Whisky

Whisky

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Um guia de iniciantes para o whisky canadense

Durante anos, os únicos whiskies canadenses que poderiam ser encontrados com maior facilidade eram os grandes nomes: Crown Royal e Canadian Club. Agora, outros rótulos querem ganhar sua fatia no mercado, como Pike Creek, Lot 40 e Wiser's 18 anos. Mas, o que exatamente é o whisky canadense?

O Básico

Em primeiro lugar, a ortografia: ao contrário de outros whiskies norte-americanos, não há “E” no whisky canadense. Mas isso é só curiosidade.

O que interessa mesmo é que o whisky canadense tem semelhanças e diferenças tanto com o whisky escocês como com o whiskey americano: é feito um mash, fermentado e destilado de maneira semelhante, mas podem ser maturados em barris usados, como na Escócia, e também usar uma grande variedade de grãos diferentes para criar sabores, como na América. O whisky resultante tem um perfil de sabor que pode ser posicionado entre o whisky de grão escocês e o centeio americano.


Blended whisky

Quase todo o whisky canadense é blended. Os produtores utilizam uma seleção de grãos, cevada, milho, centeio e trigo, mas em geral, cada um é fermentado, destilado e amadurecido separadamente. Estes são então misturados antes de entrar na garrafa. Isso dá muita flexibilidade ao criar whiskies, pois a destilaria pode focar no perfil de sabor que deseja logo no ato da mistura, ao invés de ter que projetar como o whisky será depois de anos.

Whisky básico e whisky aromatizante

De forma semelhante ao blended scotch whisky, existem dois tipos principais de espírito que são usados para criar a maioria dos whiskies canadenses: whisky básico e whisky aromatizante.

O whisky básico é destilado com um teor alcoólico bastante elevado, como o whisky de grão escocês, e é um espírito de sabor mais leve que age, como o nome sugere, como base.

O whisky aromatizante é normalmente destilado com um teor alcoólico mais baixo, criando espíritos mais fortemente aromatizados que são usados de maneira semelhante aos single malts em um blended escocês, adicionando camadas de sabor e caráter ao whisky base.

Também há destilarias que fazem experimentos de single malts em todo o país.

Single blends

Embora eles sejam normalmente blends, a maioria dos whiskies canadenses ainda são produto de uma única destilaria, um pouco como os chamados "single blends" na Escócia, um estilo raro de whisky, onde tanto o grão quanto o single malt são feitos na mesma destilaria. Embora cada produtor canadense tenha um estilo de casa, a variedade de diferentes grãos que eles usam significa que muitas vezes produzem uma maior variedade de versões diferentes do que a destilaria escocesa média.


Rye whisky


O centeio é um grão que adiciona camadas de sabor picante ao whisky. Nos primórdios da fabricação de whisky no Canadá, imigrantes alemães e holandeses sugeriram adicionar um pouco de centeio e tornou-se tão popular que agora é uma adição padrão no whisky canadense, não importa quanto centeio esteja na receita, os canadenses chamam seu whisky de “rye”. Em tempos mais recentes, o Canadá tornou-se conhecido pela produção de 100% de whisky de centeio.


Fonte: blog.thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: