Whisky

Whisky

domingo, 28 de agosto de 2016

Tudo o que você precisa saber sobre whisky indiano

Tudo no whisky indiano é superlativo. Oito das 10 marcas de whisky mais vendidas em 2015 foram feitas na Índia, com apenas Johnnie Walker e Jack Daniel's impedindo a hegemonia.
Quer saber mais? Aqui está um guia com tudo (ou quase) o que você precisa saber:


O que é whisky indiano?

Quase todo o whisky produzido na Índia é feito através da mistura de bebida destilada a partir do melaço fermentado (semelhante ao que conhecemos como rum) com qualquer whisky de grão (milho, trigo, centeio ou cevada) ou whisky escocês pré-misturado. Sendo assim, ele não pode ser vendido na Europa como whisky. A maior marca, Officer's Choice, vendeu surpreendentes 400 milhões de garrafas em 2015.

A Índia faz single malt também?

É uma categoria crescente de whisky indiano, porém, até agora, existem apenas três disponíveis: Amrut (visto pela primeira vez na Europa em 2004), Paul John (2012), e Rampur (novidade este ano).

Pode o whisky indiano ser vendido na Europa?

Pode, mas com exceção do single malt, ele não pode ser rotulado como “whisky” e é normalmente chamado de “bebida espirituosa”. Um exemplo é 8PM, o 18º whisky mais vendido do mundo em 2015.

Como o single malt indiano é feito?

Para ser capaz de ser vendido como whisky na UE e em outros lugares, os single malts indianos são feitos da mesma forma que o Scotch, com cevada maltada em alambiques e envelhecido em carvalho por pelo menos três anos.


De onde vem a cevada?

Devido às temperaturas mais frias, a cevada indiana é cultivada quase que exclusivamente no norte do país, principalmente perto das fronteiras com a China, Nepal e Paquistão. Para as destilarias do sul (Amrut e Paul John), isso significa que a cevada tem que ser transportada em torno de 2.400 quilômetros por estrada até as destilarias. Para whiskies turfados, tanto a turfa quanto cevada pré-defumada são importadas da Escócia.

Existe scotch whisky engarrafado na Índia?

Os regulamentos para o scotch whisky permitem importações de blendeds a granel para serem engarrafados em outro país. A Índia é um dos muitos lugares onde isso acontece, sendo localmente engarrafados o Teacher's, Vat 69 e Black & White.

A Índia não é muito quente para se fazer whisky?

O calor, ao contrário do que se possa pensar, não é um problema para as três destilarias de single malt. As temperaturas médias, mesmo no auge do verão, são de 35°C em Bangalore (casa do Amrut), 31°C em Rampur e 30ºC para Paul John em Goa, acalmada pelo clima marítimo. Como comparação, o bourbon do Kentucky e o whiskey do Tennessee lidam com temperaturas semelhantes.

Não é muito seco?

A falta de umidade é sem dúvida o maior obstáculo enfrentado pelos produtores indianos de whisky por duas razões: ela faz com que tanto o processo de envelhecimento se acelere (cerca de seis vezes, então um whisky indiano de três anos de idade é similar em maturidade a um scotch de 18 anos), e contribui para que uma maior proporção de água do que álcool evapore, de modo que o ABV sobe durante a maturação.

O whisky é bom?

Em uma palavra: sim. Jim Murray classificou o Amrut Fusion com 97 pontos e o título de terceiro Finest Whisky no Mundo em sua Bíblia do Whisky em 2010, o que ajudou a voltar as atenções para os whiskies do país. E seguiram muitos outros prêmios para as outras duas destilarias, incluindo Best Asian Single Malt de 12 anos ou menos para Paul John Select Cask Classic no The World Whiskies Awards 2015. A percepção comum sobre os whiskies indianos é que eles são feitos unicamente a partir de melaço e, portanto, não são de boa qualidade. Mas estas percepções estão mudando.

Como se deve beber?

Tratando-o da mesma forma que trataria um whisky Escocês. Como com todo o whisky, cada degustação vai do gosto particular. Com ou sem água ou gelo, misturado ou puro, como achar melhor. O consenso é que, assim como em muitos países em todo o mundo, os indianos concordam que o whisky é para compartilhar com amigos.

O que o futuro reserva para o single malt indiano?

As vendas estão crescendo cerca de 10% ao ano. As previsões são de que o consumo de single malt indiano explodirá no futuro próximo e que mais destilarias indianas irão produzir mais single malts.


Quais single malts são recomendados?

Para quem nunca experimentou um single malt indiano antes, o Amrut Fusion é uma ótima pedida para começar. Com uma mistura de cevada indiana não turfada e cevada escocesa levemente turfada, é rico, frutado e picante. Se, ao contrário, preferir o whisky não turfado, Paul John Brilliance é frutado e cremoso, produzido exclusivamente com cevada indiana.


Fonte: thewhiskyexchange.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: