Whisky

Whisky

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cada vez menos dos velhos single malts e mais dos whiskies sem nenhuma declaração de idade


Já se foi o tempo (mesmo assim não muito tempo) quando se selecionava um single malt com base na declaração de idade na garrafa. A indústria está tentando emplacar a noção de que a idade já foi "melhor". Hoje, não mais. Recentemente, a chegada do whisky NAS tem alimentado furor entre aficionados, enquanto traz uma boa quantidade de confusão para o amador.

Para os não iniciados, o whisky sem nenhuma declaração de idade, ou whisky NAS (No Age Statement), é, como se poderia supor, um whisky sem uma idade declarada na garrafa.

Um dos fatos que explicam o crescente lançamento de whiskies NAS é o aumento da procura por whisky. As produções de certas declarações de idade estão acabando. Embora sejam encontradas hoje em dia, estas produções foram estabelecidas há muito tempo. Pode ser que o seu single malt de 20 anos, há 20 anos não tenha sido prevista a atual demanda. O resultado é que os barris estão secando.

O whisky NAS é então uma resposta. Ele permite que um produtor misture single malts de diferentes idades e elabore um espírito saboroso sem ser prejudicado por uma idade específica. Através de novas e convidativas embalagens eles podem atrair novos bebedores de whisky para esta nova categoria e eventualmente preservar um 18 anos para os conhecedores. Ao mesmo tempo, experimentando novos tipos de madeira para descansar o whisky nos barris, instiga os bebedores experientes a descobrir novos estilos interessantes.

Por outro lado, ao não colocar declarações de idade na garrafa, a única obrigação que um produtor tem é de que a garrafa de whisky possua três anos ou mais, e essa falta de transparência irritou alguns. É importante notar também que este era um caminho lógico reconhecido há décadas entre os produtores mais experientes, entre eles a Glenmorangie.


A Glenmorangie vem obtendo sucesso lançando whiskies NAS por 20 anos através dos single malts Glenmorangie e Ardbeg. Glenmorangie provou-se pioneira na gestão de madeira, e essa experiência está no coração de muitos de seus whiskies NAS.

A destilaria tem trabalhado em whiskies compilados a partir de várias idades e barris, mas quando os componentes são colocados juntos, não leva em conta a idade e sim o perfil de sabor, que considera mais importante. O ponto de partida é ter um bom espírito, a seguir é preciso boa madeira e então poderá ter uma variedade de sabores disponíveis.

A indústria está pregando que as pessoas devem fazer um julgamento sobre a qualidade por si só e não ser influenciado pela importância da idade. Há velhos whiskies surpreendentes no mercado, alguns comuns, porém belos, mas também alguns exemplos terríveis. Ela concorda que, se produzidos com cuidado, ninguém deve ter um problema com o conceito.

Existem muitas razões para justificar o NAS, mas em alguns casos, o whisky não cumpriu com as expectativas e recentes liberações não ofereceram a qualidade desejada para o valor cobrado. Alguns fãs têm visto seus whiskies favoritos com declarações de idade aposentados em favor de NAS que nem sempre respondem positivamente. Mas, segundo a indústria, parece que esta é uma direção necessária para o espírito. Então, a melhor aposta é a de experimentar antes de comprar e fazer o seu próprio julgamento.

Três exemplos de ótimos whiskies NAS:

Arran Lochranza


Um bom exemplo de um NAS, reflexo do estilo da destilaria e incrivelmente acessível para novos fãs de whisky e igualmente para os aficionados.

Aberlour A'bunadh


Excelente whisky que tem desfrutado muito sucesso ao longo dos anos. O uso de madeira de sherry dá-lhe um sabor doce, picante e frutado e o alto ABV garante que os sabores realmente se equilibrem.

Glenmorangie Milsean


De paladar mais rico, este whisky descansou em cascos de vinho tinto portugueses, apresentando espessura de frutas doces e toques da madeira.

Evidências de que um whisky NAS pode realmente ser interessante.


Fonte: telegraph.co.uk


2 comentários:

  1. Michel, boa tarde! Apesar de reconhecer a qualidade em diversos uísques sem idade declarada, penso que a informação da idade eleva a credibilidade do produto e neste sentido ainda mantenho a preferência pelas bebidas que me informam o tempo de maturação.
    Agora quanto aos uísques com idade declarada, existe algum motivo técnico explicável para o fato de a grande maioria dos uísques com idade declarada, serem de 12, 15, 18, 21, 30 anos? Não é comum uísques com idades intermediárias a estas (por exemplo 14 ou 20 anos). Estas idades representam algum “marco” no amadurecimento dos líquidos?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gláubio Leite. primeiramente desculpas na demora. Realizei uma cirurgia e tive de ficar de molho por uns dias. Os whiskies que possuem declaração de idade sem dúvida passam maior transparência para o consumidor, porém, nem sempre passam qualidade. É o que os whiskies NAS vem tentando, passar qualidade em detrimento da idade. Porém, como em tudo que é tipo de produto, nem sempre conseguem. Mas podemos encontrar sim muitos whiskies NAS que superam, em muito, os com idade.
      Por falar em idade, não há nenhum parâmetro por parte das destilarias que justifiquem escolher as idades "padrão" de 12, 15, 18, 21 e 30 anos. O que sabemos é que, de uma forma geral, um single malt atinge o ponto ideal de maturação por volta de seus 12 anos. A partir daí, depende do que o malt master pretenda extrair a mais da madeira para deixar o whisky por mais tempo. É uma discussão complicada que acho que daria um post. Porque entram vários fatores, como tipo de barril, quantas vezes foram utilizados, que bebidas maturaram antes, etc...
      Mas temos vários exemplos de whiskies com idades fora do usual:
      10: Aberlour, Arran, Auchroisk, Ben Nevis, BenRiach, Black Bottle, Benromach, Glencadam, Glen Deveron, Glengoyne, Glengrant, Glenkeith, Glenlossie, Laphroaig, Longrow, Speyburn, Springbank, Rosebank, Teaninich, Tobermory, Tomintoul
      13 anos: William Lawsons, White Mackay
      14 anos: Craigellachie, Clynelish, inchGower, Longrow, Oban, Scapa
      16 anos: BenRiach, Glen Elgin, GlenMoray, Highland Park, Lagavulin, Longmorn, Mortlach, Tomintoul
      17 anos: Ballantines, Balvenie Rum, Bowmore, Glengoyne, Old Pulteney
      19 anos: White Mackay
      20 anos: BenRiach, Glenkinchie, James Martins
      22 anos: Mannochmore, White Mackay
      26 anos: Linkwood
      29 anos: Tamdhu
      Como dá para ver, as idades "comuns" são daqueles whiskies mais conhecidos e que normalmente podemos encontrar aqui no Brasil. Mas há vida lá fora.
      Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir

Dê sua opinião: