Whisky

Whisky

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Destilaria BenRiach estende sua linha pesadamente turfada com a expressão 18 anos Latada

Do coração de Speyside, BenRiach lança Latada, uma novíssima edição limitada de um single malt turfado de 18 anos finalizado em cascos de vinho Madeira.


É a terceira oferta da destilaria de Elgin na sua gama turfada e de acabamentos especiais, juntando-se a BenRiach Albariza e Dunder nas prateleiras.

Engarrafado em 46% ABV, na cor natural e não filtrado a frio, Latada é destilado a partir de cevada maltada turfada e amadurecido em cascos de carvalho americano antes de desfrutar de um período de acabamento em cascos de Madeira finos, selecionados pelo Master Distiller Billy Walker.

O nome incomum vem do tradicional "Latada" ou sistema de videira “trellised” na ilha da Madeira, onde as vinhas estão dispostas horizontalmente acima do solo com treliças baixas.

Este single malt incomum habilmente combina aromas e sabores distintos e contrastantes, associados com whisky de malte ricamente turfado e o estilo elegante da madeira selecionada para a maturação final.

Notas de prova:
Cor: ouro antigo.
Nariz: fumaça de turfa, fogueira, infusão de mel, urze e pêra madura. Melão e frutas cítricas cristalizadas adicionam crocância.
Paladar: caráter doce, turfa, delicioso xarope de frutas maduras. Damascos secos combinando com especiarias, carvalho, suave raspas de frutas cítricas, dando uma profundidade contrastante ao final longo.

A gama fortemente turfada continua sendo muito bem recebida em todo o mundo, mostrando que há uma forte demanda, além de acabamentos inovadores.

Neste caso, os cascos de Madeira trazem notável profundidade e equilíbrio para o whisky. Latada trás notas intrigantes, terrosas, esfumaçado de turfa com traços delicados de pêra e mel, fazendo uma impressionante bebida cremosa. É ideal para saborear em uma noite fria de outono, talvez acompanhado por algum chocolate escuro.

Com apenas 4.001 garrafas produzidas, BenRiach Latada estará disponível nas lojas especializadas em whisky.


Fonte: whiskyintelligence.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: