Whisky

Whisky

sábado, 17 de setembro de 2016

20 engarrafadores independentes para conhecer


Olhando além dos whiskies divulgados pelas destilarias, há um mundo novo, o mundo dos engarrafadores independentes.

As destilarias não possuem todos os barris de whisky estocados nos armazéns da Escócia. Elas fazem o spirit, mas assim que ele deixa o alambique, muitos são os destinos. As destilarias trocam e vendem tanto o spirit novo quanto barris de whisky maduro. Nos bastidores, há toda uma rede de corretores que mantêm o processo em execução.

O resultado final é que existem muitas outras empresas de whisky lá fora, independentes das destilarias que fizeram a bebida. Isto se traduz em barris individuais, pequenos lotes de single malts, whiskies que não apresentam o caráter habitual de uma destilaria, blendeds e malt blendeds, whiskies de grãos e muitos outros.

Aqui estão alguns dos engarrafadores que vale a pena correr atrás:

Adelphi

Uma engarrafadora independente com uma longa história, com suas origens podendo ser rastreadas até a construção da destilaria Loch Katrine Adelphi em Glasgow, em 1826. Em 1932 a destilaria tinha cessado a produção e por volta de 1971, tinha sido demolida, dando origem a Mesquita Central de Glasgow. No entanto, o nome foi reavivado em 1993 e desde então Adelphi tem engarrafado excelentes whiskies. Em 2014, ela abriu a destilaria Ardnamurchan, começando um novo capítulo na história da empresa.

Berry Bros & Rudd


Berry's, como é mais comumente conhecida (para desgosto dos Rudds na empresa), é a mais antiga propriedade familiar do mundo no ramo de vinho e bebidas espirituosas. Fundada pela viúva Bourne (não há outros registros de seu nome) em 1698 como uma mercearia, os três últimos séculos têm visto Berry's crescendo e se tornando uma das empresas de bebidas mais respeitadas do mundo. Junto com a própria seleção de single casks e whiskies de pequenos lotes, a empresa também possui a marca Glenrothes.

Cadenhead's

Não só o mais velho engarrafador independente da Escócia, mas também o proprietário de um par de destilarias: Springbank (produtora de Springbank, Longrow e Hazelburn) e Glengyle (produtora de Kilkerran). Embora as destilarias da empresa sejam mais conhecidas, os recentes engarrafamentos independentes com bons preços, além de excelentes, estão ganhando espaço. Versões mais antigas estão sendo vendidas por milhares de libras em leilão.

Douglas Laing e Hunter Laing

Duas metades de uma mesma família que eram, até recentemente, unidas sob o nome de Douglas Laing. Os irmãos Fred e Stewart Laing dividiram a empresa em duas quando seus filhos atingiram a maioridade. Fred e a filha Cara estão à frente da Douglas Laing, enquanto Stewart foi acompanhado por seus filhos Scott e Andrew na Hunter Laing. Eles dividiram faixas da empresa entre eles, com Douglas Laing inicialmente com foco em blended malts, que inclui o favorito de Islay, Big Peat, e Hunter Laing em single casks, continuando a gama Old Malt Cask. Desde então, as duas empresas têm expandido seus portfólios, e possuem uma série de grandes whiskies.

Gordon & Macphail


Talvez o mais conhecido engarrafador independente, Gordon & MacPhail começou como uma mercearia em Elgin, Speyside, em 1895. Agora, ainda é gerido pela família de um dos empregados originais, que engarrafa um grande número de whiskies todos os anos, incluindo a gama Connoisseurs Choice. Possui alguns dos whiskies mais impressionantes da Escócia nos armazéns da empresa e os whiskies mais antigos já engarrafados sob o seu portfólio. Vale sempre a pena manter um olho em G&M.

Hidden Spirits

Um novo engarrafador italiano, mostrando que o cenário ainda é próspero e que há espaço para novatos. A empresa lançou apenas algumas garrafas até agora, mas já impressionou a crítica que espera ansiosa pelo que vem a seguir.

Ian Macleod

Você pode não conhecer o nome Ian Macleod, mas se é fã de engarrafamentos alterativos, já deve ter ouvido falar dos engarrafamentos Chieftan's, uma vasta gama de excelentes whiskies. A empresa também possui as destilarias Glengoyne e Tamdhu e é a criadora de Smokehead e Isle of Skye.

Intertrade, Moon Import, Samaroli e Sestante


Quatro dos mais famosos importadores italianos de whisky do passado. Enquanto Samaroli ainda continua, embora de uma forma muito mais silenciosa do que no passado, as outras três empresas já caíram no esquecimento. No entanto, garrafas de whisky produzidas por elas para o mercado italiano ainda possuem uma reputação incrível.

Mackillop's Choice

Uma variedade de whiskies selecionados por Lorne Mackillop, herdeiro do chefe do clã Mackillop. Enquanto o clã foi quase exterminado pelos ingleses no século 18, a linha de Lorne continuou. Depois de anos no comércio de vinhos, com qualificação de Master of Wine, ele agora trabalha para a Angus Dundee, dona da destilaria Tomintoul, e seleciona o seu whisky favorito para ser engarrafado com o seu nome no rótulo.

Malts of Scotland

Não deve ser confundido com o Single Malts of Scotland. MoS é um engarrafador alemão bem conhecido na Europa continental por seus engarrafamentos de whiskies interessantes. Recentemente começou a fazer coisas interessantes com whiskeys americanos: Heaven Hill amadurecido em barris de Islay.

Old Bothwell

Old Bothwell é mais conhecida por uma série de engarrafamentos da cultuada destilaria Port Ellen, lançados apenas no momento em que o mercado de whisky da destilaria explodiu, após o seu fechamento. Garrafas da empresa ainda podem ser encontradas em lojas de leilão, mas já não são tão baratas quanto foram uma vez.

Rest & Be Thankful

Um relativamente novo engarrafador independente, fundado por um ex-gerente de vendas da destilaria Bruichladdich. Graças aos estreitos laços com a destilaria, a empresa foi capaz de liberar alguns dos primeiros Octomores e Port Charlottes independentemente engarrafados.

Scotch Malt Whisky Society

Fundada por um grupo de amigos amantes de whisky em 1983, o SMWS tem crescido e é um clube com membros em todo o mundo. Ela libera novos whiskies todos os meses, anteriormente disponíveis exclusivamente aos seus membros e agora disponível para todos, embora não-membros paguem um preço robusto. Com membros e bares parceiros ao redor do mundo, a Sociedade combina excelentes whiskies com ótimos lugares para bebe-los.

Signatory


Fundada em 1988 por Andrew Symington, ex-gerente do hotel Prestonfield House em Edimburgo e mestre de seus whiskies desde o final dos anos 1960. Signatory tem mantido a reputação de Andrew selecionando e liberando excelentes bebidas. A empresa também possui a destilaria Edradour em Pitlochry. Você terá a mesma probabilidade de encontrar Andrew operando os alambiques como perseguindo armazéns na escolha da próxima garrafa de whisky.

Especiality Drinks Ltd

Os whiskies são selecionados pelo diretor da The Whisky Exchange Sukhinder Singh e estão disponíveis em todo o mundo.

Wilson and Morgan

Apesar do nome um tanto quanto Inglês, Wilson e Morgan é uma engarrafadora italiana com uma história que remonta ao início do século 20 e tem origem numa família de comerciantes venezianos, a Rossi. A empresa se ramificou a partir de vinho e azeite na década de 1960 e entrou no negócio de whisky como Wilson e Morgan na década de 1980. Ele continua a engarrafar excelentes whiskies graças a ligações com destiladores e corretores no Reino Unido.


Fonte: thewhiskyexchange.com


2 comentários:

  1. Solo podo decir que me encantaria ser engarrafador independiente, ya diseñar las etiquetas me parece un sueño...como las de Douglas Laing por ejemplo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. michel texier, sem dúvidas os rótulos da Douglas Laing são muito criativos e bonitos, vide Timorous Beastie, Scallywag, Rock Oyster e Big Peat, para citar alguns. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: