Whisky

Whisky

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Jim Murray elege como Whisky do Ano de 2016 o Canadian's Crown Royal

Uma das destilarias mais remotas do mundo foi premiada no World Whisky of the Year pela primeira vez.


A Destilaria Gimli, que fica às margens do Lago Winnipeg no centro do Canadá, é o lar da marca Crown Royal. Na Bíblia do Whisky 2016 de Jim Murray, publicada recentemente, levou o cobiçado título de Whisky do Ano, com sua edição especial Northern Harvest Rye.

É a primeira vez que um whisky canadense ganha o prêmio máximo na Bíblia do Whisky, na 13ª edição anual. No ano passado, o mundo do whisky foi abalado quando o prêmio foi para um single malt japonês.

Autoridade no mundo do whisky, Jim Murray, que provou mais de 1.000 novos whiskies antes de fazer seu anúncio, disse que no ano passado as pessoas ficaram chocadas quando deu o prêmio ao Yamazaki, até que elas o provaram. Então, viram que não era afronta aos escoceses e que era algo verdadeiramente extraordinário.

Este ano, sem dúvida, haverá muito mais agitação, porque raramente é mencionado o Canadá quando se fala nos whiskies top do mundo. Mas, novamente, as pessoas serão surpreendidas com a beleza intransigente e original deste whisky. Ele certamente colocará o centeio como marca do whisky canadense.


Apesar do whisky canadense ser comumente conhecido como centeio, esta nova marca é uma de apenas um punhado que na verdade é feita a partir de cerca de 100% de centeio. A maioria dos outros são destilados a partir de milho ou trigo com centeio e outros aromas adicionados.

Segundo Murray, ele estava até considerando rebaixar o whisky canadense de ter seu próprio capítulo na Bíblia. A qualidade do whisky canadense vinha decepcionando há algum tempo com muitos produtos que não eram whisky, tendo suco de frutas ou vinho adicionados para dar um sabor mais suave. Então Northern Harvest Rye aparece do nada e muda o jogo.

Na Bíblia do Whisky 2016 ele dá ao Northern Harvest Rye um recorde de qualificação: 97,5 de 100 pontos e comenta: "dizer que este é uma obra-prima é apenas fazer justiça".

Este é o segundo ano consecutivo em que um whisky escocês não recebe uma das maiores honrarias da Bíblia do Whisky. O mais próximo foi o Glenfarclas 1957 Family Casks #2110, que foi nomeado "Whisky Single Cask do Ano".


Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: