Whisky

Whisky

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ballechin 10 Anos

A última década assistiu a um enorme aumento na popularidade de whisky turfado. Este salto é uma das principais razões por que temos visto os preços dos whiskies de Islay subirem além da conta, nos últimos anos, mas, felizmente, Islay não é a única fonte para um punhado de fumaça.


Embora as ilhas escocesas sejam mais conhecidas pela fumaça (Islay em geral, Talisker de Skye, Ledaig de Mull, Highland Park de Orkney), o uso de turfa para secar a cevada era difundida em toda a Escócia. A introdução de combustíveis sem fumaça praticamente acabou com o uso da turfa, há muitos anos. Porém, a tradição foi revivida nos anos mais recentes, devido a mais pessoas que gostam do sabor de malte defumado. Uma destilaria que produz whisky turfado por mais tempo do que a maioria é a Edradour, e agora está lançando algo que é praticamente único na atual safra de Highlanders esfumaçados - um malte fortemente turfado com uma declaração de idade: Ballechin 10 Anos.


Ballechin é o nome que a Edradour dá ao whisky turfado, por sua vez, tomando o nome de uma das destilarias agrícolas perdidas que surgiram em torno de Pitlochry em 1800. Alfred Barnard visitou Ballechin durante seu grand tour (documentado em Destilarias de Whisky do Reino Unido ) e, especificamente, observou que seu forno de malte foi "aquecido principalmente com turfa", dando algum sentido para o uso do nome da destilaria para o espírito de Edradour. A Ballechin inicial foi fechada em 1927 e o espírito feito agora sob o mesmo nome fluiu por volta de 2003, pouco depois de os atuais proprietários, Indie Bottle Signatory, assumir.

Ballechin lançou uma variedade de diferentes garrafas ao longo dos anos, mas este é o primeiro lançamento em curso com uma declaração de idade - o marco década. É muito turfado - pelo menos 50 ppm, que o coloca bem acima de muitos whiskies turfados em Islay (Octomore excluídos, é claro) - e amadureceu em uma mistura de barris de primeiro preenchimento e de primeiro reuso, feitos de carvalho europeu e americano, com ênfase no último. É engarrafado sem coloração em 46%, e não é filtrado a frio, todas as coisas que mantêm os conhecedores felizes.

Ballechin 10 Anos, 46%
Nariz : madeira, fumaça, compota de limão e um toque de salmoura. Chocolate escuro, doce azedo com um toque de óleo de linhaça e malte.
Paladar : suave, redondo e doce para começar, com um paladar agradavelmente oleoso e alguma especiaria. Canela crescente ao longo do tempo. Chocolate, caramelo e creme de limão compõem o corpo, com mais carvalho, gramíneas e feno pegando fogo, tomando proporções de fogueira.
Acabamento : médio/longo, com fumaça, gramado, turfa, cascas de citrinos, chocolate escuro, alcaçuz e terroso persistente.
Comentário : jovem e fresco, mas com um peso agradável proveniente dos barris de sherry na mistura. Apimentado, esfumaçado e picante.


Fonte: blog.thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: