Whisky

Whisky

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Desvendando Nº 47: Grant's Cask Editions Sherry Cask Finish Nº 2


A história do Grant´s remonta a 1866, quando William Grant tornou-se guarda-livros da Mortlach, a destilaria local. Ele mostrou grande talento para o processo de produção de whisky e logo se tornou gerente.

Vinte anos depois, William e a família criaram a emblemática Glenfiddich Distillery, que ainda é o centro da empresa. Eles próprios fizeram grande parte da construção, e o primeiro destilado jorrou dos alambiques no Natal de 1887.

Em 1979, o Grant's vendeu mais de um milhão de caixas de whisky no Reino Unido, estabelecendo-se firmemente como uma das marcas preferidas do país. Desde então continuou a crescer em ritmo excepcional, respondendo à demanda dos consumidores mundiais de scotch. A Grant's agora vende cerca de 4 milhões de caixas de whisky por ano e é uma das 5 maiores marcas de whisky escocês, saboreada em mais de 180 países.


Em setembro de 2001 a Grant's resolveu inovar e lançou duas edições do Grant's Family Reserve com acabamentos diferentes. Antes do engarrafamento, esses whiskies são finalizados em barris de Ale ou Sherry, onde o destilado envelhecido absorve certas notas e sabores característicos dos barris.

O que pude perceber:

Características: cor dourado claro, corpo médio.
Aroma: assim como foi com o Nº 1, o Nº 2 possui também um pouco do álcool pronunciado. Quando se dribla o álcool, o que toma conta desta vez é o sherry. Carvalho, notas adocicadas de baunilha. Também estão presentes notas frutadas, dá para notar algo como maçã ou pera, junto com uma certa picância. O apimentado se mistura com o carvalho. Notas florais também estão presentes. Terra molhada, chocolate amargo. Há uma infinidade de aromas bem complexos e agradáveis. Colocar algumas gotas de água é o suficiente para liberar um aroma mais terroso, mais encorpado. Cereais crocantes, chocolate, frutas secas aparecem. O adocicado da baunilha some um pouco, evidenciando mais as notas amadeiradas. O álcool também fica mais suave. Uma pedra de gelo deu um tom mentolado no aroma. O frutado toma conta. O álcool some. O gelo retém um pouco do apimentado, das especiarias. Mas elas estão lá, prontas para agir a qualquer momento. Permanece também um amadeirado sutil e uma certa doçura.
Paladar: doce, frutado, um pouco de baunilha. Logo em seguida vem uma certa picância. O calor preenche a boca. Cremoso. Percebe-se a presença de frutas secas e canela. O álcool no paladar não é evidente. Especiarias tomam conta no final apimentado. Um defumado sutil aparece, deixando a boca seca e um gostinho de quero mais. A adição de um pouco de água salientou as notas picantes, de especiarias. Ficou mais condimentado, de forma que desta vez senti uma certa dormência na boca. Continua cremoso e amadeirado. Com uma pedra de gelo, assim como aconteceu no aroma, as frutas tomam conta. Primeiro sente-se frutas frescas, maçãs e peras, depois passam para frutas secas, cristalizadas. Desta vez aparece um pouco da baunilha e sua doçura, para então, finalizar novamente com especiarias e seu toque apimentado, porém agora, sem a dormência na boca.


É um whisky que eu curti bastante. Primeiramente para matar a curiosidade com os lançamentos da Grant's e suas finalizações em diferentes barris. Em segundo, porque o sherry é um dos meus barris preferidos para a maturação de whisky. E essa expressão me agradou bastante. Ele é preparado da mesma maneira que o finalizado em barril de Ale, neste caso, usando barris espanhóis de sherry oloroso.

Complexo e muito bem balanceado, consegue juntar aromas e sabores de forma bem harmoniosa. Ainda assim, na minha opinião, para ele, o que funcionou melhor foi a adição de um pouquinho de água.




Grant's Cask Editions Sherry Cask Finish Nº 2

Blend Teor Alc 40%


Este whisky é preparado com finalização em barris de sherry oloroso, que provoca um paladar aquecido, rico e frutado.

5 comentários:

  1. Preço desse whisky? Lamentavelmente, aqui em Paulo Afonso o Grant´s não chega em hipótese alguma.

    ResponderExcluir
  2. Maurino Júnior, pode encontrá-lo no Mercado Livre, com alguns vendedores de confiança, na faixa dos R$ 90,00. Ele não tem à venda no Brasil. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos excelentes textos, Michel! A respeito deste Grant's em específico, desde o lançamento fiquei curioso, mas não tive coragem de comprar justamente por encontrar poucos reviews por aí. O seu me convenceu. Este blended parece ser um ótimo custo-benefício para uma degustação mais descompromissada.
    Siga fazendo suas avaliações!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniel. As duas edições com acabamento me agradaram bastante. A edição Ale não agradou a muitas pessoas não, talvez pelo amargo característico das cervejas, mas eu, particularmente, gostei. E em relação ao próprio Grant's Standard e outros whiskies, o preço está muito bom, tornando-se um excelente custo x benefício. Um abraço.

      Excluir
  4. Excelente custo benefício, estou saboreando o meu que trouxe de uma viagem ao Uruguai. Muito melhor do que muitos Red’s que tem por aí.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: