Whisky

Whisky

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Destilarias

O whisky é feito pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, o álcool evapora, dando-se assim a separação da água e o álcool. O vapor que escapa da mistura aquecida é capturado por uma serpentina refrigerada que o devolve ao estado líquido. Mas, onde tudo isto é feito?

Vamos conhecer agora onde funciona todo o processo de produção do whisky. Toda esta magia pode ser revelada nas destilarias da Escócia, a maioria das quais é aberta à visitação. Mas, engana-se quem acha que toda destilaria é igual. Nenhuma destilaria é igual à outra. Algumas são muito antigas, outras, possuem uma arquitetura moderna. A construção e a disposição de cada uma dependem muito do local escolhido, do espaço disponível e, talvez o mais importante dos requisitos, dependem de uma fonte de água por perto.

Vejamos a composição básica de uma destilaria:

ESTOQUE DE CEVADA MALTADA
Toneladas de cevada maltada, trazidas diretamente dos terreiros de maltagem ou entregues pelos produtores comerciais, são armazenadas em grandes silos. É aqui que começa a produção do whisky.

MOENDA
O primeiro passo na produção de whisky em todas as destilarias escocesas é a conversão da cevada, hoje em dia fornecida por fabricantes de malte comerciais, em farelo com o auxílio de moendas de quatro rodas.

ESTEIRAS
Na maioria das destilarias, esteiras rolantes conduzem o farelo ao tonel de maceração.

TONEL DE MACERAÇÃO
Ao chegar ao tonel de maceração, o farelo é misturado com água. Pequenos tanques são equipados com pás que revolvem a mistura e ajudam a extrair os açúcares.

DORNA DE FERMENTAÇÃO
Os açúcares do mosto fermentado são convertidos em álcool com a ajuda da levedura. As dornas de fermentação são tradicionalmente feitas de madeira, mas hoje também podem ser encontradas em aço inoxidável.

ALAMBIQUES
Os alambiques de cobre são o coração de uma destilaria. Ao ser aquecido, o álcool e os aromas são separados dos compostos indesejáveis.

CONDENSADORES
O destilado escapa do alambique em forma de vapor. Resfriados com água, estes grandes condensadores modernos (do tipo casco e tubo) reduzem a temperatura do vapor para que ele retorne ao estado líquido.

TANQUES DE CONDENSAÇÃO
Tradicionalmente, os tanques de condensação também agem como condensadores para esfriar o vapor saído dos alambiques. Uma serpentina de cobre imersa em água fria guia o vapor, que esfria até retornar ao estado líquido. Os tanques de condensação e os condensadores modernos do tipo casco e tubo são usados em toda a indústria. Debate-se frequentemente qual dos sistemas é melhor, mas as destilarias têm usado ambos os tipos há muitos anos.

COFRE DOS ESPÍRITOS
É aqui que se faz o corte do destilado, separando o coração da cabeça e da cauda. O cofre é trancado a cadeado para garantir o controle do departamento de Alfândega e Impostos sobre Bebidas.

COLETOR DE ESPÍRITO
Todo o destilado fresco é recolhido num coletor de espírito. Feitas de madeira ou de aço, essas cubas podem receber centenas de milhares de litros de destilado recém-produzido. Depois de diluído em água até a concentração alcoólica requerida, o destilado é transferido para os barris de maturação.

BARRIS
Os barris de madeira onde o whisky amadurece são, geralmente, barricas de xerez espanhol ou tonéis de bourbon americano. Eles são enchidos com o destilado fresco, que amadurece então por um período mínimo legal de três anos antes de poder ser chamado de whisky.

Mais adiante conheceremos as destilarias mais importantes da Escócia e também de outros países produtores de whisky. Aguardem e boas doses.



Fonte: whisky, wikipedia

6 comentários:

  1. "É aqui que se faz o corte do destilado, separando o coração da cabeça e da cauda."
    O que essa frase quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raylander Henrique. Convido você a ler o tópico sobre a produção do whisky aqui no blog, que explica detalhadamente o processo de fabricação do whisky. Poderá clicar aqui: http://www.desvendandowhisky.blogspot.com.br/2014/05/como-o-whisky-e-produzido.html Para resumir, a primeira e a última parte da segunda destilação do whisky não tem pureza suficiente para o uso. A primeira parte é conhecidas como "cabeça" e a segunda parte de "cauda". Elas serão redestiladas. A parte desejada e utilizável do processo de destilação é a do meio, conhecida como "coração" ou "fração". Esse álcool, chamado "new make", pode ser bebido e exibe algumas características que estarão presentes no whisky final. Porém, nesse estágio, a bebida ainda não atingiu uma profundidade de sabor ou de cor para poder ser chamada de whisky. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  2. como faço para construir um destilador moderno de álcool

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard, confesso que a construção de alambiques não é minha praia, não entendo nada sobre. Mas aconselho a entrar em sites de cachaçarias brasileiras e solicitar informação de construção ou até mesmo de fornecedores som eles. Um abraço.

      Excluir
  3. Ótimo texto! Estou me aventurando no mundo dos whiskys agora! Minhas experiências antigas não haviam sido boas, tinha bebido o famoso red label (e particularmente achei horrihor) algum tempo mais tarde tive a oportunidade de experimentar o Black Label,com este minha opinião mudou e achei mais agradável, mas ainda nada que me animasse a querer comprar uma garrafa. Foi quando tive a oportunidade de experimentar o famoso Jack Daniels, nesse momento o raio me acertou hahaha. Do momento em que abri a garrafa e senti o cheiro da bebida já notei a diferença e me apaixonei pelo sabor. Desde então, adquiri uma garrafa do mesmo e estou aprendendo bastante sobre a bebida. Pretendo agora comprar meu primeiro single male o Glenfiddich 12 anos.
    Estou gostando muito do blog, parabéns oeko trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pj, Jack Daniels é um daqueles whiskies que ou você ama, ou você odeia, não tem meio termo. Para quem ama, não o troca por nada. Com relação ao seu primeiro single malt, irá começar muito bem pelo Glenfiddich 12 anos, excelente whisky para começo. Obrigado pelas palavras de incentivo, continue acompanhando e um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: