Whisky

Whisky

sábado, 14 de abril de 2018

Desvendando Nº 71: Jura Elixir 12 Anos



Há muito tempo acredita-se que a água utilizada pela destilaria Jura é mística, com propriedades medicinais e capacidade inclusive de prolongar a vida. Alguns dizem que ela foi abençoada por St. Columba por volta de 560AD. Os habitantes da ilha certamente tem alguma história de longevidade para contar e há relatos de um homem que teria vivido por cerca de 180 anos na ilha.

Se isto é um fato, rumor, mito ou lenda, uma coisa é verdade: os habitantes da ilha conseguem controlar o processo de envelhecimento. Principalmente em se tratando do whisky. A garrafa desta versão do Jura trás incrustada justamente o símbolo da água da Ilha.


O que pude perceber:
Características: cor âmbar, encorpado.
Aroma: cítrico, abacaxi, mentolado, baunilha, ervas-finas, refrescante, laranja, frutas amarelas, amadeirado, picante, ameixas, chocolate ao leite branco, melado, gengibre. Com um pouco de água, terra molhada, cravo, baunilha, mais amadeirado e menos refrescante e picante. Suaviza mais o aroma. Frutas secas aparecem no fundo. Agora o que se destaca é o malte.
Paladar: chocolate ao leite, açúcar mascavo, baunilha, mel, amadeirado, especiarias. Possui uma finalização com uma explosão quente que logo passa, ficando depois somente um amadeirado e um gengibre. Com um pouco de água fica amanteigado, amadeirado e mantém a baunilha. Depois vem novamente a explosão quente, de especiarias, pimenta, gengibre, que logo passa e deixa um gostinho de madeira, malte e frutas secas.


Maturado num mix de 50% carvalho branco americano ex-bourbon e 50% carvalho espanhol ex-sherry amoroso. Em nenhum momento, tanto no aroma quanto no paladar, o ABV de 46% se fez presente, nenhuma evidência de álcool. No entanto, há um certo desequilíbrio, uma picância exagerada, bem apimentado. Isto às vezes é confundido com álcool, mas não é, é pimenta mesmo.

À medida que se deixa a bebida descansar no copo e respirar um pouco, a coisa vai mudando. O whisky vai melhorando e ficando um pouco mais arredondado. Não melhora de todo, uma vez que a picância permanece ainda exagerada, mas se torna mais agradável para ser apreciado.

Este review eu fiz já há algum tempo e pensei que se desse mais chances ao whisky iria perceber outras nuances que de antemão não havia percebido. Não percebi. Sou fã da destilaria Jura, mas achei que esta versão não ficou no ponto. Para o meu paladar, a picância está em exagero. Minha opinião.




Jura Elixir 12 Anos

Single Malt Teor Alc 46%

Muito frutado, ameixas, frutas cítricas, um toque de carvalho e especiarias. As frutas continuam na boca, com mais ondas de xerez, frutas secas e canela. As ameixas retornam num final doce e médio.


2 comentários:

  1. OLa, possuo alguns rotulos de whyskie e gostaria saber mais a respeito deles , posso me comunicar com voce por alguma meio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franklin, enviei um email para você. De qualquer forma, mande um email para michel.edu.hansen@gmail.com com as fotos dos whiskies e se possível alguma história sobre eles, de como estão guardados, por quanto tempo, etc...

      Excluir

Dê sua opinião: