Whisky

Whisky

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

The Last Drop 50 Anos, 50,9%, US$ 4.000


Em 1972, um lote de mais de setenta maltes e  doze whiskies de grãos foram misturados e deixados para casar em cascos de carvalho de xerez. O que se pretendia era produzir um agradável Blended 12 anos. Cada um dos whiskies maduros constituintes tinham sido destilados entre as décadas de 1940 e 1960. Nos dias de hoje, lamenta-se a perda de muitas das destilarias onde esses líquidos históricos se originaram.

Os tonéis de xerez acabaram sendo descartados para engarrafamento e os conteúdos foram consumidos através da década de 1970, em torno das pistas de dança dos clubes barulhentos e através de bares esfumaçados. No entanto, na escuridão de um armazém da Destilaria Auchentoshan, três barris foram negligenciados, esquecidos por quase quatro décadas. Por sorte, eles foram descobertos pelos senhores da The Last Drop Distillers Limited. Eles ficaram espantados com os sabores e a suavidade produzidos após essa longa e inadvertida maturação.


Taticamente foi reservado um quarto do volume e colocado em pequenos barris de sherry frescos para uma nova maturação. Após quatro anos de observação cuidadosa, o líquido mais jovem na mistura tinha confortavelmente ultrapassado 50 anos de idade. Era hora de provar os resultados.

No nariz, xarope de bordo, especiarias, romã, coentro e cogumelos. A sensação na boca é um luxuoso sabor de malte, melaço e sherry, com um final seco. Este é um whisky épico. Existem apenas 388 garrafas ao preço de US$ 4000,00. Ainda assim, se comparado com os preços praticados para os whiskies de malte com cerca de 50 anos de idade em 2014, este blend vem em menos de um sexto do preço. Uma verdadeira pechincha.


Fonte: whiskyadvocate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: