky da maneira que quiser: puro, com água, com gelo, com gelo e água e até, sim, por que não, com energético. É o seu gosto pessoal e seu paladar que determinarão como apreciá-lo. Mas estamos falando em beber o whisky. Já se o assunto for degustar, apreciar tudo o que a bebida oferece, o assunto é outro.

O whisky é uma das bebidas mais versáteis do mundo e para apreciar plenamente os sabores e a complexidade, deve ser acrescentado apenas um pouco de água. O sabor é uma combinação de aroma e gosto e é necessário um copo que apresente o aroma da melhor forma possível. A adição de um pouco de água mineral (a quantidade exatas depende do whisky e de preferências pessoais) agita as moléculas do líquido e tende a intensificar o aroma, que o gelo, por outro lado, suaviza.

Ao degustar um whisky, use um copo limpo para cada dose e tome água entre uma degustação e outra para limpar o palato. Um copo que se estreita até a boca é o ideal para se apreciar um whisky porque concentra os aromas principais.


Observe:

1. Aspecto: Observe a cor do whisky. Faça movimentos circulares para mexer o spirit e note as “lágrimas” que escorrem pelo interior do copo. Se elas descerem devagar e forem espessas, a bebida é encorpada. Se as lágrimas forem finas e deslizarem depressa, sugerem uma textura mais fina.

2. Aroma: Mexa o líquido e cheire. Observe os primeiros efeitos físicos (se houver algum) – formigamento, gosto amargo, aquecimento, resfriamento. Adicione um pouco de água e repita o processo.

3. Paladar: pode-se provar o whisky puro, mas suas características são mais apreciadas depois de se acrescentar um pouco de água à bebida. Observe a textura – uniforme, oleosa, macia, seca, amarga, e assim por diante. Em seguida, note o equilíbrio dos quatro sabores primários: doce, amargo, ácido, salgado. O sabor como um todo faz você lembrar alguma coisa? Quanto tempo dura o final? Ele deixa um gosto agradável na boca?

4. Desenvolvimento: depois de cerca de 10 minutos, cheire e prove o whisky de novo para conferir se houve alguma transformação.

Sabores:
Whisky deve ter aroma e gosto de whisky. Porém, ao apreciarmos a bebida ao máximo, vamos além dessa definição simples: isolamos os aromas e sabores e identificamos o que eles lembram. Conheça alguns dos principais grupos de sabor:

De cereais: este sabor vem do grão.

Frutados: os sabores frescos e frutados se desenvolvem na bebida durante o processo de fermentação e destilação. Sabores de frutas secas e cozidas vêm da madeira na qual o whisky é maturado.

Florais: os malts das terras baixas da Escócia são exemplos perfeitos de whiskies florais. Os sabores combinam bem com os whiskies chamados aperitivos.

Defumados: os maltes turfosos originam os whiskies com os sabores defumados mais acentuados. Um exemplo são os malts de Islay.

Medicinais: o travo medicinal não agrada a todos. Mas as pessoas que apreciam seu paladar gostam muito dele e preferem os malts de Islay.

Amadeirado: o barril interfere em dose dupla. A primeira influência no sabor está nas notas amadeiradas encontradas em alguns produtos. A segunda influência do barril vem na forma de vanilina e tânico presentes na madeira (wood extractive).  A vanilina é particularmente forte no carvalho americano e todos os bourbons têm notas desse sabor. O carvalho europeu é mais rico em tânico, trazendo influências de especiarias e vinho. Alguns dos sabores mais claramente percebidos no whisky – da doce baunilha a fragrantes especiarias como canela, cravo-da-índia e noz-moscada – derivam do casco no qual o spirit foi maturado.

Oleosos: os spirits mais pesados tendem a ter um caráter oleoso. Isso também caracteriza whiskeys irlandeses purê pot still.

Sulfúreos: notas sutis sulfurinas podem ser encontradas em grandes whiskies.

Muitas pessoas gostam de atribuir notas aos seus whiskies. Isso ajuda para quem quiser manter um ranking pessoal de seus preferidos, aqueles que mais chamaram a atenção e aqueles que não voltariam a experimentar. Geralmente atribuem notas em uma escala de 0 a 100: Olfato: 0-25; Paladar: 0-25; Final: 0-25; Conclusão: 0-25.

Chega-se então a uma estrutura que pode ser:
95-100: obras primas.
90-94: excepcionais.
80-89: bons.
70-79: razoáveis.
< 70: ruins.

Pessoal, este era o último tópico que eu queria publicar antes de apresentar os whiskies propriamente dito. Queria antes de tudo, colocar a história, a origem, os tipos, as classificações, para depois poder falar dos whiskies com mais propriedade. Acho que ajuda para quem está conhecendo a bebida e quer começar a se aventurar mais. Para quem já conhece sei que é chover no molhado, mas começa-se assim. Enquanto isso, vamos praticar o post de hoje? Saúde.


Fontes: o livro do whisky, singlemaltbrasil

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Michel, boa tarde.
    Tenho tentado adquirir o copo Gencairn (este da foto em seu post) aqui no Brasil, mas não tenho obtido sucesso. Você sabe informar o por que deste tipo de copo, que foi desenvolvido especificamente para whisky, não se encontra em nosso pais?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gláubio. Desculpe a demora na resposta. O copo Glencairn não está disponível no Brasil devido a problemas de importação. Há restrições no mercado para a importação deste tipo de item em grande escala. Mas nada impede que você possa tentar importá-lo individualmente. Seguem os sites onde você poderá encontrar:
      www.wineware.co.uk
      www.royalmilewhiskies.com
      www.thewhiskyexchange.com
      Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
  3. Muito bom, agora neste momento estou curtindo um black white 8 anos com uma pedra de gelo de coco, gosto de whisky mas tem uma coisa que me incomoda e o gosto meio de sabão na 2 primeira degustadas. depois vai amaciando e fica otimo.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que tenha gostado Alessandro A. Silva. Aos poucos vamos melhorando nossas degustações e encontrando que tipo de whisky nos agrada melhor. Continue acompanhando. Um abraço. Só uma observação: o Black & White não possui idade definida.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: