Whisky

Whisky

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Degustação dirigida de Glenfarclas


No dia 25 de abril foi realizada mais uma degustação dirigida promovida pela Single Malt Brasil na Enoteca Saint Vinsaint, em São Paulo. Desta vez os whiskies degustados foram os da destilaria Glenfarclas, com as expressões Heritage, 10, 12, 15, 21 e 30 anos. A palestra foi muito bem dirigida por Alexandre Campos, um dos maiores especialistas em whisky do Brasil.

Estavam presentes no evento vários experts ligados ao mundo do whisky, como César Adames (Bares, Drinks & Destilados), Mauricio Salvi (Whisky em Casa) e Mauricio Porto (O Cão Engarrafado). Além disso, tive o prazer de conhecer vários leitores do blog.


Volto a enfatizar: quem é apreciador de whisky não pode deixar de participar de uma degustação dirigida. É a oportunidade de conhecer aromas e sabores novos, ampliar o conhecimento, trocar experiências e, acima de tudo, fazer novos amigos. Quem estiver interessado pode ficar atento ao site da Single Malt Brasil que promove cursos e degustações como esta a cada três meses aproximadamente. Com certeza, vale o investimento.

A destilaria Glenfarclas foi apresentada aqui quando fiz o review do Glenfarclas 12 Anos. Possui um estilo potente, complexo, com bastante malte e xerez nos seus whiskies. Vamos a eles:

Glenfarclas Heritage

Porta de entrada da Glenfarclas, é um whisky suave, adocicado, fácil de beber. Surpreendente.

Glenfarclas 10 Anos

Doçura de xerez e nozes. Seco. Possui uma fumaça de fundo.


Um pouco mais seco que o 10 anos, também possui uma nota de fumaça.

Glenfarclas 15 Anos

Sem dúvidas, foi o que chamou mais atenção por parte do público. O mais equilibrado de todos, com xerez, carvalho e malte e um leve toque de fumaça. Muito agradável.

Glenfarclas 21 Anos

Aqui sente-se mais o xerez. Frutado, com predomínio de passas. Bastante intenso, doce e perfumado.

Glenfarclas 30 anos

Este dividiu opiniões. A madeira se faz muito presente, deixando um sabor um pouco azedo. Madeira e nozes bastante presentes. Bastante complexo.

E para fechar com chave de ouro o dia, que foi bastante agradável, Alexandre Campos proporcionou uma degustação do recém-eleito “melhor single malt do mundo”, o Kavalan Solist Vinho Barrique. Com seus impressionantes 57% de teor alcoólico, é um whisky para poucos, para quem já está mais habituado com a bebida.


 Uma grata experiência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: