Whisky

Whisky

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Tamdhu marca seu aniversário com whisky de 50 anos


A destilaria Tamdhu de Speyside revelou o seu mais antigo engarrafamento, o Tamdhu 50 Year Old, para coincidir com o seu 120º aniversário.

Amadurecido em carvalho europeu de xerez de primeiro uso durante cinco décadas, apenas 100 garrafas de Tamdhu 50 anos serão disponibilizadas globalmente. Será vendido a £ 16.000 por garrafa.

Este whisky raro é apresentado em um decanter de design requintado, criado por uma equipe de artesãos britânicos tradicionais, incluindo a designer de vidro Katy Holford, peritos de cristal Royal Brierley e os ourives da famosa casa de jóias de luxo Hamilton & Inches.

O que torna este whisky realmente especial é que ele representa o renascimento da destilaria. Houve um tempo em que todos pensavam que a destilaria havia fechado para sempre. Este barril, que poderia nunca ter sido liberado se a destilaria permanecesse fechada, pode agora ser apreciado e saboreado, e isso é algo para celebrar.

Tamdhu 50 anos foi revelado em um evento especial no showroom Hamilton & Inches na George Street, em Edimburgo. A casa de jóias de luxo, criada em 1866, foi responsável pela produção da prata esterlina que adorna cada decanter.

Tamdhu é de propriedade de um dos líderes da Escócia de destiladores independentes de cunho familiar, Ian Macleod Distillers. A destilaria nasceu nas margens do Rio Spey em 1897, uma época em que tudo parecia possível. Sua qualidade é definida pela sugestão de turfa em sua cevada maltada, a água natural de Speyside e o uso exclusivo de 100% barris de carvalho de xerez, somente os mais finos.

Notas de Prova:
Tamdhu 50 anos foi destilado em 2 de novembro de 1963 e amadurecido em um único barril de carvalho europeu ex-sherry. Foi engarrafado com a força do barril de 55,6%.
Nariz: frutas da floresta, carvalho elegante e laranja, chocolate escuro.
Paladar: cravo, alcaçuz, café expresso e maçãs assadas. O paladar complexo também revela banana, pimenta preta e amêndoas torradas.
Acabamento: cacau, gengibre, nozes e xarope de bordo.


Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: