Whisky

Whisky

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Glenfarclas 1966 Fino Casks 50.5%

Produtores do whisky Glenfarclas de Speyside introduziram um 1966 Fino Sherry Casks Expression como a primeira parte de uma nova série.


Um total de 1.400 garrafas foram preenchidas a partir de quatro cascos de Fino que foram descobertos nos armazéns Glenfarclas no ano passado. "Nós não percebemos o que tínhamos", admitiu George Grant, diretor de vendas da Glenfarclas.

Depois de perceber que um grupo de barris tinha sido temperado com algo que não era o Sherry oloroso, mais normalmente utilizado pela marca, a equipe consultou os diários mantidos pelo avô de Grant e descobriu que ele havia comprado alguns barris de Fino de um corretor de Edimburgo.

Fino é apontado pelo caráter mais leve que aparece no nariz em contraste com o estilo tipicamente mais rico da marca, é também mais seco do que o oloroso, com uma mordida picante. Mantém a sua cor pálida e sabor fresco.


É raro ver barris de Fino usados ​​para o whisky nos dias de hoje, uma vez que os regulamentos de exportação espanhóis mudaram em 1981 e proibiram o uso de tonéis de madeira para o transporte de sherry Fino - foram esses barris de transporte que foram usados para amadurecer o whisky uma vez que o sherry tinha sido esvaziado. A falta de registros detalhados antes da mudança também significa que os destiladores muitas vezes não sabiam o estilo de xerez que estava em um barril - muitos barris de Fino foram certamente usados sem ninguém perceber. Felizmente alguém em Glenfarclas pegou estes, dando-nos a oportunidade de experimentar algo muito diferente do que você pode esperar de um velho whisky em barril de sherry tradicional.

Cada frasco é embalado em uma caixa preta com uma moeda de prata que apresenta uma imagem de John Grant, fundador da destilaria seis gerações atrás. Isto marca o primeiro de uma série de seis diferentes versões especiais Glenfarclas, uma para cada geração da família. "Outro está vindo e será totalmente diferente", sugeriu Grant no desenvolvimento futuro desta série. Embora tenha confirmado que a destilaria tinha produzido whiskies envelhecidos em barril de Fino antes, Grant observou que estes tinham sido expressões "muito mais jovens" do que a nova versão.

"Fizemos um experimento com diferentes tonéis e percebi que o oloroso combina com os melhores whiskies", lembrou ele. "A maioria das pessoas gostam de um sabor mais intenso, mas há sempre pessoas que procuram algo diferente."


Notas:
Nariz: Amêndoas, baunilha e caramelo para começar, quase como um jovem e doce bourbon. Em seguida, começam a aparecer noz-moscada, toffee e chocolate ao leite. Notas de nozes se desenvolvem, juntamente com óleo de citrus e torradas. Adocicado como xarope de bordo, verniz sutil, uva doce e pimenta branca.
Paladar: mais fresco do que o esperado a partir do nariz relativamente suave e gentil, com carvalho velho, samambaias frondosas e pêssego, pêra madura, mel cítrico e raspas de limão. Mais profundidade de sabor vem como alcaçuz escuro e o doce amadeirado de especiarias.
Final: Carvalho velho, especiarias, noz-moscada e manteiga doce. Ele finaliza com toffee e notas cítricas picantes persistentes.

Mais uma demonstração de que adivinhar o que um whisky mostrará simplesmente conhecendo um barril que o maturou é difícil. Há um caráter do sherry Fino, mas ele é executado através de mel, caramelo e frutas, com uma doçura que muitas vezes não é encontrada em um xerez seco. Felizmente, o vinho deixou muito caráter na madeira, que agora podemos provar no whisky.



Fonte: whiskyintelligence.com, thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: