Whisky

Whisky

terça-feira, 8 de março de 2016

Destilaria Lagavulin comemora seu 200º aniversário com uma edição 8 anos

Não há muitas destilarias que têm apelo universal. Algumas pessoas adoram os ricos whiskies sherry, outras os desprezam. Alguns amam estilos salgados, medicinais; outros fogem. Mas há uma destilaria de whisky que recebe elogios de todos os lados: Lagavulin.


Lagavulin traça a sua história desde 1816, quando John Johnston construiu sua destilaria perto do Castelo Dunyvaig, uma das antigas casas dos Senhores da Ilhas, sobre as Hébridas, no século 15. 200 anos depois, Lagavulin está comemorando seu bicentenário com o lançamento de um single malt de edição limitada de oito anos, um link para outra data-chave na história da destilaria.

Em 1887, Alfred Barnard visitou Lagavulin e outras destilarias de Islay em sua turnê que levou ao seu lendário livro "As Destilarias de Whisky do Reino Unido". Na época, o whisky de Lagavulin já era bem conhecido em toda Escócia. No final do passeio, foi dado a ele uma amostra de um whisky de oito anos de idade, o que, para a ocasião, era considerado muito velho. Ele o declarou como excepcionalmente bom.

Com este whisky de 8 anos, a destilaria tentou criar algo como uma homenagem a Alfred Barnard. A missão para este engarrafamento de aniversário era encontrar um líquido de oito anos de idade excepcionalmente bom que Barnard poderia gostar muito se ele estivesse de volta para saboreá-lo hoje. Ele não tem a grande mordida do 12 anos de idade, é mais refinado. É desafiador e sereno ao mesmo tempo. É incrivelmente suave para uma criança de oito anos de idade, mas tem um caráter robusto.


LAGAVULIN, 8 ANOS, 48% ABV

Nariz: pimenta preta e madeira tostada aromática nas primeiras notas. Em seguida, cascas frescas de laranja e limão. Segue com aromas de fogueiras, ondas de calor e um toque de carne defumada. Um pouco de água traz aromas de pêssego e maçã verde.
Paladar: mais madeira tostada, além de aveia crocante e frutas com mel. Paladar rico, com notas de tabaco, brasas de fogueira e um toque apimentado.
Finish: a turfa macia e a madeira tostada características perdura por um longo tempo.

Elegante e complexo, tem menos frutas do que a edição de 16 anos, mas acrescenta uma deliciosa camada extra de fumaça. Foi amadurecido principalmente em cascos de ex-Bourbon, e é engarrafado em 48% ABV. Este engarrafamento especial de Lagavulin 8 anos estará disponível a partir do final de março e terá um preço de venda recomendado de $ 65, um preço mais baixo do que o carro-chefe de 16 anos.


Fontes: thewhiskyexchange.com; whiskycast.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: